Radar Político (22/07) – O desafio de Luciano Bivar

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

Presidente nacional do PSL, sigla que conquistou não apenas a presidência da República com Bolsonaro, mas que também elegeu a maior bancada de deputados federais na última eleição, o deputado federal Luciano Bivar tem pela frente o grande desafio de replicar nas eleições municipais do próximo ano, em Pernambuco, o excelente desempenho que o seu partido obteve nas eleições gerais do ano passado.

Eleito em 2018 graças a onda Bolsonaro, que lhe garantiu quase 118 mil votos, o Bivar da atualidade é bem diferente daquele que foi derrotado nas urnas em 2014, quando obteve apenas 24 mil votos na disputa por uma vaga na Câmara Federal. Agora, pela posição que ocupa, ele tem por obrigação fazer bonito nas eleições municipais.

Recentemente ele inclusive afirmou que o PSL tem por estratégia lançar candidaturas majoritárias nos municípios acima de 200 mil eleitores, o que em Pernambuco engloba o Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda Caruaru, Petrolina e Paulista.

Comandando o partido que além de ter a presidência da República, possui a maior fatia do fundo partidário e eleitoral, Bivar está com a faca e o queijo na mão para tocar as eleições municipais sem desculpas. Um eventual baixo desempenho do PSL nas eleições municipais no estado será desastroso, senão dizer vergonhoso, para ele.

Correndo solto – O ex-deputado Vinicius Labanca (PP) promete levar adiante o legado do seu pai em São Lourenço da Mata. Cumprindo uma extensa agenda no município ele prepara o terreno para disputar a prefeitura em 2020 contra o prefeito Bruno Pereira (PTB). Assim como nas eleições anteriores, São Lourenço da Mata deve manter a tradição com uma eleição protagonizada entre os grupos dos Labancas e Pereiras. Até agora não se apresentou nenhum outro nome para quebrar essa dicotomia.

No estaleiro– Orientado pelo médico a ficar de repouso após sofrer um trauma nos tendões de um dos braços, o ex-prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, promete retornar com tudo à política Ipojucana assim que tiver a liberação médica. Ele tentará chegar pela quinta vez na Prefeitura, para isto enfrentará a prefeita Célia Sales (PTB) e o candidato do grupo dos Serafins, que pode ser o próprio Pedro Serafim ou sua filha Débora.

Recifando– O deputado estadual Wanderson Florêncio (PSC) e o seu irmão Weberson Florêncio (Podemos) estão mantendo uma extensa agenda de visitas às comunidades do Recife. O primeiro avalia entra na disputa pela Prefeitura, enquanto que o segundo está de olho em uma vaga na Câmara de Vereadores.

Soprando velinhas– O jovem deputado Gustavo Gouveia (DEM) comemora nesta terça-feira (23) o seu aniversário de 35 anos ao lado dos amigos no município de Paudalho, sua principal base eleitoral. Na ALEPE Gustavo tem apresentado um desempenho de destaque na defesa dos interesses da Mata Norte. Ele também é membro titular das Comissões de Assuntos Internacionais; Legislação e Justiça; e Saúde e Assistência Social, além de suplente na Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural.

Espantou – Pré-candidato a vereador do Recife, Júnior de Cleto tem tudo para superar os 3.620 votos que obteve na disputa em 2016 e o levou a primeira suplência da chapinha do PEN naquela eleição. Candidato a deputado estadual no ano passado, ele conquistou 8.257 votos só capital. Há quem afirme que foi um erro Júnior de Cleto ter disputado a eleição do ano passado, pois a sua expressiva votação colocou medo em candidatos com menor potencial de votos que não aceitam dividir um partido com ele.

É carga!– Pré-candidato a prefeito de Garanhuns, o deputado estadual Sivaldo Albino (PSB) foi visto circulando com bastante desenvoltura no Festival de Inverno. Ele conta com o apoio do governador Paulo Câmara que já o colocou a sua eleição entre as prioridades máximas do PSB para o próximo ano.

Direta– Tatielly Salustiano, presidente estadual da juventude Democratas em Pernambuco, é uma das apostas do partido para conquistar uma vaga na Câmara de Vereadores do Recife. Ligada à movimentos sociais da direita, Tatielly tem tudo para atrair os votos de eleitores ligados à este campo.

Em alta  – Nas redes sociais o presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros, tem mesclado com desenvoltura as suas ações no Legislativo Estadual com o seu dia a dia de cidadão comum ao lado da família. Esse tipo de atitude acaba por estreitar a relação entre ele e os seus seguidores.

Destino– Firme no propósito de pavimentar a sua candidatura a prefeito de Palmares, o coronel Souza Filho tem mantido uma extensa agenda de visitas não apenas no município, mas também junto à lideranças políticas estaduais.Recentemente o militar esteve reunido com o deputado federal André de Paula, presidente estadual do PSD, partido que está interessado em sua filiação para disputar uma das prefeituras mais importantes da Mata Sul.

Nem um piu – Pelo posto que ocupa como presidente nacional do PC do B e por se destacar na luta em defesa dos diretos da mulher, esperava-se que a vice-governadora Luciana Santos apresentasse algum manifesto contra o prefeito de Uruburetama, no Ceará, José Hildon de Paiva, acusado de abusar de mulheres enquanto realizava consultas médicas. A única manifestação contra o prefeito veio do diretório estadual do PC do B do Ceará, que o expulsou do partido.

Participe! – Quer que notícias da política da sua cidade sejam abordadas no Blog Ponto de Vista? Entra em contato conosco pelo e-mail: [email protected]. Nos siga também no Instagram @blogpontodevistape

Escrito por Wellington Ribeiro

COMENTÁRIOS