RADAR POLÍTICO (22/04) – Marília, Raquel e Miguel precisam fugir da polarização nacional

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Jair Bolsonaro Anderson Lula Miguel Coelho Marilia Arraes Raquel Lyra Danilo Cabral

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

A eleição em Pernambuco caminha para refletir localmente a polarização nacional entre as campanhas do presidente Bolsonaro contra o ex-presidente Lula. E os dois líderes nacionais já escolheram seus representantes no estado: Anderson Ferreira e Danilo Cabral, respectivamente.

Se quiserem ser competitivos na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas, Marília Arraes, Raquel Lyra e Miguel Coelho precisam fazer de tudo para trazer a eleição para o plano estadual. Caso contrário, devem ficar de fora do segundo turno.

Esse cenário se fortalece, sobretudo, porque está se notando um crescimento de Anderson Ferreira, que tem agregado apoios na esteira da recuperação de Bolsonaro nas pesquisas. O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes naturalmente será o depositário dos votos dos que apoiam o presidente em Pernambuco.

No mesmo caminho segue o candidato de Lula no estado: Danilo Cabral. À medida que seu nome for vinculado ao do petista como único candidato de Lula em Pernambuco, o deputado federal deve dar um salto nas pesquisas, rivalizando com Anderson.

Portanto, Marília, Raquel e Miguel, se forem inteligentes, já devem estar montando estratégias para estadualizar o debate e impedir que o fator nacional os tire do segundo turno.

PÉ NA ESTRADA – Falando em Danilo Cabral, o pré-candidato a governador de Lula estará hoje cumprindo agenda na região onde nasceu o ex-presidente. Danilo tem compromissos em Garanhuns, Capoeiras e Santo Bento do Una.

PLANO B – Apesar de Cláudia de Lupércio estar filiada ao Republicanos para concorrer à uma cadeira na ALEPE, cresce os rumores de que o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, possa escalar de fato o sobrinho e vereador Felipe Nascimento para concorrer. Não custa lembrar que o sobrinho de Lupércio está filiado ao Solidariedade de Marilia Arraes.

CONSOLIDADA – O Patriota se tornou um grande ponto de atração de pré-candidatos a deputado estadual que buscavam por uma alternativa mais fácil e competitiva na disputa por uma cadeira no Legislativo Estadual. Na véspera do prazo final de filiação o partido ainda garantiu o ingresso de importantes lideranças, entre elas o ex-deputado João Eudes e o vereador de Vitória Dr. Saulo, que se unem a outro ex-deputado, ex-prefeitos, vereadores, empresários, sindicalistas e líderes religiosos que estão na chapinha.

VOO MAIS ALTO – Dos 27 vereadores de Jaboatão, Marlus Costa é o único que estaria disposto a concorrer a uma vaga na ALEPE nas eleições deste ano. Em 2020 ele foi eleito para o seu segundo mandato saindo das urnas como o mais votado na disputa. Seu partido é o PL do pré-candidato a governador Anderson.

O QUE VAI FAZER DE FATO ? – Segundo colocado na disputa pela prefeitura de Bonito em 2020, Dr. Edmilson fechou com Jarbas Filho para deputado estadual. Quanto ao federal, embora Marília Arraes o tenha na conta como pré-candidato, corre a informação de que ele possa marchar com Milton Coelho (PSB).

ALGUÉM RESPONDE? – Quando a Frente Popular irá anunciar o seu escolhido para disputar o Senado?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS