RADAR POLÍTICO (23/08) – Os candidatos(as) que devem superar os 50 mil votos na disputa por uma vaga na ALEPE

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Pastor Cleiton Collins Delegada Gleide Ângelo Gustavo Gouveia Eriberto Filho Henrique Queiroz Filho Aglailson Victor Romero Albuquerque Joaquim Lira Simone Santana Willian Brigido Dannilo Godoy Pastor Júnior Tércio Claudiano Martins Filho Luciano Duque

Escrito por Wellington Ribeiro

Aberta as urnas na eleição de 2018 tivemos 16 deputados(as) estaduais eleitos com votações superiores a 50 mil votos, o que representa um terço das 49 cadeiras do Legislativo Estadual. Neste ano existe grandes chances de tal número se repetir devido o potencial eleitoral de boa parte dos quadros que se apresentam na disputa. Por esta razão o Blog Ponto de Vista tomou a iniciativa de listar quais nomes tem reais chances de se inserir neste seleto grupo. Tudo baseado no histórico e/ou condições políticas que construiu ao longo dos últimos anos.

O primeiro nome trata-se da campeã de votos da eleição passada, a delegada Gleide Ângelo (PSB). Embora existam muitos céticos sobre a possibilidade dela repetir a estupenda votação que superou a casa dos 400 mil votos, na ótica deste blogueiro Gleide reúne todas as condições para reproduzir tal feito, sobretudo porque ela ampliou ao longo desses 4 anos a sua presença e atuação em municípios do interior. O segmento evangélico, por sua vez, tem tudo para colocar ao menos três lideranças entre os mais votados. O primeiro é o já conhecido Pastor Cleiton Collins (PP), que reúne um histórico expressivo de votos, o outro é o novato na disputa Pastor Júnior de Tércio, esposo de Clarissa Tércio; e por fim, William Brígido (Republicanos).

Figuram ainda na lista dos que devem figurar acima dos 50 mil votos Rodrigo Novaes, Eriberto Filho, Aglailson Victor, Simone Santana e Dannilo Godoy, todos do PSB; além de Antônio Coelho e Romero Albuquerque (União Brasil); Doriel Barros (PT); Gustavo Gouveia e Luciano Duque, todos os dois do Solidariedade; Joaquim Lira (PV); e Claudiano Filho e Henrique Queiroz Filho (PP).

Ainda nesta semana apontaremos aqueles que devem ficar na casa dos 40 mil votos. Aguardem!

Romero Albuquerque Andreza RomeroEM TODO CANTO – Conhecidos pelo grande poder de engajamento nas redes sociais, não é só nesta área que o casal Romero e Andreza Romero tem se destacado. Quando o assunto é carros adesivados no Recife, eles, que têm como bandeira a Causa Animal, são de longe o candidatos proporcionais que possuem o maior número de veículos com propaganda, chegando inclusive a superar candidatos ao Governo neste quesito. Romero disputa um mandato de deputado estadual e Andreza concorre à Câmara Federal.

AVANÇANDO – Candidato a deputado estadual pelo PSB, Cayo Albino garantiu recentemente um expressivo apoio ao seu projeto. Trata-se do ex-prefeito de Riacho das Almas Mota Limeira e de dois vereadores do município. Por lá Cayo dobrará com o deputado federal Felipe Carreiras, repetindo a parceira que realiza em Garanhuns, sua principal base.

 BEM ACOMPANHADO – Com a experiência de ter sido chefe de gabinete do ex-prefeito Geraldo Júlio, o candidato a deputado estadual Rodrigo Farias (PSB) montou uma verdadeira trincheira eleitoral no Recife com vereadores, suplentes e líderes comunitários, o que deve lhe garantir uma expressiva votação na capital. Entre os apoios está o vereador e presidente da Câmara, Romerinho Jatobá, com quem no último domingo realizou um grande ato no Bairro do Arruda.

TROPA NAS RUAS – Está sendo cada vez mais comum ver após o horário do expediente do Governo do Estado e Prefeitura do Recife, no final da tarde e início da noite, um grande número de contratados e comissionados vestidos de amarelo nos principais cruzamentos da capital fazendo campanha para o candidato a governador Danilo Cabral (PSB). A tropa tem sido responsável por garantir ao socialista um volume de campanha impressionante.

FORÇA FEMININA – Já é consenso no meio politico o cenário em que a chapa de deputado federal do Solidariedade deve conquistar duas cadeiras. A primeira ficará com Maria Arraes, vista como puxadora de votos. Por sua vez, não resta dúvida de que Fabíola Cabral irá emplacar a segunda vaga.

SUMIDO – Enquanto o deputado federal Luciano Bivar (UB) segue anunciando todos os dias a adesão de novos apoios ao seu projeto de reeleição, Mendonça Filho, seu concorrente direto na chapa do União Brasil sumiu do noticiário político. Dos dois um: ou parou no tempo, ou está avançando em silêncio para não chamar a atenção.

ANOTEM AÍ! – O presidente licenciado do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco, Gilmar Júnior (PV) tem tudo para ser uma das surpresas desta eleição. Gilmar ganhou maior projeção dentro da categoria dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem pela sua postura e mobilização em defesa do piso da categoria. Em Pernambuco os profissionais desta área têm potencial de sobra para eleger um representante no Legislativo Estadual.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS