ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
Apesar do lançamento de vários programas e ações, a governadora não tem conseguido melhorar sua imagem junto à população, muito menos entre a classe política, que observa atentamente os baixos percentuais alcançados nas pesquisas. Esse grupo, em especial, olha com desconfiança para a possibilidade de a governadora Raquel Lyra (PSD) chegar competitiva à disputa pela reeleição.
Diante disso, Raquel teve que ceder à política, movimento que iniciou no começo do ano ao nomear uma penca de ex-prefeitos para a Casa Civil e que agora se intensifica com a nomeação de políticos para cargos do primeiro e segundo escalão do governo — algo que resistiu a fazer o quanto pôde.
Em um intervalo de um mês, levantamentos feitos pelos institutos Opinião, Conecta e Paraná Pesquisas revelaram uma larga vantagem de João Campos em relação a Raquel, com números que apontam uma distância superior a 40 pontos percentuais. Apesar de os aliados mais fervorosos da governadora tentarem desacreditar as pesquisas, as próprias movimentações de Raquel atestam a veracidade dos números. Até os sabiás que cantam nos jardins do Palácio do Campo das Princesas já perceberam.
TÁ LIGANDO OS MOTORES ? – Até o dia 30 deste mês o prefeito João Campos participa de três congressos do PSB. Dois desses compromissos são na Região Metropolitana, nas cidades do Recife e São Lourenço da Mata. O outro será no Sertão do Pajeú, em Afogados da Ingazeira.
CHECK – IN – Kaio Maniçoba, que será empossado nesta segunda como secretário estadual de Turismo, já tem uma agenda internacional para cumprir. Ele vai para Mendonza, na Argentina, acompanhar a comitiva pernambucana de vinicultores do Vale do São Francisco. O intercâmbio visa a troca de experiências para fortalecer o enoturismo no estado.
SIMBOLISMO – De volta a Pernambuco, Maniçoba vai cumprir compromisso oficial no Sertão, onde possui forte atuação política. O movimento sinaliza o seu empenho em fortalecer o turismo no interior.
ALTERNATIVA – Yuri Coriolano, Secretário Executivo de Coordenação Estratégica da Casa Civil, é visto como potencial nome para comandar a secretaria que será criada para estreitar as relações com os municípios.
EM BLOCO – Ao menos 14 vereadores de Olinda andam se articulando para conceder o título de cidadão ao prefeito recifense João Campos (PSB). O requerimento não terá problema para ser aprovado já que o grupo representa uma maioria esmagadora das 17 cadeiras do Legislativo Olindense.
PODEMOS – Além da candidatura de Marcelo Gouveia à Câmara Federal, o Podemos também contará na chapa com nomes como Ricardo Teobaldo, Miguel Duque, Jorge Alexandre e Delegado Rossine.
