RADAR POLÍTICO (29/03) – Mata Norte – A disputa por votos para deputado estadual

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link


ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
Região com 452 mil eleitores distribuídos em 19 municípios, a Zona da Mata Norte é vista como um terreno fértil na busca por votos na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa. A sua proximidade com a Região Metropolitana acaba por atrair inúmeros candidatos interessados em consolidar a sua eleição, por esta razão a pulverização de votos é algo bastante comum de ser visto por lá. No entanto isso não impede que quadros da própria região obtenha expressivas nos municípios. Em 2018, por exemplo, os campeões de votos na Mata Norte foram o estreante Gustavo Gouveia com quase 30.700 votos e o veterano Antônio Moraes com 21.800 votos. O primeiro tem Paudalho como a sua principal base, já o segundo tem em Macaparana o seu grande reduto. Ambos garantiram seu espaço na ALEPE. Por sua vez, Diogo Prado com os seus 14.700 votos na região não obteve sucesso na disputa.

Com votações também expressivas na região em 2018 apareceram Aglailson Victor e Henrique Queiroz com mais de 11 mil votos cada; José Humberto com 10 mil votos, seguido por Guilherme Uchôa, Joaquim Lira e Simone Santana na casa dos 7 mil votos; e Vinícius Labanca com 6 mil votos.

Para 2022 a expectativa é que a grande maioria dos citados permaneçam na lista dos mais votados da Mata Norte para deputado estadual. As exceções são Guilherme Uchôa Júnior, que concorrerá a uma vaga na Câmara Federal e deverá manter o seu prestígio na região nesta nova condição; Diogo Prado e José Humberto, que não irão concorrer; e Vinícius Labanca que permanecerá no comando da cidade de São Lourenço da Mata, onde foi eleito prefeito em 2020. Os três últimos não obtiveram sucesso nas urnas em 2018.

Por fim, a entrada de uma nova figura política no ranking dos mais votados da Mata Norte é dada como certa para a eleição do próximo ano. Trata-se do presidente da Assembleia Legislativa e deputado estadual Eriberto Medeiros, político que ampliou de forma significativa a sua influência na região com a eleição dos prefeitos Manoel Botafogo (Carpina), Xisto Freitas (Aliança) e Marinaldo Rosendo (Timbaúba), seus aliados, além de estar fincado com outras lideranças nos municípios de Vicência, Goiana e Buenos Aires.

PORTA ABERTA  Chama atenção a quantidade de prefeitos que Tiago Pontes Queiroz, secretário Nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, está recebendo não apenas em Brasília, mas também no seu escritório, no Recife. Tiago tem sido uma importante conexão entre os municípios e o Governo Federal no que diz respeito a liberação de equipamentos e recursos para obras de infraestrutura.

NÃO ARREDA O PÉ  – Respondendo a uma pergunta deste blogueiro em entrevista comandada pelo comunicador Alberes Xavier, o deputado federal Fernando Filho (DEM) garante que apesar da entrada de Lula no páreo sucessório presidencial a família Bezerra Coelho se manterá ao lado de Bolsonaro.

NA CORDA… -Reeleito graças a extraordinária votação da delegada Gleide Ângelo que com os seus 412 mil votos garantiu mais vagas na coligação do PSB, o deputado estadual Aluísio Lessa, que obteve pouco mais de 23 mil em 2018, não terá uma eleição fácil em 2022.

… BAMBA – O resultado da eleição municipal de 2020 para Aluísio Lessa não foi das melhores. Em relação a 2016 ele perdeu os prefeitos de Jaqueira, Limoeiro, Gameleira e Camaragibe, manteve o de Ribeirão e acrescentou apenas o prefeito de Xexéu e a prefeita de Frei Miguelinho.

EM QUEDAO resultado das últimas eleições para os candidatos da Assembleia de Deus não foi nada animador. O deputado federal Pastor Eurico e o deputado estadual Adalto Santos caíram em votação 40% e 50%, respectivamente. Por sua vez, Irmã Aimeé perdeu 70% dos votos e não se reelegeu vereadora do Recife. O que as urnas reservam em 2022 para Pr. Eurico e Adalto? 

ALGUÉM SABE RESPONDER? – Como anda o clima entre o deputado federal Eduardo da Fonte e o deputado estadual Eriberto Medeiros?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela Universidade de Pernambuco (UPE)

E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS