RADAR POLÍTICO (28/07) – Deputado Erick Lessa amplia a pauta da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo

Saiba mais informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


Nos últimos anos, a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa de Pernambuco tem adquirido destaque em todo o estado. Apesar de, via de regra, as comissões parlamentares se restringirem às suas funções técnicas, o colegiado vem ampliando debates e rompendo as quatro paredes do Palácio Joaquim Nabuco, visando à interiorização das atividades, aproximando os deputados da população em geral. De 2019 para cá, o colegiado, liderado pelo deputado estadual Erick Lessa, enfatizou o debate acerca das matrizes econômicas do estado, enfatizando o Polo de Confecções do Agreste. Durante a pandemia, as discussões se tornaram ainda mais intensas, convertendo-se em resultados práticos para vendedores e compradores.

Ao analisar as movimentações com um olhar mais atento, percebe-se que, além do fator econômico, o turismo está ganhando mais espaço na pauta do colegiado. Na terça-feira (27), o deputado Erick Lessa se reuniu com a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Cacau de Paula, para debater parcerias entre a pasta municipal e a comissão do Poder Legislativo estadual. À semelhança do que houve com o Polo Têxtil, em que as reuniões setorizadas se converteram em ações práticas, espera-se que sejam apresentadas estratégias de retomada do turismo em Pernambuco, integrando a capital e o interior.

O presidente da Comissão também encampou uma luta em favor da Sociedade Teatral da Fazenda Nova. Como uma forma de driblar os prejuízos na cidade-teatro, que por dois anos consecutivos deixou de realizar o tradicional espetáculo da Paixão de Cristo, estabeleceu-se um convênio entre a Sociedade Teatral e o Governo do Estado. A ideia é que sejam destravados recursos para a manutenção do local e um possível retorno do espetáculo ainda este ano, a depender da situação sanitária referente à covid-19. Se assim acontecer, a peça pode entrar para história também como um marco do reinício dos grandes eventos em Pernambuco pós-pandemia.

Em meio ao atual cenário de incertezas e expectativas, a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo pode ser considerada como um modelo de ação. É a demonstração que vontade política, interlocução entre os poderes e abertura de canais de diálogo com a sociedade são elementos fundamentais para a efetivação de políticas públicas. Faz até lembrar do célebre escritor Rubem Alves, que defendia o belo conceito da política como “a arte de administrar os sonhos de um povo”.

ORGANIZAÇÃO – A recepção promovida ontem (27) pela prefeita Juliana de Chaparral à família Bezerra Coelho em sua residência no município Orobó, foi alvo de rasgados elogios por parte de todos que tiveram a oportunidade de participar do evento.

GRUPO – Por falar do evento em Orobó, o pré-candidato a deputado Cléber Chaparral teve a oportunidade de expor parte do poderio político com o qual irá encarar a disputa. Estiveram lá os prefeitos de Machados, Orobó, Casinhas e Bom Jardim, além de ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e outras lideranças de Surubim, Salgadinho, Cumaru, Riacho das Almas, Passira, Vertentes, Santa Maria do Cambucá , Taquaritinga do Norte, Limoeiro, Vertente do Lério.

CABO DE GUERRA – Em entrevista a este blogueiro, o senador Fernando Bezerra Coelho deixou claro que ainda vai lutar para que o MDB tenha uma candidatura a governador em Pernambuco. FBC inclusive afirmou que mais da metade dos prefeitos eleitos pelo partido concordam com esta alternativa, inclusive Yves Ribeiro do município do Paulista, importante colégio eleitoral da Região Metropolitana do Recife.

SEM ABANDONAR AS BASES – Mesmo sem mandato a ex-vereadora Aline Mariano segue mantendo uma atividade política intensa. Ontem foi a vez dela se reunir com os proprietários de quiosque da Praia de Boa Viagem. A revitalização daquele espaço sempre foi uma bandeira defendida por Aline.

ALGUÉM RESPONDE? – Quando o PSB vai colocar o time em campo e percorrer o estado com o seu candidato a governador?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE

COMENTÁRIOS