Radar Político (27/04) – Governo de Bolsonaro respira com a ajuda de aparelhos

Saiba mais informações sobre os bastidores da política clicando no link

Antes alvo de duras críticas por parte do presidente Bolsonaro, o famoso Centrão, coalizão partidária composta pelo PSD, Solidariedade, MDB, PL, PTB, PP, Republicanos e PSC, nunca se viu tão valorizada pelo governo como agora. São tão necessários para Bolsonaro neste momento como um respirador para um paciente grave de Covid-19.

Há algumas semanas Bolsonaro já havia aberto um canal de diálogo com o grupo com o objetivo de isolar o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), com quem tem mantido uma relação de conflito. Para obter este apoio no Congresso o presidente abriu espaço para uma prática que ele afirmou por diversas vezes que não existiria no seu governo. A distribuição de cargos e benesses.

O que antes era apenas um movimento para arregimentar partidos no sentido de contrapor Rodrigo Maia, agora passou a ganhar uma importância ainda maior por conta da saída de Sérgio Moro do Ministério da Justiça e seu destrutivo discurso que levou o governo à uma grave crise política que pode facilitar o andamento de vários pedidos de impeachment e à abertura de processo criminal pelo STF, coisas que só podem ser barradas por uma ampla base de apoio no Congresso.

Incendiário do próprio governo por conta da sua falta de comedimento, moderação e prudência, Bolsonaro levou o clima político do seu governo à UTI e agora se ver obrigado a respirar pelos aparelhos cedidos pelo Centrão que inclui até mesmo o mensaleiro e ex-presidiário Roberto Jerfferson.

SE DEU MAL 1 – Causou indignação entre a população de Joaquim Nabuco a atitude do prefeito Neto Barreto (PTB) de doar 1 tonelada de alimentos para a Live de Bell Marques. Nas redes sociais fotos da “cestinha básica” distribuída dias antes pela prefeitura foi explorada exaustivamente por populares indignados. A repercussão foi tão negativa que o gestor inventou uma desculpa esfarrapada dizendo que o alimento será distribuído pela equipe do cantor no município. Quis aparecer e se deu mal.

SE DEU MAL 2 – Outro político que foi duramente criticado pela doação para a Live de Bell Marques foi o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) que se comprometeu a dar 2 toneladas de alimentos e 100 mil máscaras. Não foram poucas as críticas da população de Santa Cruz do Capibaribe que se sentiu traída pela atitude do parlamentar que poderia distribuir este alimento e máscaras entre os moradores mais necessitados do município.

A DÚVIDA CONTINUA – Vale destacar que a relação entre Diogo Moraes e Bell Marques é antiga. Para comemorar a sua reeleição em 2018, Diogo contratou o artista baiano para cantar em sua festa da vitória. O episódio gerou questionamentos de como Diogo Moraes conseguiu pagar o show do ex-vocalista do Chiclete com Banana que está entre os mais caros do país.

EXEMPLO A SER SEGUIDO – O deputado estadual Cleiton Collins e a sua esposa, a vereadora missionária Michele Collins, são responsáveis por promover diariamente a distribuição de refeições e itens de higiene pessoal para moradores de rua no Recife. A ação tem atendido milhares de pessoas que se encontram inseridas no grupo de extrema vulnerabilidade social.

INDECISÃO – Em Jaboatão dos Guararapes o PP ainda não fechou questão quanto ao palanque que subirá. Uma ala defende ficar com o prefeito Anderson Ferreira (PL), outra é simpática à candidatura de Paulo Varejão (PT). Já uma minoria gostaria de caminhar com Sílvio Costa (Republicanos). O imbróglio deve ser levado à Executiva Estadual do partido, que deverá decidir após a passagem da crise do coronavírus.

ENTREVISTA – Nesta terça-feira (28/04) o Blog Ponto de Vista realiza uma entrevista com o prefeito de Tamandaré, Sérgio Hacker (PSB). Testado positivo para Covid-19, o gestor vai falar como está superando a doença e o que tem feito para administrar o município. A Live, que vai ao ar às 17:00hs, será veiculada no perfil do Blog Ponto de Vista no Instagram.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected] – Telefone: (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS