Radar Político (25/04) – Clodoaldo Magalhães caminha para uma reeleição tranquila

Radar Político (25/04) – Clodoaldo Magalhães caminha para uma reeleição tranquila

Com o apoio de 9 prefeitos e uma sólida base de apoio em várias regiões, parlamentar deve figurar entre os mais votados do PSB

Reeleito para o seu terceiro mandato com 48.729 votos, ficando naquela ocasião na 17ª colocação na coligação em que disputou, o deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PSB) dá sinais de que não apenas deverá ampliar a votação, mas de que trabalha pesado para figurar no primeiro pelotão do chamado “Chapão da Morte”, coligação que deve acomodar os candidatos do PSB, PR e PSD.

Atualmente o parlamentar dispõe de uma base de apoio bastante sólida e em plena expansão. Um dos prefeitos que recentemente aderiram ao seu grupo foi Flávio Régis, de São Vicente Férrer, na Mata Norte. Político que na eleição de 2014 garantiu mais de 4.800 votos para o deputado estadual Pedro Serafim Neto e que deve lhe transferir votação semelhante.

Com o ingresso de Flávio Régis, Clodoaldo agora contabiliza 9 prefeitos. Os outros são Sérgio Hacker (Tamandaré), Gustavo César (Bonito), Eduardo Coutinho (Água Preta), Eudo Magalhães (Xexéu), Clebel Cordeiro (Salgueiro), Altair Júnior (Palmares), Djalma Alves (Solidão) e Fernando Pergentino (Sairé), este último chegou a dar quase 3 mil votos a Waldemar Borges em 2014.

Além destes apoios, Clodoaldo ainda possui grupos consolidados nos municípios de Barra de Guabiraba, São Joaquim do Monte, Cupira, Altinho, Lagoa dos Gatos e Ibirajuba, na microrregião do Brejo Pernambucano. Já no sertão do Pajeú ele conta com o apoio do ex-prefeito Dinca Brandino (Tabira). Em Toritama, no Alto Capibaribe, contará com a ajudar do ex-prefeito Odon Ferreira. Na Mata Sul, além de vários prefeitos, o parlamentar também contabiliza fortes apoios em São José da Coroa Grande, Primavera e Joaquim Nabuco.

Com um grupo robusto Clodoaldo pavimenta uma eleição que deve ultrapassar com facilidade a casa dos 60 mil votos, garantindo desta forma que uma das 49 cadeiras da Assembleia Legislativa permaneça por mais quatro anos com a família Magalhães.

Preocupação em alta – Com um ponto de corte que deve beirar os 45 mil votos, o “Chapão da Morte” tem sido motivo de dor de cabeça para muito parlamentar. Entre os parlamentares do PSB, PSD e PR que figuram melhor posicionados nas bolsas de apostas estão Adalto Santos, Simone Santana, Nilton Mota, Joaquim Lira, Rodrigo Novaes, Nilton Mota, Lucas Ramos, Clodoaldo Magalhães, Francismar Pontes e Diogo Moraes, além do pré-candidato Aglailson Victor. Na conta mais otimista o chapão conquistará entre 15 e 16 cadeiras.

Promessa – Nos bastidores comenta-se que o governador Paulo Câmara havia se comprometido em chamar três deputados estaduais para o secretariado em janeiro caso vença a eleição e o prefeito Geraldo Júlio chamaria outro para o seu secretariado em 2019. A manobra garantiria a abertura de vagas para suplentes.

Fiscalização 1 – A Bancada de Oposição na ALEPE promete intensificar o monitoramento de obras paralisadas na Região Metropolitana que são de responsabilidade do Governo do Estado. Recentemente o grupo denunciou a falta de médicos e superlotação no setor de obstetrícia e emergência do Hospital Agamenon Magalhães, no Recife, além do abandono das estações que integram o projeto de Navegabilidade do Rio Capibaribe.

Fiscalização 2 – Denominado “Pernambuco de Verdade”, o trabalho de monitoramento realizado pela Oposição visitou mais de 80 cidades do Estado só no passado. Estudos da Bancada apontam que quase 70% das promessas do Programa de Governo de Paulo Câmara até agora não foram cumpridas. O grupo tem como líder o deputado Sílvio Costa Filho (PRB).

Na conta – Os servidores do Cabo de Santo Agostinho vão receber seus salários antecipados este mês. A Prefeitura começa a pagar nesta quarta-feira (25/04), aposentados e pensionistas, e algumas Secretarias. A folha de pagamento dos cerca de 6 mil funcionários é de R$ 29 milhões. De acordo com as novas datas, na quinta-feira (26) receberão os profissionais da Educação. E na sexta-feira (27), o funcionalismo da Secretaria de Saúde.

Tal pai, tal filho – O deputado federal Betinho Gomes (PSDB) anda desenvolvendo uma estratégia pouco convencional que pode dar grandes resultados. O parlamentar realiza com frequência reuniões com pequenos grupos em bairros do Cabo e Jaboatão para prestar contas do seu mandato e debater os problemas locais. Esta tática foi utilizada por seu pai Elias Gomes em 2007 e 2008 para chegar ao comando da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. De grão em grão o tucano enche o papo.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS