Radar Político (22/06) – Ida da Família Ferreira para a oposição garante mais musculatura para candidatura de Armando Monteiro

Radar Político (22/06) – Ida da Família Ferreira para a oposição garante mais musculatura para candidatura de Armando Monteiro

Com o comando da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, dois deputados estaduais, três vereadores do Recife, além de um grande número de candidato

Tudo pronto para o Réveillon 2020 do Jaboatão dos Guararapes
RADAR POLÍTICO (31/03) – Os desafios de Miguel Coelho para 2022
Jaboatão e Caixa firmam parceria inédita no País para facilitar empréstimos a empresas

Com o comando da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, dois deputados estaduais, três vereadores do Recife, além de um grande número de candidatos a deputado estadual, o grupo político liderado pelos Ferreiras desembarca da Frente Popular para engrossar as fileiras do bloco da Oposição liderada pelo pré-candidato a governador Armando Monteiro (PTB).

A chegada do grupo na Oposição acaba não apenas por garantir a Armando mais tempo de televisão e um considerável exército de candidatos e pré-candidatos a sua coligação, mas, sobretudo, para reforçar o palanque oposicionista na Região Metropolitana do Recife.

Agora, além de Ipojuca, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Moreno e Igarassu, Armando passa a contar com o reforço de Jaboatão dos Guararapes, o 2º maior colégio eleitoral do Estado. Juntos os seis municípios são responsáveis por concentrar mais de 757 mil eleitores.

Diferente das eleições de 2014, quando Armando possuía apenas o apoio do prefeito de Igarassu, na RMR, e de algumas poucas prefeituras no interior do estado, agora o petebista, além de construir um verdadeiro cinturão na Região Metropolitana, conta com o apoio de importantes colégios eleitorais no Agreste, a exemplo de Caruaru, Belo Jardim, Gravatá, Santa Cruz do Capibaribe e Garanhuns, e no Sertão, com Petrolina, Araripina e Salgueiro.

Ao contrário de 2014, quando conseguiu atrair siglas com pouca expressão política no estado, com exceção do PT, agora Armando conseguiu construir uma candidatura mais sólida e robusta, sendo considerada a maior coalizão já construída por um candidato da oposição. No total até agora sobe para 8 a quantidade de partidos aliados. (PTB, PSDB, DEM, PRB, PV, PPS, Podemos e PSC).

Agregar novos aliados e ampliar os apoios são ações indispensáveis para preservar a força política e/ou ganhar competitividade na disputa. Das quatro operações fundamentais da matemática Armando Monteiro tem utilizado com inteligência ao menos duas delas: Adição e multiplicação. Diferente do PSB, que até agora sofre com a divisão da base e subtração de aliados.

Operação Salva Raul – A saída de Nilton Mota de São José do Egito, município onde contava com o apoio do prefeito Evandro Valadares, para dar lugar a Clodoaldo Magalhães, faz parte de uma força tarefa que o Palácio estaria realizando para ajudar na eleição de Raul Henry à Câmara Federal, foi o que afirmou uma fonte ao blog. Em jogo estaria uma dobradinha entre Clodoaldo e Raul nos municípios de Xexéu e Água Preta. Outros dois locais onde Clodoaldo e Raul já dobram é Barra de Guabiraba, com o apoio de Diogo Lima, e em Palmares, com o prefeito Altair Júnior (MDB).

Solidário – Com São José do Egito sobe para três o número de prefeitos que Nilton Mota abriu mão para ajudar o Palácio nas articulações com aliados. Os outros dois foram Adelmo Moura (Itapetim) e Tânia Maria (Brejinho). Estes dois prefeitos acabaram ficando com o pré-candidato a estadual Aglailson Júnior como forma de João Campos compensar os votos que receberá em Vitória de Santo Antão. Enquanto abre mão de mais um apoio no Sertão do Pajeú, o deputado estadual Nilton Mota amplia a sua influência na Mata Norte com a entrada do prefeito de Macaparana, Maviael Cavalcanti, à sua base de apoio.

Arraial 1 – Embalada pelo clima junino a pré-candidata a deputada estadual Fabíola Cabral (PP), filha do prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, mostrou força e prestígio ao reunir várias lideranças políticas em sua festa de aniversário realizada ontem (21). Entre as autoridades presentes no evento estavam o governador Paulo Câmara, o deputado federal Eduardo da Fonte, com quem dobrará no Cabo de Santo Agostinho, os deputados estaduais Everaldo Cabral, Eriberto Medeiros, Pr. Cleiton Collins e Claudiano Martins, além do prefeito de Joaquim Nabuco, Neto Barreto, o ex-prefeito de São José da Coroa Grande, Barbosa, os vereadores recifenses Eriberto Rafael e Missionária Michele Collins, vereadores do Cabo de Santo Agostinho e um grande público que lotou a casa de eventos.

Arraial 2 – Quem também fez o seu “arraiá” ontem foi o pré-candidato a deputado estadual Filho do Posto (PROS). A festa foi em Palmares, sua principal base eleitoral, e reuniu o deputado federal João Fernando Coutinho e o prefeito de Água Preta Eduardo Coutinho (PSB).

Arraial 3 – Já nesta sexta-feira (22) o ex-prefeito Pedro Serafim (Ipojuca) mantém a tradição e comemora o seu aniversário ao lado de amigos e aliados ao som de muito forró pé-de-serra na Rua da Santa. A festa deve marcar o pontapé da campanha de Débora Serafim, sua filha, a deputada estadual.

Aposta – O pré-candidato a deputado estadual pelo PP, Manoel Neco, tem conseguido avançar significativamente não apenas no eleitorado de Jaboatão, cidade onde já exerceu 8 mandatos de vereador e ficou em segundo lugar na disputa pela prefeitura em 2016, mas sobre outros municípios do estado. Por onde passa Neco tem feito questão de destacar as ações que realizou durante seus mais de 40 anos de vida pública. Na pisada que vai ele tem tudo para conquistar novamente uma cadeira na ALEPE, desta vez pela chapinha do PP.

Apoio – A deputada estadual Simone Santana (PSB) renovou a parceria com o suplente de vereador do Recife, Igor Alves. Com influência nos bairros do Totó e Coqueiral, com destaque para o Alto da Bela Vista, Igor garantiu em 2014 mais de 700 votos para Simone nestas localidades. Desta vez a expectativa é que a votação seja ampliada.

Dúvidas – Decidido a não colocar o Patriotas no chapão da Frente Popular, o deputado federal Pr. Eurico acredita que em carreira solo o seu partido consegue conquistar outra cadeira na Câmara Federal além da sua. Porém, no meio político, há quem duvide de que sozinho o Patriotas será capaz de alcançar votos suficientes para conquistar duas vagas.

O que vem por ai? – Informações chegadas ao Blog dão conta de que o prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker (PSB), tem sido recebido com frequência pelo superintendente regional do Incra, Heliodoro Daltino. A expectativa é que esses encontros resultem em investimentos voltados para a melhoria das estradas vicinais e assistência técnica para os assentamentos do município.

Cobrança – O atraso no pagamento de pensões e aposentadorias por parte da Prefeitura dos Palmares levou o vereador Luciano Júnior (PV), a cobrar do prefeito Altair Júnior a regularidade nos pagamentos.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMMENTS