RADAR POLÍTICO (25/01) – PSB de olho na estratégia do PP

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


Embora ainda falte muito tempo para o período de filiação para quem deseja disputar as eleições de 2022, a coluna do último sábado, que destacou que o PP de Eduardo da Fonte já havia iniciado o trabalho de prospecção de quadros para disputar mandatos de deputado, acendeu um sinal de alerta entre parlamentares estaduais do PSB, foi o que revelou em reserva um deputado estadual socialista ao nosso Blog. De acordo com ele, parlamentares socialistas já começam a sugerir para o mais breve possível uma reunião com o objetivo de tratar do tema.

Todo essa apreensão no ninho socialista não é para menos. Com exceção de alguns quadros que apresentam potencial de voto acima dos 50 mil, o PSB se encontra muito dependente do fenômeno Gleide Ângelo, que em 2018 obteve expressivos 412 mil votos. Se levarmos em consideração a performance do PSB sem Gleide Ângelo em comparação ao PP na eleição proporcional de 2018 para deputado estadual, os socialistas teriam tido 647.199 votos contra os 811.647 conquistados pelo PP. Para um partido que detinha em suas mãos o Governo do Estado, a Prefeitura do Recife e a maioria das prefeituras no interior, esperava-se um desempenho bem melhor.

Vale destacar que a antecipação por este Blog de alguns nomes que devem ocupar espaços na Secretaria de Desenvolvimento Agrário deixou ainda mais os socialistas de orelha em pé, uma vez que evidencia que o PP não está de brincadeira quando o assunto é fortalecer o partido para 2022.

DE SAÍDA – Candidatíssimo a deputado estadual, o ex-prefeito de Serra Talhada estaria de malas prontas para sair do PT. A relação entre ele e Marília Arraes já não é a mesma. Além disso, Duque tem conversado bastante com o deputado federal Fernando Monteiro. O PP é visto como uma das alternativas do serra-talhadense.

HERDEIRO 1Apesar da deputada Alessandra Vieira contabilizar o apoio da prefeita de Catende, Dona Graça (PTB), para a sua reeleição, há rumores de que Rilton Braz, filho da prefeita, possa disputar uma vaga na ALEPE.

HERDEIRO 2 – Votada por mais de 7 mil caruaruenses graças ao apoio que recebeu da prefeita Raquel Lyra em 2018, a deputada estadual Priscila Krause não deverá contar com estes votos no próximo ano, tudo porque Raquel lançará o esposo Fernando Lucena para deputado estadual.

HERDEIRO 3 – Outro prefeito que deve ter um parente disputando um mandato proporcional 2022 é o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto (MDB). A expectativa é que lance um dos filhos para concorrer a uma vaga na Câmara Federal. Em 2018 Paulo Roberto concorreu a deputado federal e obteve mais de 40 mil votos. Agora, a frente do prefeitura de Vitória, ele possui condições de catapultar um nome para Brasília.

SINTONIA – A aliança entre o deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB) e o prefeito Janjão (PL) deve  garantir muitas conquistas para Bom Jardim. No último sábado o parlamentar esteve no município acompanhado do secretário Alberes Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação) e garantiu empenho para fortalecer as vocações econômicas locais.

FORÇAO deputado estadual Clóvis Paiva (PP) vai emplacar um aliado para uma importante diretoria no IPA. Trata-se do advogado Welliton Lins, seu chefe de gabinete. Com a indicação o parlamentar terá um bom elo para ajudar os aliados com demandas no órgão.

REFLEXÃO – Bem que o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, poderia seguir o exemplo dos secretários Rodrigo Novaes (Turismo); Fernandha Batista (Infraestrutura), Alberes Lopes (Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional); Sileno Guedes (Desenvolvimento Social); Clóves Benevides ( Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas) e André Longo (Saúde), e garantir pautas positivas para a imagem da gestão do governador Paulo Câmara. Ainda rende o papelão de Pedro Eurico na desastrosa entrevista que concedeu à Rede Globo onde desdenhava da superlotação no transporte público da Região Metropolitana.

PORTAS ABERTAS 1Assim que a janela partidária for aberta o deputado federal Ricardo Teobaldo, presidente do Podemos em Pernambuco, aguarda o ingresso de ao menos 4 deputados estaduais na sigla. Wanderson Florêncio e Clarissa Tércio, ambos filiados no PSC, são dois deles.

PORTAS ABERTAS 2 – Com o saldo de 3 prefeitos eleitos pelo Podemos em 2020 Teobaldo espera filiar em breve outros 8 à sigla.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS