RADAR POLÍTICO (26/07) – Romero Albuquerque deve figurar entre os mais votados em 2022

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
Principal representante da causa animal em Pernambuco, o deputado estadual Romero Albuquerque tem em 2022 a possibilidade de se consolidar nas urnas com expressiva votação.

Com a sua vida pública iniciada em 2014, quando perdeu por alguns votos a eleição por uma vaga na Câmara de Vereadores do Recife, Romero conquistou em 2016 uma vaga no Legislativo da capital. De lá pra cá a sua ascensão na política chega ser meteórica, pois em apenas dois anos conseguiu o feito de conquistar uma cadeira na ALEPE.

Na eleição de 2020 obteve grande Vitória no Recife ao emplacar a esposa Andreza Romero na Câmara de Vereadores como a mais votada da Frente Popular e segunda no geral com mais de 13 mil votos. Com o desempenho no último pleito e o histórico de ampliação de votos que tem carregado em sua jovem carreira política, Romero possui grandes chances de despontar como puxador de votos em 2022.

No Recife, sua principal base política, Romero conta a seu favor com a estrutura da Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife, onde Luís dos Anjos, seu ex-chefe de gabinete, comanda. O quadro só reforça o potencial do deputado estadual, representante dos direitos dos animais sim, mas que mostrou que sabe muito bem pavimentar estradas que levam à infinitas possibilidades e construir uma estrutura que abarca outras causas.

Por falar em abarcar, com a proximidade do próximo pleito, Albuquerque tem abraçado inúmeros e importantes apoios políticos pelas prefeituras do estado. Dayse Juliana, prefeita de Primavera, é um dos nomes.

Cercado por muitos, Romero só se vê sozinho num cenário que lhe é favorece: o de único candidato da causa animal no estado, o que desta vez pode lhe alçar a um desempenho superior a 100 mil votos nas urnas.

NA CORDA BAMBADescartada a possibilidade de Bolsonaro ir para o Patriota, o deputado federal Pastor Eurico, que comanda a legenda no estado, não terá vida fácil para se reeleger no partido. Com uma tendência de queda livre nos votos dos candidatos ligados à Igreja Evangélica Assembleia de Deus liderada pelo pastor Ailton José Alves, Eurico deverá buscar por outra sigla caso queira concorrer com alguma competitividade. A tendência é que ele busque abrigo no partido que Bolsonaro se filiar.

SINAL VERMELHO – Candidato à reeleição, o deputado federal Tadeu Alencar (PSB) anda registrando baixas significativas na sua base. Até agora ele perdeu o apoio dos prefeitos de Lagoa dos Gatos, São José do Egito e Lagoa de Itaenga. Juntos, esses três municípios garantiram a Tadeu na eleição de 2018 mais de 7 mil votos.

PERDOADO – O suplente de vereador Vânio, que em 2020 obteve mais de 3.900 votos na capital, fechou apoio à candidatura de Rodrigo Farias para deputado estadual. Vânio, que disputou pelo MDB e apoiou João Campos no 1º turno, chegou a ficar ao lado de Marilia Arraes no 2º turno. Agora retorna à Frente Popular engrossando o apoio a Farias no Recife.

IMPASSE – Com um recall de candidato a prefeito do Recife em 2020 e o apoio dos prefeitos Gilvandro Estrela (Belo Jardim) e Zé Maria (Cupira), além da prefeita Lucielle (Bezerros), o ex-ministro da Educação Mendonça Filho tem potencial de partir para a disputa por um vaga na Câmara Federal com uma boa largada. O único impasse para a eleição de Mendonça, que preside o DEM local, está na atual regra eleitoral que impede coligações proporcionais.

CIÚMES – A pré-candidata a deputada estadual Débora Almeida deixou o deputado estadual Diogo Moraes mordido de ciúmes ao prestigiar um evento em Santa Cruz do Capibaribe ao lado de Lula da Fonte. Por lá o prefeito Fábio Aragão vota em Diogo e Eduardo da Fonte.

PARCERIA – Candidato a deputado estadual, o ex-prefeito de Camutanga, Armando Pimentel, vai realizar uma dobradinha com Guilherme Uchôa Júnior na região da Zona da Mata Norte. Além de Camutanga, a dupla tem potencial para garantir expressivas votações em Goiana e outros municípios da região.

EM SILÊNCIO  – A deputada estadual Fabíola Cabral anda pavimentando bem o caminho para a reeleição. Além do Cabo de Santo Agostinho, onde deve novamente despontar com grande votação, a parlamentar tem ampliado a base no interior e Região Metropolitana. Na agulha estão o anúncio de apoio de alguns prefeitos.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE

COMENTÁRIOS