RADAR POLÍTICO (23/08) – Movimento de Eduardo da Fonte contra Sílvio Costa Filho revela briga por protagonismo na Frente Popular

Saiba mais informações sobre os bastidores da política clicando no link


ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

Frases atribuídas ao deputado federal e presidente do Progressistas, Eduardo da Fonte, com duras críticas ao deputado federal e presidente estadual do Republicanos, Sílvio Costa Filho, expõem o clima nada amistoso entre duas importantes lideranças da Frente Popular. Em um dos ataques Da Fonte estaria desmerecendo a possibilidade de Sílvio ser o escolhido para compor a chapa majoritária na condição de candidato ao Senado pelo fato dele ser recém-chegado na Frente Popular e por isto não teria o direito a “sentar na janela”.

Em reserva, um presidente estadual de um partido que também compõe a Frente Popular atribui a hostilidade de Eduardo a Sílvio como um movimento do progressista para impedir um crescimento ainda maior do republicano dentro desta coalizão de forças.

Se hoje a briga de Eduardo da Fonte é com Sílvio Costa Filho, não custa nada lembrar que a inimizade entre o progressista e Sílvio Costa, pai de Sílvio Filho, é antiga. Ambos, quando se cumprimentam, apenas meneiam a cabeça um para o outro. Agora, ao que parece, relação semelhante deve ser replicada ao herdeiro.

Quando o assunto é poder, a briga por espaços e protagonismo é muito comum na política. Na eleição de 2018 Eduardo e Silvio obtiveram votações bem próximas. 113 mil contra 109 mil, respectivamente. No apurado de 2020, ambos saíram da eleição municipal com mais de 20 prefeitos na base. Sílvio ser alçado a candidato ao Senado desequilibraria esta balança em favor do republicano, algo que Eduardo deve trabalhar contra.

NO PÁREO – Pré-candidato a deputado federal, o secretário de Ciência e Tecnologia, Lucas Ramos (PSB) disputa com Tadeu Alencar o apoio do prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos. Esse é mais um episódio de conflito de interesses no ninho socialista entre candidatos a federal.

CONCORRÊNCIA – Por falar em Ouricuri, o prefeito confirmou a este blogueiro que avalia lançar a esposa Karol Barros para deputada estadual. Caso isto ocorra, ela disputará votos com o deputado estadual Antônio Fernando, que, por sua vez, fará dobradinha com o deputado federal Augusto Coutinho. Ambos contam com o apoio de Vitor de Botinha, candidato a prefeito derrotado em 2020 por apenas 56 votos.

PÉ NA ESTRADA – O deputado estadual Aglailson Victor (PSB) cumpriu na última sexta e sábado extensa agenda ao lado de aliados. O primeiro compromisso foi em Exu, no Sertão do Araripe, onde ao lado do governador Paulo Câmara e do prefeito Raimundinho Saraiva anunciou ações para o município. Já em Sanharó, no Agreste Central, se reuniu com o ex-prefeito Heraldo Oliveira. Articulado, Aglailson Victor prepara com competência o caminho para a reeleição.

SINTONIA – Não tem passado batido a presença constante do deputado estadual Eriberto Medeiros, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, ao lado do governador no interior. Nos discursos Eriberto tem reforçado a sintonia entre os Poderes Executivo e Legislativo, não poupa elogios a forma com que o governador anda conduzindo o estado e faz questão de destacar Paulo Câmara como o principal líder e condutor da Frente Popular.

NA PONTA DA LÍNGUA – Nas agendas que o governador Paulo Câmara tem realizado no interior, a secretaria estadual de Infraestrutura e Recursos Hidricos, Fernandha Batista, tem chamado a atenção pela performance na hora de realizar os discursos. Fernandha cita com grande familiaridade os nomes de cada bairro, povoado ou distrito que serão beneficiados com as ações do Governo do Estado, além de fazer um discurso bastante compreensível por todos. Uma oradora  impecável!

LIDERANÇA – A agenda do governador no Sertão do Araripe evidenciou que a deputada estadual Roberta Arraes exerce grande liderança e prestígio na região que tem Araripina como o maior colégio eleitoral. Roberta é indiscutivelmente a maior força política da Frente Popular por lá.

DETERMINADO – O ex-prefeito de Sirinhaém e pré-candidato a deputado estadual Franz Hacker (PSB) anda cumprindo uma intensa agenda de visitas nos municípios da Mata Sul na busca por fortalecer seu projeto. Conforme o Blog Ponto de Vista antecipou em primeira mão, na região ele realizará uma dobradinha com Clodoaldo Magalhães, candidato a deputado federal. Ontem ambos estiveram em Gameleira se reunindo com um grupo de lideranças.

ALÉM DAS FRONTEIRAS – Não é apenas na Mata Sul que Franz anda articulando apoios. Em Passira, no Agreste Setentrional, ele deve contar com o apoio do ex-prefeito Dr. Miguel (Podemos).

ALGUEM RESPONDE? – Quem é o pré-candidato deputado estadual no Agreste Meridional que anda prometendo a sua principal base para vários deputados federais?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE

COMENTÁRIOS