RADAR POLÍTICO (24/04) – PP liga os motores de olho em 2024

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Eduardo da Fonte Progressistas Lula da Fonte

De olho em ampliar o número de prefeitos em Pernambuco, o Progressistas, sigla comandada pelo deputado federal Eduardo da Fonte, reúne nesta segunda (24) os oito deputados estaduais que compõem a bancada na ALEPE, além de deputados federais, para traçar as estratégias com vista às eleições municipais de 2024.

Ao longo das últimas eleições municipais o PP tem ampliado de forma significativa o número de prefeitos pela sigla em Pernambuco. Em 2016 foram apenas 3, em 2020 elegeu alcançou 17. Para 2024, o objetivo é sair das urnas como o partido que reunirá a maior quantidade de prefeitos no estado.. Não custa lembrar que Eduardo da Fonte, Fernando Monteiro e Lula da Fonte, os dois primeiros reeleitos federais e o último eleito para o primeiro mandato na Câmara Federal, contaram com o apoio de quase 40 prefeitos em 2022. Boa parte destes políticos já ingressaram nas fileiras Progressistas e outros devem anunciar a filiação em breve. Além disto, a sigla tem arregimentado outras lideranças para disputar prefeituras. Em conversa com o Blog, o deputado Eduardo da Fonte revelou que a intenção do partido é eleger mais de 50 prefeitos em Pernambuco na próxima eleição. Segundo Da Fonte, a sigla não só concentrará esforços para lançar candidaturas competitivas na Região Metropolitana, mas também em todo o interior.

Quando o assunto é a RMR, o PP não ja decidiu que lançará nomes em Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo e Ipojuca. Na capital o nome é o da deputada federal Clarissa Tércio, antes lembrada para concorrer em Jaboatão. Já em Olinda a opção é o atual vice-prefeito Márcio Botelho, recém filiado ao partido. Em Jaboatão, Eduardo da Fonte antecipou que a sigla não abrirá mão de ter um nome competitivo para disputar o comando do segundo maior Colégio Eleitoral. No Cabo a carga será em cima da reeleição de Keko do Armazém. Por fim, em Ipojuca já está decidido que o deputado estadual Pastor Cleiton Collins está no páreo. Em Igarassu o partido está fechado com a reeleição da prefeita Professora Elcione. Situação semelhante com o prefeito Edmilson Cupertino, em Moreno. Em Camaragibe e Paulista o PP também tem conversas avançadas para o lançamento de candidaturas.

Quando o assunto é a Zona da Mata, o partido promete carga total na reeleição dos prefeitos Júnior de Beto (Palmares), Carlinhos da Pedreira (Barreiros), Camila Machado (Sirinhaém), Marinaldo Rosendo (Timbaúba), Talita de Doda (Camutanga), além de candidaturas em Buenos Aires, Aliança, Ribeirão, entre outros. No Agreste estão no radar do PP a reeleição de Paquinha (Macaparana), Marcone (São Vicente Férrer), Fábio Aragão (Santa Cruz do Capibaribe), Roberto Asfora (Brejo da Madre de Deus), Wilson Lima (São João), Stênio (Lagoa dos Gatos), Edson Quebra Santo (Lagoa do Ouro), Delegada Thatiane (Palmeirina), Sílvio Roque (Tupanatinga), além de aliados em Bom Conselho, Taquartinga do Norte, Saloá, Jataúba, entre outros. Já no Sertão os esforços serão concentrados nas reeleições de George Duarte (Santa Maria da Boa Vista), Rorró Maniçoba (Floresta) e Bernardo Maniçoba (Itacuruba), na candidatura de Roberta Arraes em Araripina, além de nomes nos municípios de Ouricuri, Trindade, entre outros.

Samuel AndradeCONDADO – O vereador licenciado Samuel Andrade deu uma verdadeira demonstração de prestígio e força política ao reunir na última sexta uma multidão em evento que comemorou o seu aniversário e foi visto como lançamento da sua pré-candidatura à Prefeitura de Condado. Com ampla experiência no serviço público reunindo três mandatos de vereador em Condado; diretor de negócios da Empetur no Governo Eduardo Campos; secretário-executivo de Desenvolvimento e Habitação na gestão de Paulo Câmara; secretário-executivo de Saneamento do Recife na gestão de João Campos; e prestes a assumir importante posto na Codevasf, Samuel Andrade é de longe o candidato mais preparado para a disputa.

EM ALTA – João Paulo Costa tem se destacado na Assembleia Legislativa como um dos Deputados mais atuantes. Excelente orador, o parlamentar tem feito grandes discursos em defesa de causas importantes para Pernambuco, como o direito do consumidor, o direito das pessoas com autismo e outras deficiências, em defesa do setor de eventos e entretenimento e do esporte pernambucano.

EM ASCENSÃO– O nome do advogado Dr. Ademir Alves anda ganhando projeção como alternativa mais competitiva da oposição para disputar a Prefeitura de Bonito no próximo ano. Além da grande receptividade ao seu nome entre a população, Dr. Ademir Alves conta com o apoio do senador Fernando Dueire (MDB) e do deputado estadual Jarbas Filho (PSB).

QUEM SERÁ ? – Reeleita e com uma gestão bem aprovada, a prefeita de Surubim Ana Célia (PSB) ainda não decidiu o nome que irá apoiar para a sua sucessão. Políticos como Danilo Cabral e o deputado estadual Rodrigo Farias são lembrados como prováveis escolhidos. Já na oposição o deputado estadual Cléber Chaparral é visto como potencial candidato.

PROBLEMÃO – O PSOL deve frustrar os planos de uma candidatura de Túlio Gadelha à Prefeitura do Recife. Na federação PSOL/Rede, os psolistas tem preferência na escolha do nome que concorrerá ao Palácio do Capibaribe no próximo ano.

BUENOS AIRES – O ex-deputado estadual e presidente do ITERPE, Henrique Queiroz, participou ao lado do prefeito Fabinho Queiroz da entrega de várias casas no município Buenos Aires. Com muitos serviços prestados ao município, Henrique Queiroz é visto como potencial candidato a prefeito em 2024.

IPOJUCA – Embora a prefeita Célia Sales ainda não tenha anunciado quem apoiará para a sua sucessão, pessoas próximas à gestora acreditam que o nome já está escolhido. Trata-se da vereadora Adilma Lacerda.

Wellington Ribeiro Blog Ponto de Vista

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS