Radar Político (21/06) – Geraldo Júlio e João Campos chamam a oposição para a briga

Radar Político (21/06) – Geraldo Júlio e João Campos chamam a oposição para a briga

Saiba mais informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link

No evento de ontem, onde foi assinada a Ordem de Serviço para a construção do Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, o prefeito Geraldo Júlio e o deputado federal João Campos, pré-candidato a prefeito do Recife, mostraram claramente o tom que pretendem utilizar nas eleições do próximo ano. Em discursos inflamados, os socialistas sinalizaram que o enfrentamento será a estratégia utilizada por eles para confrontar a oposição, sobretudo, aqueles que estiverem alinhados com o presidente Bolsonaro, liderança que foi alvo de duras críticas dos dois.

Sabedores de que a esquerda detém grande simpatia do eleitorado recifense e que as medidas tomadas pelo governo de Bolsonaro, do campo da direita, têm sido rejeitada pela classe mais pobre, sobretudo no que diz respeito à Reforma da Previdência e a falta de ações que possibilitem a geração de emprego, Geraldo e João insistirão na polarização entre esses dois campos.

Se nas eleições anteriores o PSB e tinha no PT o principal adversário brigando pelo eleitorado identificado pelas pautas da esquerda, no próximo ano o PSB contará com o Partido dos Trabalhados ao seu lado.

A decisão do PSB de seguir pelo caminho da polarização se contrapõe a estratégia da oposição de lançar múltiplas candidaturas para forçar um segundo turno. O PSB tem interesse por uma eleição plebiscitária, passando para o eleitorado a mensagem de que de um lado estará João Campos defendendo as pautas da esquerda e do outro todos os demais candidatos da oposição alinhados com o presidente Bolsonaro.

Vale lembrar que a grande maioria dos nomes lembrados na oposição para disputar a prefeitura têm uma identificação com a direita, como é o caso de Marco Aurélio, Wanderson Florêncio, Daniel Coelho, Mendonça Filho, Romero Albuquerque, Raul Henry e Daniel Coelho.  Quanto a Marília Arraes e Túlio Gadelha, nomes alinhados com à esquerda, o PSB tem a garantia que a primeira não terá legenda no PT para disputar, em relação a Túlio, o partido trabalha junto ao PDT para evitar que ele entre na disputa, ficando desta forma o caminho livre para a almejada polarização.

 Sinais ? – Os rasgados elogios de Eriberto Medeiros (PP) ao herdeiro de Eduardo Campos não deixaram dúvida de sua preferência para a eleição no Recife . “Tem um jovem que está brilhando, trabalhando muito, com muita vontade, se destacando e todo mundo está reconhecendo que está trabalhando muito por Pernambuco e irá trabalhar muito e muito mais pelo Recife…”, disse Eriberto em discurso enchendo a bola de João Campos. Vale lembrar que Eriberto é pai do vereador Eriberto Rafael e detém uma grande liderança no bairro Cordeiro.

Em alta– Responsável por solicitar ao prefeito Geraldo Júlio que o Hospital do Idoso fosse construído na Zona Oeste e autor do projeto que denominou a unidade de saúde de Hospital Eduardo Campos da Pessoa Idosa, o vereador Chico Kiko era só alegria no evento que marcou a assinatura da Ordem de Serviço das obras do HEC. Na Zona Oeste, Chico anda com o conceito em alta, principalmente nos bairros da Estância, Areias, Caçote e Jiquiá.

AfinadosO anúncio de uma chapa única para eleição do Diretório Estadual do MDB contendo os nomes do deputado federal Raul Henry e dos senadores Jarbas Vasconcelos e Fernando Bezerra Coelho demonstra que o partido está unido. O afastamento de Raul e Jarbas da Frente Popular é um fato sacramentado. A união deles com FBC se solidifica a cada dia e pode resultar em uma candidatura de Raul Henry à Prefeitura do Recife em contraponto ao PSB.

Sem facilidade– Daqueles que se apresentam como candidatos da oposição em Gravatá, Júnior Darita é o que tem a bênção do Palácio para disputar pelo PSB.  Apesar de ser o nome mais competitivo da oposição, Darita tem pela frente o prefeito Joaquim Neto (PSDB, imagem), conhecido como um verdadeiro trator de esteira que aos poucos tem desidratado a oposição atraído para a sua base um grande número de lideranças.

Sem descanso – O deputado estadual Guilherme Uchôa Júnior (PSC) utilizou o feriado de corpus christi para se reunir com o presidente da Compesa, Roberto Tavares, com o objetivo de solicitar a melhoria do abastecimento e saneamento dos municípios de Goiana, Igarassu, Itaquitinga e São Lourenço da Mata. O prefeito Bruno Pereira, de São Lourenço, acompanhou a audiência.

Sem calote – O deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC) apresentou o Projeto de Lei 342/19, que institui procedimento sobre recebimento de subvenção para agremiações e associações nos ciclos festivos em Pernambuco e estabelece critério para contratações. A proposta visa agilizar e garantir o pagamento dos profissionais e artistas que se apresentam em eventos sob responsabilidade do Governo do Estado.

Tá dentro!– Na chapinha proporcional a ser formada pelo PSC no Recife, um nome dado com certo para vencer as eleições é o do pastor Júnior Moura, esposo da deputada estadual Clarissa Tércio (PSC). Nas eleições de 2016 o partido conquistou mais de 52 mil votos, o suficiente para conquistar três cadeiras no Legislativo da Capital. Para 2020 a expectativa é de que essa quantidade amplie ainda mais. Atualmente o partido tem dois vereadores no Recife. Fred Ferreira e Renato Antunes.

Racha– No PSB já é dada como certa a candidatura de Pedro Mendes à prefeitura de Olinda. O partido não engole o corpo mole que o prefeito Lupércio (SD) fez para a campanha do governador Paulo Câmara em 2018 e promete dar o troco com uma candidatura própria no município. O que também se comenta é que indicação do nome que comporá a chapa socialista na condição de vice ficará a cargo do PCdoB da vice-governadora Luciana Santos.

Esquente – O deputado estadual Clóvis Paiva (PP) realiza neste sábado (22) o seu Arraiá no município de Ribeirão, na Mata Sul. O evento acontecerá no Clube da Maçonaria e terá como atração Os Carcarás do Forró. É Clóvis acendendo a fogueira da eleição de 2020 no município.

Participe! – Quer que notícias da política da sua cidade sejam abordadas no Blog Ponto de Vista? Entra em contato conosco pelo e-mail: [email protected]. Nos siga também no Instagram @blogpontodevistape

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS