ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
A volta de Roberta Arraes (PP) para ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco carrega um simbolismo bastante significativo, sobretudo para a região do Sertão do Araripe, região com a qual a sua história se confunde. O seu retorno se dar pelo movimento que culminou na ida do deputado estadual Kaio Maniçoba (PP) à Secretaria Estadual de Turismo.
Na eleição de 2022, quando concorreu à reeleição, Roberta alcançou incríveis 42.778 votos, desempenho que apesar de ser impressionante, acabou lhe deixando de fora da ALEPE. Ela figurou como a segunda pessoa mais votada na disputa para o Legislativo Estadual na última eleição que acabou não sendo eleita.
Agora, no seu retorno à Casa de Joaquim Nabuco, Roberta amplia a representatividade do Araripe e fortalece o seu projeto para 2026, que desta vez contará com o apoio de Evilásio Matheus, prefeito de Araripina, de onde, diante das circunstâncias favoráveis, deve largar com uma expressiva votação.
Carregando como bandeira a defesa dos interesses do Araripe, e, sobretudo, o trabalho voltado ao fortalecimento da saúde na região que resultou na viabilização da construção do tão sonhado Hospital do Câncer do Sertão, Roberta Arraes é o tipo de quadro imprescindível à política.
ENGOLINDO SECO – O movimento da governadora, que garantiu o retorno de Roberta Arraes à ALEPE, não deve está sendo bem digerido pelo ex-prefeito de Araripina, Raimundo Pimentel. Vale destacar que Socorro Pimentel, esposa de Raimundo, assumiu a liderança do Governo na ALEPE. Raimundo não deve estar nada satisfeito com Raquel Lyra.
ARARIPE – Eliane Soares, ex-prefeita de Santa Cruz por quatro mandatos, anda animada com o projeto de concorrer à Câmara Federal. Ela vai disputar pelo Avante, sigla comandada em Pernambuco por Sebastião Oliveira. Com Eliane no páreo o Sertão do Araripe tem amplas chances de ter uma representante da região em Brasília.
EM ALTA – Ao emplacar Kaio Maniçoba no Turismo o Progressistas de Eduardo da Fonte colocou à disposição do Governo um dos seus melhores quadros. Proativo, com ampla experiência no setor público e com uma sensibilidade política incomum, Kaio desponta como um dos melhores quadros da nova geração.
ESCALADO 1 – Miguel Duque, futuro presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) é um dos nomes que Marcelo Gouveia, presidente estadual do Podemos, já escalou para reforçar a chapa de deputado federal do partido no próximo ano.
ESCALADO 2 – Por falar no Podemos, outro nome que também consta na escalação de Gouveia para a chapa de federal é o ex-prefeito de Lajedo, Delegado Rossine. Ele disputou o mandato de deputado estadual pelo Solidariedade em 2022, ocasião em que alcançou mais de 31 mil votos. Na eleição municipal de 2022 Rossine por detalhes não emplacou a prefeitura de Pesqueira.
NO JOGO – O Ex-prefeito de Vicência, Guiga Nunes, já decidiu que irá concorrer a uma vaga na Câmara Federal no próximo ano. A única dúvida é por qual partido irá encarar a disputa. A certeza é que será uma sigla que compõe a base da governadora Raquel Lyra, de quem é aliado.
PAVIMENTANDO O CAMINHO – O ex-deputado estadual Beto Accioly já começou a se movimenta para retornar à ALEPE. Em Camaragibe, sua principal base eleitoral, ele aposta alto na dobradinha que fará com Jorge Alexandre, candidato a prefeito que obteve mais de 37 mil votos na última eleição. O grupo ainda conta com 5 vereadores e vários suplentes. Além disso, Beto já colocou o pé na estrada e tem conseguido articular apoios pelo interior.
ALGUÉM RESPONDE – Socorro Pimentel entregará a liderança do Governo?
