RADAR POLÍTICO (27/04) – Os desafios de Raquel Lyra para as eleições de 2024

Saiba mais informações clicando no link

Governadora Raquel Lyra

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO 

Não bastassem os desafios inerentes ao cargo, sobretudo no que se refere a apontar caminhos e resolver os problemas de Pernambuco, a governadora Raquel Lyra também tem pela frente, como principal líder do seu grupo político, a obrigação de garantir que o seu partido, o PSDB, seja o grande campeão nas eleições municipais de 2024. Conta a favor de Raquel neste processo o grande poder atrativo da máquina pública que é capaz de arregimentar prefeitos e outras lideranças, azeitando e impulsionando candidaturas, no entanto, a condução da política na gestão Raquel Lyra acaba por apontar para um horizonte bem menos promissor do que o real potencial.

O primeiro ponto a ser tratado sobre este assunto diz respeito a ausência dentro do PSDB de uma figura que cuide unicamente desta área. Alguém responsável por fazer o trabalho de arregimentar lideranças e fazer a ponte entre elas e o Palácio do Campo das Princesas. Essa pessoa tem que ser, sobretudo, experiente, que conheça bem o mapa político de Pernambuco e que não tenha pretenções eleitorais futuras, para não contaminar o processo de fortalecimento do PSDB.

O segundo ponto está relacionado a fazer o PSDB crescer diante de um cenário de grande concorrência que tem figuras políticas obstinadas em ampliar o poder de seus respectivos partidos. Neste contexto temos Eduardo da Fonte (PP), Miguel Coelho (União Brasil), Anderson Ferreira (PL), Sebastião Oliveira (Avante) e Silvio Costa Filho (Republicanos), além dos senadores Humberto Costa (PT), Fernando Dueire (MDB), o ministro André de Paula (PSD) e João Campos (PSB). Este último, embora esteja concentrado na sua reeleição para a Prefeitura do Recife, terá em breve a Codevasf, um verdadeiro ‘canhão’ que estará sob o comando de um aliado. O órgão, que possui grande capilaridade no interior, servirá para evitar uma grande debandada no partido.

Por fim, o terceiro ponto diz respeito a governadora chegar em 2024 com uma gestão aprovada, garantindo desta forma a condição de cabo eleitoral capaz de transferir votos, para isto precisará até lá realizar entregas que caiam no gosto dos pernambucanos.

Tendo como parâmetro as dias últimas eleições municipais, o PSDB, sem ser governo, elegeu 13 prefeitos em 2016 e caiu para 5 em 2020. O PSB, no governo, elegeu 68 em 2016 e caiu para 54 em 2020. Em 2008, na primeira eleição municipal do então governador Eduardo Campos a frente do governo, o PSB emplacou 49 prefeitos. O PSDB com Raquel a frente do Palácio do Campos das Princesas conseguirá eleger quantos prefeitos em 2024?

ILUSÃO – Apesar dos esforços da governadora Raquel Lyra em direção a melhorar o diálogo com os deputados estaduais, os encontros no Palácio não têm conquistado o coração dos parlamentares como se imagina. O sentimento comum na ALEPE segue sendo o de grande insatisfação.

BALDE DE ÁGUA FRIA – A aprovação na ALEPE do voto secreto para a eleição de membros do Conselho do Tribunal de Contas frusta os planos do Palácio do Campos das Princesas de emplacar a deputada Débora Almeida no cobiçado Colegiado, foi o que avaliou um parlamentar. “Com o voto secreto o Palácio perde força de decisão”, disse se referindo que Débora seria a candidata preferencial da governadora Raquel Lyra.

PRAZO – Os gestores públicos municipais, estaduais e distritais têm até o dia 29 de abril para enviar as prestações de contas referentes ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) via Sistema de Gestão de Prestação de Contas.  “É preciso ficar em alerta, pois o não cumprimento pode acarretar em bloqueio dos recursos do programa”, destaca o especialista em Direito Público, o advogado Paulo Fernandes Pinto.

ÁGUAS BELAS – Repercutiu bastante no Agreste Meridional a notícia que foi publicada em primeira mão por este blog sobre a possibilidade de Cristiano Martins concorrer à Prefeitura de Águas Belas. Cristiano, que é filho do ex-prefeito Nomeriano Martins, é uma alternativa que tem condições de unir a oposição contra o candidato que o prefeito Luiz Aroldo irá lançar para a sucessão.

DISPOSIÇÃO DE SOBRA – Em conversa com este blogueiro, o deputado estadual Mário Ricardo (Republicanos) não descartou concorrer à prefeitura de Igarassu. Ele comandou o município entre 2013 e 2020. Caso de fato Mário entre na disputa, a professora Elcione enfrentará um adversário demasiadamente competitivo.

FELIZ DA VIDA – Principal representante do Litoral Norte na Câmara Federal, o deputado Guilherme Uchôa (PSB) comemorou a inauguração da fábrica e centro de distribuição da Ypê em Itapissuma. A unidade atenderá os mercados de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Seja no período que passou na ALEPE, como agora na Câmara Federal, Guilherme Uchoa Júnior não tem medido esforços para ajudar no desenvolvimento da região.

ALGUÊM RESPONDE? – Quem Raquel Lyra irá escalar para preparar o PSDB para as eleições municipais do próximo ano?

Wellington Ribeiro Blog Ponto de Vista

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS