Radar Político (22/04) – Paulista – Candidatos caem em campo de olho na sucessão de Júnior Matuto

Radar Político (22/04) – Paulista – Candidatos caem em campo de olho na sucessão de Júnior Matuto

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

 

Com mais de 210 mil eleitores, o município de Paulista terá nas eleições de 2020 a possibilidade de estrear uma disputa de dois turnos para prefeito. Não bastasse ter a tradição de sediar pleitos com múltiplas candidaturas ao posto, agora, com a chance da eleição ser decidida em duas fases, a tendência é que o número de candidatos aumente ainda mais.

Já reeleito, o prefeito Júnior Matuto (PSB) trabalha para fazer o sucessor. No seu campo não faltam candidatos interessados em conseguir a sua bênção para a disputa. De todos, destaca-se Francisco Padilha, seu chefe de gabinete e candidato preferencial. Correm por fora  Roberto Couto (secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação); Augusto Costa (secretário de Políticas Sociais, Esportes e Juventude); e os vereadores Dr. Vinícius Campos (Solidariedade) e Fábio Barros (PSB), atual presidente da Câmara de Vereadores

Fábio e Dr. Vinícius são, por sua vez, os que se mostram mais independentes do prefeito. Nas eleições de 2018 ambos disputaram como candidatos a deputado federal e estadual, respectivamente, para testar o nome e não fizeram feio nas urnas de Paulista embora não tenham obtido votações do tipo “arrasta quarteirão”. Pertencente ao PSB, Fábio pode migrar para o PDT com o objetivo de não ficar refém no partido dominado por Júnior Matuto no município, pois só assim poderá permanecer no jogo logo após o prazo máximo estipulado para as filiações, em abril de 2020.

Por sua vez, no campo oposicionista apresentam-se como candidatos os ex-deputados estaduais Ramos (PTB) e Sérgio Leite (PSC). Ambos foram candidatos a prefeito em 2016. Naquela ocasião Ramos figurou na segunda colocação com quase 25% das intenções, enquanto que Sérgio Leite ficou em terceiro com pouco mais de 20%. Já em 2018 Ramos disputou uma vaga no Legislativo Estadual e ficou na segunda colocação em Paulista, porém Sérgio, que também disputou uma vaga para a ALEPE, não se saiu muito bem em Paulista, apesar disso o seu nome não deve ser desconsiderado para uma disputa majoritária.

Outros nomes da oposição que também estão de olho na disputa são o vice- prefeito Jorge Carrero (PV); Nena Cabral, Delegado Girdeley, quarto colocado em 2016; o empresário Felipe do Veneza; Rufino, candidato a vice de Ramos em 2016; e Cleide Andrade, que pode ser novamente a opção do PSOL, além de Alemão (PSDB), vereador mais votado na última eleição.

Vale destacar que o nome do ex-prefeito Yves Ribeiro (PSB) também é lembrado, porém esta hipótese só poderá ser levada realmente em consideração caso ele transfira o seu domicílio eleitoral de Igarassu para Paulista até o início de outubro deste ano. Caso faça isso, Yves terá que procurar também outro partido para disputar, uma vez que dificilmente terá a legenda no PSB, já que ela está sob o domínio do prefeito Júnior Matuto, com quem está rompido.

Na Oposição não resta dúvida de que o número de candidatos deve ser elevado, o que resta agora é saber se no campo governista o prefeito Júnior Matuto conseguirá ter a habilidade necessária para unir todos em torno de uma só candidatura ou se a base irar rachar. Aguardemos!

Referência– O deputado estadual licenciado Rodrigo Novaes (PSD) tem conseguido manter um bom ritmo de trabalho a frente da Secretaria estadual de Turismo. Tanto no Carnaval, quanto na Semana Santa, a Setur deu conta do recado conseguindo fortalecer a imagem da nossa tradição, cultura e belezas naturais além das fronteiras de Pernambuco. O foco na interiorização do turismo é a marca de Novaes.

Disputa acirrada– A eleição municipal de Joaquim Nabuco em 2020 tem tudo para repetir o acirramento ocorrido em 2016, quando apenas uma diferença de 25 votos deram a Neto Barreto (PTB) a vitória sob Lírio Júnior (PSB). O resultado das urnas em 2018 no município demonstrou que a população continua bastante dividida. A oposição venceu para deputado federal, enquanto que o prefeito venceu para deputado estadual.

Perigo na estrada– A solicitação por melhoria nas condições das rodovias pernambucana é alvo de várias indicações de deputados estatuais tanto da Oposição, quanto da Situação cobrando por soluções. O péssimo estado de conservação das estradas tem colocado em risco a vida de motoristas e prejudicado o escoamento da produção. As rodovias PE 45 (Vitória/ Escada) e PE 61 (Sirinhaém) representam muito bem a marca do abandono. Já está na hora do governador cobrar trabalho de Fernandha Batista, secretaria estadual de Infraestrutura.

Um ponto fora da curva   No exercício do seu quarto mandato como deputado estadual, Alberto Feitosa (Solidariedade), tem se apresentado como um dos quadros mais qualificados da atual Legislatura. Partiu dele um Projeto de Emenda à Constituição (PEC),uma importante proposta que dá autonomia aos deputados estaduais de legislarem sobre matérias tributária e financeira no Estado. Ele também coordena uma Frente Parlamentar que irá fiscalizar o andamento e execução de emendas e recursos destinados a Pernambuco e seus municípios.

Aliado sim, mas subserviente não! – A forma independente como Feitosa está conduzindo o seu mandato levanta uma questão importante para o debate: deputado governista não precisa se submeter a pauta ditada pelo Palácio. Ele pode pensar fora da caixa e propor mudanças que beneficiem a população e garantam maior autonomia ao Poder Legislativo, ainda que isto contrarie o Governo.

Cumaru– Caso os vereadores de queiram seguir o bom senso votarão pela rejeição das contas do ex-prefeito Eduardinho (PSD). A conta que irá para a apreciação do Legislativo Municipal no próximo dia 26, tem parecer do Tribunal de Contas do Estado pela rejeição. Na hipótese da maioria seguir o TCE, o ex-prefeito ficará inelegível até 2027.

Ampliando o alcance 1 – Comandado pelo comunicador Alberes Xavier, o Programa Cidade em Foco também será retransmitido pela rádio Vale FM, mais uma integrante da Rede Agreste de Rádios. O programa, que recebe semanalmente nossos comentários, alcança cerca de 40 municípios do Agreste e Zona da Mata de Pernambuco por meio das emissoras Filadélfia FM (104,9), Farol FM (90,5), Rádio Santa Cruz FM (98.5), Rádio Cambucá FM (104.9), Nova Geração FM (104.9).

Ampliando o alcance 2– Os nossos comentários sobre os bastidores da política pernambucana também são ouvidos diariamente na rádio Salgueiro FM, através do Programa Política em Foco que é comandado pelo amigo Maurício Ribeiro.

Blefando ?– Bem avaliado e com uma base de apoio que conta com 10 dos 11 vereadores, o prefeito João Batista (PR) revelou que não pretende disputar a reeleição. Em entrevista a um blog do Pajeú, o gestor defendeu a renovação e oxigenação na política do município. Ele também justificou a sua falta de interesse na reeleição ao fato de que por ser advogado não poderia ficar mais 4 anos sem advogar. No estatuto da OAB nada impede dele voltar a exercer a profissão após oito em cargo eletivo. Estaria ele blefando ou realmente está decidido a não concorrer?

Favorita 1– A prefeita Isabel Hacker (PSB) segue com o caminho livre para a reeleição. Com uma gestão acima da média e uma oposição fragilizada, Isabel não deverá encontrar dificuldades para emplacar um novo mandato.  Ela conta com os apoios dos deputados Danilo Cabral (federal) e Simone Santana (estadual).

Favorita 2 – Outra prefeita que caminha fortalecida para 2020 é Dayse Juliana, de Primavera. Ela tem demonstrado uma capacidade de trabalho incomum para gestores de primeiro mandato, principalmente no que se refere na conquista de recursos para o município. Nos governos Federal e Estadual as suas pontes são o deputado federal Fernando Monteiro (PP) e o deputado estadual Guilherme Uchôa Júnior (PP).

Em outro momento – Membro de uma família com tradição política no município de Sertânia, Salviano Rufino tem sido procurado pela Oposição para engrossar as fileiras contra o prefeito Ângelo Ferreira (PSB). Apesar de nutrir o sonho de um dia disputar uma eleição no município, Salviano dificilmente se oporia a Ângelo, de quem foi secretário de Obras e possui grande uma sólida relação de amizade.

Participe! – Quer que notícias da política da sua cidade sejam abordadas no Blog Ponto de Vista? Entra em contato conosco pelo e-mail: [email protected]. Nos siga também no Instagram @blogpontodevistape

Whatshpp: (81) 98260-3583

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS