Radar Político (21/10) – Uma tragédia que uniu a população

Radar Político (21/10) – Uma tragédia que uniu a população

Confira esta e outras informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link


Tragédia ambiental anunciada, o vazamento de óleo que na última semana atingiu de forma acentuada as praias do litoral norte de Alagoas e litoral Sul de Pernambuco, teve o seu registro há quase dois meses sem que as autoridades competentes tomassem providências efetivas voltadas a atenuar os seus prejuízos. Essa inércia, sobretudo por parte do Governo Federal, principal encarregado por administrar situações do tipo, foi preponderante para que danos ambientais incalculáveis fossem produzidos pelo produto contaminante. Prejuízos na mesma proporção foram causados à economia dos municípios atingidos, uma vez que todos têm no turismo náutico e ecológico uma de suas principais atividades. Vale destacar que se não fosse a hercúlea mobilização por parte das prefeituras e população, os prejuízos seriam ainda maiores. Se este vazamento serviu de uma coisa, não há dúvida de que foi para mostrar o poder de mobilização e solidariedade entre o povo nordestino.

Reparação – Dos muitos trabalhos a serem realizados pelo Governo Federal para amenizar os estragos causados pelo óleo, alguns se fazem fundamentais: Encontrar e punir os culpados; ajudar a recuperar o meio ambiente; e reparar os municípios com campanhas publicitárias exclusivas para promover os seus atrativos turísticos.

Saiu na frente – Com base eleitoral no agreste pernambucano e assídua frequentadora das praias de Maragogi, em Alagoas, e Tamandaré, em Pernambuco, a deputada estadual Alessandra Vieira (PSDB) se antecipou no último dia 11 de outubro e apresentou um requerimento propondo a realização de uma Audiência Pública para debater e prestar esclarecimentos a respeito da ocorrência de óleo nas praias do estado. O deputado Wanderson Florêncio (PSC),  presidente da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da ALEPE, marcou para às 10h do próximo dia 30 a Audiência Pública.

Investigação – O deputado federal João Campos (PSB-PE) protocola na próxima terça-feira (22) um pedido para a abertura de uma CPI que terá por objetivo investigar a causa do vazamento de óleo que atingiu as praias do Nordeste e apurar sobre a responsabilidade pela omissão da contenção do problema. Nas redes sociais o parlamentar não poupou críticas ao Governo Federal.

In loco – Aliado do prefeito Pel Lages, de São José da Coroa Grande, uma das praias atingidas pelo óleo, o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros, fez questão de visitar as praias e prestar solidariedade ao município. “Vamos atuar na Alepe para descobrir as causas e buscar, junto ao Governo do Estado, uma solução para estancar os prejuízos. É preciso uma mobilização urgente para defender nossa natureza, a saúde das pessoas e mesmo o nosso turismo, razão de orgulho para os pernambucanos”, afirmou o presidente.

Primeira mão – Pouco depois que a imprensa nacional espalhou uma notícia em que afirmava que a fusão entre o PP e PSL já teria sido acertada entre Ciro Nogueira e Luciano Bivar, o Blog Ponto de Vista publicou com exclusividade uma conversa em que o presidente nacional do Progressistas desmentia a informação em um grupo restrito a deputados e senadores do partido. Ele taxou a notícia sobre fusão como “Fake News”.

O óbvio – Em meio ao ambiente de acirramento político vivenciado entre os grupos de Luciano Bivar e Bolsonaro pela liderança do PSL, acreditar que Bivar estaria disposto a abrir mão do comando do PSL, sigla com a segunda maior bancada na Câmara dos Deputados, para assumir um papel de coadjuvante em outro partido, é no mínimo não saber fazer a leitura do cenário político.

Fazendo as pazes – No meio político não era segredo para ninguém que os deputados Sebastião Oliveira e Claudiano Filho não se suportavam. No entanto, parece que as coisas estão mudando. O dois foram vistos lado a lado no evento que lançou a pré-candidatura de Carlos Batata à prefeitura de Capoeiras, no Agreste Meridional. Sebá e Claudiano fumaram o cachimbo da paz, embora a foto não mostre isso.

Nova direção – O 7º Congresso Estadual do PT, aprovou, ontem (20), o nome do deputado estadual Doriel Barros para a presidência do partido em Pernambuco. A aprovação ao nome de Doriel se deu por ampla maioria. Ele contou com o apoio das seguintes lideranças do PT: senador Humberto Costa, deputado federal Carlos Veraz, deputada estadual Dulcicleide Amorim, além do secretário de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, Dilson Peixoto, do secretário de Saneamento da Prefeitura do Recife, Oscar Barreto, do vereador João da Costa e do ex-vereador Osmar Ricardo. A posse da nova diretoria ocorre em janeiro de 2020.

Racha – O Pr. Ailton José Alves, líder da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Pernambuco, não vive um dos seus melhores momentos nestes 21 anos à frente da maior denominação evangélica no estado. Entre os dias 21 e 24 deste mês, período em que será realizada a 63ª Escola Bíblica de Obreiros, um grupo de membros da igreja se mobiliza para uma manifestação com faixas estampadas com sérias acusações à sua gestão.

Cuidando do ninho – O presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, comanda nesta segunda-feira (21), às 17h, no Recife Praia Hotel, o evento Prosa Política – Eleições 2020. O encontro, que contará com pré-candidatos proporcionais e majoritários pelo partido na Região Metropolitana do Recife, servirá para discutir vários temas, entre eles as regras para as eleições municipais. Antes restrito a uma atuação mais reservada nos bastidores quando o assunto era a preparação do partido para as disputas eleitorais, agora Sileno Guedes adotou uma forma mais dinâmica na condução da sigla, algo que tem agradado aos filiados.

Fiel da balança – Com a grande possibilidade de o município de Condado protagonizar uma das mais acirradas disputas eleitorais da Mata Norte em 2020, onde de um lado estará o prefeito Cassiano (PTB) disputando a reeleição contra Andréia Quental (MDB), o vereador Samuel Andrade deve ser o fiel da balança para desempatar a disputa.  O parlamentar tem se destacado na política condadense devido ao seu poder de articulação que já garantiu mais de R$ 3 milhões em investimentos para o município por meio do deputado federal Sílvio Costa Filho (Republicanos).

Fiador – Por falar em Sílvio Costa Filho, ele esteve no último sábado no município de Tamandaré para filiar ao Republicanos o pré-candidato a prefeito Carrapicho. No Litoral Sul Sílvio é o fiador de ao menos outras duas candidaturas a prefeito. Beto da Sensação, em Barreiros, e Dr. Camilo Lobo, em São José da Coroa Grande. Esta última também conta com o apoio do deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB).

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS