Radar Político (26/03) – Guerra fria entre Eduardo da Fonte e os Ferreiras marca eleição neste ano

Disputa travada entre Eduardo da Fonte e os Ferreiras é silenciosa, porém capaz de mudar o rumo das eleições estaduais deste ano.

Atualmente com o comando da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, uma cadeira na Câmara do Recife e outra na Assembleia Legislativa, o Clã Ferreira já está mais que decidido a ocupar um espaço de protagonismo nas eleições deste ano, para isto o grupo trabalha pesado no sentido de emplacar o deputado estadual André Ferreira como candidato ao Senado.

Apesar de não oficializarem uma posição concreta em relação a qual grupo pretende se unir, seja com a Oposição liderada por Armando Monteiro, Fernando Bezerra, Mendonça Filho e Bruno Araújo, ou com a Frente Popular, a filiação de Guilherme Uchôa ao PSC deixou os Ferreiras mais próximos do palanque de Paulo Câmara (PSB), o que para alguns amplia a possibilidade de André compor com o governador ocupando uma das vagas destinadas à disputa pelo Senado.

No entanto, embora disponham de um capital político robusto, o que inclui o comando do segundo maior colégio eleitoral do estado, um bom grupo de pré-candidatos a deputado estadual e uma forte presença no seguimento evangélico, o que por si só os legitima a ocupar o posto, o maior impeditivo atualmente para que os Ferreiras consigam uma das vagas ao Senado pela Frente Popular se chama Eduardo da Fonte.

Comandante do PP, partido da Frente Popular que possui o maior tempo de televisão e que conta com um verdadeiro exército de candidatos a deputado estadual, Eduardo da Fonte trava com os Ferreiras o que podemos chamar de uma verdadeira “Guerra Fria” na política.

Indiferentes até as eleições de 2016, a relação entre os Ferreiras e Eduardo da Fonte azedou não apenas porque Anderson venceu a disputa pela prefeitura de Jaboatão em cima de Cleiton Collins, mas também porque tem tomado ciência do trabalho pesado que o Clã vem realizando para diminuir a liderança no seguimento evangélico do seu maior aliado. Por esta razão, Da Fonte tomou as dores de Cleiton e agora busca a todo custo neutralizar o crescimento dos Ferreiras. Sendo, portanto, dentro da Frente Popular, a principal voz contrária à indicação de André a uma das vagas ao Senado.

Além de Eduardo da Fonte e Pr. Cleiton Collins, corre nos bastidores políticos a informação de que líderes de uma grande denominação evangélica no estado também seriam contrários à ascensão de um Ferreira a uma das vagas ao Senado pela Frente Popular.

Time em campo – Com o tema “Tamo Junto” o pré-candidato a deputado estadual Miguel Ricardo promoveu no último sábado (23) a sua festa de aniversário. O evento, que foi prestigiado pelo senador Armando Monteiro e o deputado federal Jorge Côrte Real, lotou todo o espaço do Forró do Sítio Histórico, em Igarassu, e serviu como ponta pé inicial de sua pré-campanha. Miguel é filho de Mário Ricardo, prefeito de Igarassu.

Na ponta do lápis 1 – Um assessor de um deputado estadual do PSB fez as contas e acredita que a coligação do chapão que deverá ter PSB/PR/PSD/SD pode alcançar 1,3 milhão de votos, o que possibilitaria a conquista de 14 cadeiras na ALEPE. O grande problema está no fato de que serão ao menos 18 deputados estaduais disputando estas vagas, sem contar com Aglailson Victor (imagem), filho de Aglailson Júnior, prefeito de Vitória de Santo Antão, que também deverá está nesta coligação e tem uma eleição apontada no meio político como líquida e certa.

Na ponta do lápis 2 – Na opinião desta mesma fonte, a saída para ampliar o número de cadeiras conquistadas por esta coligação seria uma composição com o PT, o que não só levaria para a coligação nomes competitivos como Odacir Amorim e Doriel Barros, mas, sobretudo, alguns quadros que serviriam como calda.

Na ponta do lápis 3 – Por sua vez, um nome ligado ao senador Armando Monteiro (PTB) acredita que o chapão para deputado estadual formado pela oposição deve atingir 1,1 milhão de votos, o que daria para garantir 11 vagas diretas e outra pela sobra. O chapão será composto por PTB/PMDB/PSDB/PRB/DEM e PODEMOS e contará com 8 deputados de mandato. A baixa concorrência tem acarretado a atração de vários pré-candidatos com potencial de voto mediano.

Ganhando terreno 1 – O ex-prefeito de Ribeirão e pré-candidato a deputado estadual Clovis Paiva (PP, imagem) conseguiu na última semana fechar uma importante parceria com o deputado federal Marinaldo Rosendo (PP). O acordo acertado entre os dois foi vantajoso para ambas as partes. Marinaldo retirou a candidatura de sua irmã Balazinha para votar com Clovis em Timbaúba, sua principal base eleitoral, em contrapartida, Clovis votará com ele em Ribeirão. Além desses dois municípios, a dupla seguirá unida em São Vicente Férrer, Camutanga e Macaparana (Mata Norte), Palmares e Escada (Mata Sul), e no Cabo e Jaboatão (Região Metropolitana). No pior dos cenários, a parceria renderá um acréscimo de seis mil votos para cada.

Ganhando terreno 2 – Empolgado com a pré-candidatura, Clovis também tem aberto espaço em outros municípios. Em Bezerros, no Agreste, fechou acordo com Neguinho de Israel (PDT), segundo colocado a prefeito nas eleições de 2016. Já em Água Preta, está dialogando com o ex-prefeito Armando Souto.

Fechado! – O evento que oficializou a entrega do comando do PROS em Pernambuco para o deputado João Fernando Coutinho, no último sábado (23), serviu não só para que o parlamentar confirmasse a sua permanência na base de apoio à reeleição do governador Paulo Câmara, mas também para que mostrasse o seu exército de aliados.

PROSperidade – Com uma candidatura a reeleição bem pavimentada, João Fernando contabiliza o apoio de ao menos 11 prefeitos, são eles: Eduardo Coutinho (Água Preta), Eudo Magalhães (Xexéu), Pel Lages (São José da Coroa Grande), Madalena Britto (Arcoverde), Verônica do Major (Gameleira), Zeinha Torres (Iguaracy), Eraldo Oliveira (Sanharó), Giorge Bezerra (Camocim de São Félix), Merson ( Poção), Ivaldo (Cachoeirinha), Marivaldo (Jaqueira), além dos ex-prefeitos João Carvalho (Joaquim Nabuco), Albérico Rocha (Iguaracy), Ailson Oliveira (Altinho) e Dinho (Belém de Maria), vereadores e outras lideranças espalhadas em diversos municípios do estado.

Premiação – Acontece amanhã, dia 27, a entrega do “Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres” pela Assembleia Legislativa de Pernambuco. A premiação contempla gestões que priorizam as políticas para as mulheres, asseguram a presença das cidadãs em cargos de alto escalão e promovem ações inovadoras em prol da garantia dos direitos das munícipes. Palmares (Zona da Mata), Arcoverde (Sertão), Caruaru (Agreste) e Itamaracá (RMR) são os municípios contemplados deste ano. Quem irá comandar a solenidade é a deputada Simone Santana, presidente da Comissão em Defesa dos Direitos das Mulheres da ALEPE.

Junto e misturado – Perguntado por este blogueiro como será administrada a questão da chapinha que alguns partidos da base pretendem realizar para deputado federal, um socialista de alta plumagem afirmou que no momento certo será apresentada “uma alternativa que contemplará a todos os candidatos”.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS