RADAR POLÍTICO (28/03) – Semana decisiva para a montagem de chapas proporcionais

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política clicando no link

Raquel Lyra Eduardo da Fonte Danilo Cabral Marília Arraes Wolney Queiroz Silvio Costa Filho Raul Henry Anderson Ferreira Miguel Coelho

Estamos entrando na semana decisiva para formação das chapas proporcionais para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Os futuros candidatos – tanto os de mandato quanto os que lutam para conseguir um – passaram o último mês fazendo conta, conversando entre si, fazendo projeções e avaliando o cenário.

Pois bem! No próximo dia dois de abril a janela de filiações e troca de partido chega ao fim. Quem se filiou, se filiou. Quem não se filiou, não se filiará mais. A despeito de algumas mudanças significativas, a maioria das decisões ficou para o última a hora. Portanto, teremos uma semana intenção. A Coluna do Ponto de Vista traz para você, leitor, uma análise de como se encontra o cenário hoje. Vamos ver o quadro…

Partido hegemônico em Pernambuco desde 2007, o PSB aposta novamente na força de Gleide Ângelo como puxadora de votos para estadual e Pedro Campos, irmão do prefeito do Recife, João Campos, para federal. A legenda deve ser a que vai conquistar o maior número de cadeiras nas duas casas; e reúne atualmente o maior número de deputados de mandato – ainda conta com vários nomes competitivos .

Segunda maior sigla da Alepe, o PP reforçou a chapa de estadual com o ingresso de Clarissa de Tércio, uma promessa de votos. Vai ser o segundo da Frente Popular a eleger deputados estaduais. A chapa de federal tem em Eduardo da Fonte, Fernando Monteiro, Lula da Fonte, Missionária Michele Collins e Júnior de Tércio como os seus principais nomes. Dudu da Fonte, seu presidente estadual, tem reforçado a chapa com o anúncio de vários reforços.

O PL, partido do presidente da República e dos irmãos Ferreira, aposta no movimento bolsonarista, que atrai simpatizantes como candidatos para eleger as bancadas de estadual e federal.

Já o União Brasil é o partido da oposição que reúne o maior número de deputados estaduais: Romero Albuquerque, Antônio Coelho, Alessandra Vieira, Romero Sales Filho e Gustavo Gouveia. Além de nomes como Cléber Chaparral e Zeca Cavalcanti. Para federal, conta como principais nomes os de Fernando Filho e Mendonça Filho. Além disso, deve apresentar novos nomes ainda nesta semana.

A dupla PSDB/Cidadania também está organizando. Para estadual, tem como principais nomes Priscila Krause e Álvaro Porto. Além de Delegado Rossine, Débora Almeida, Izaías Régis, Lucinha Mota e Delegada Patricia Domingos. Já a de federal tem como principal nome o de Daniel Coelho.

A federação PT/PV/PCdoB perdeu a puxadora de votos Marília Arraes, mas tem Clodoaldo Magalhães, Renildo Calheiros e Carlos Veras como forças para a Câmara. A chapa de estadual trará candidaturas competitivas como as de Luciano Duque, Doriel Barros, João Paulo Lima e Silva, além de Jorge Carreiro até o momento.

Falando em Marília Arraes, a deputada federal comanda o Solidariedade em Pernambuco. Até agora, a deputada não montou chapa nem para federal e nem para estadual. Portanto, o SD ainda é um mistério. Quanto ao MDB, Raul Henry ainda trabalha para viabilizar a chapa de federal. Já Wolney Queiroz, presidente estadual do PDT, deve escolher entre o PSB ou a Federação do PT/PV/PCdoB para se filiar.

Por fim, vale uma menção importante também para as chapas de dois partidos: o Republicanos, que tem Silvio Costa Filho, Augusto Coutinho e Ossésio Silva para federal, e um bom time para estadual. O Patriota também vem com uma chapa organizada para estadual.

E AGORA? -A estratégia do PSOL de concentrar esforços para ampliar a sua bancada no Legislativo Estadual é um complicador e tanto para a reeleição do deputado Federal Túlio Gadelha cujo partido, o Rede, vai federar com o PSOL. Nomes psolistas de peso como os dos vereadores recifenses Ivan Moraes e Dani Portela irão concorrer à ALEPE, ficando para Túlio a responsabilidade de montar a chapa para deputado federal na tentativa de alcançar ao menos 170 mil votos para só assim brigar por uma vaga na sobra. A tarefa não é fácil.

BAIXA – Dois dias após o ingresso de Marília Arraes no Solidariedade o partido perdeu a sua única prefeita eleita pela sigla. Trata-se da Delegada Thatianne do município de Palmeirina. Ela se filiou ao Progressistas de Eduardo da Fonte. Os outros dois prefeitos do SD são Professor Lupércio (Olinda) e Nino (Nazaré da Mata).

Marília Arraes Calçados Nogueira Claudiano MartinsSIMBOLISMO – Se de um lado Marília perdeu uma prefeita para o Progressistas, por outro ela recebeu um gesto de apoio do prefeito de Calçado, Nogueira (PP). O gestor fez questão de pousar ao lado da neta de Arraes no evento da UVP em Garanhuns. Quem também estava na foto foi o ex-deputado Claudiano Martins. Correção: Prefeito reafirma apoio a Danilo Cabral.

EXCELENTE ALTERNATIVA – Um observador politico atento afirmou ao blog que a escolha de Teresa Leitão como vice-governadora de Danilo Cabral reforça a imagem da chapa da educação e agrega um nome feminino de grande representatividade na majoritária da Frente Popular. “Educadora com um histórico de batalha pela categoria, uma senhora fofinha (meiga) e pessoa muito querida. Teresa é um quadro que qualquer candidato a governador gostaria de ter como companheira de chapa”, destacou.

APELOU – Apoiadores do presidente estadual do PTB, Coronel Meira, partiram para a apelação ao divulgar uma “enquete” em que o nome do petebista seria visto com grande “aprovação para ser o vice na chapa encabeçada por Anderson Ferreira. Sem chapas proporcionais com a mínima chance de conquistar vagas na Câmara Federal ou ALEPE, o PTB em Pernambuco vivência um dos seus piores momentos. Virou um verdadeiro nanico na política local.

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS