RADAR POLÍTICO (29/06) – O boicote do PT à candidatura de Marília Arraes no Recife

Confira mais informações dos bastidores da política pernambucana clicando no link

A reunião do Diretório Municipal do PT no Recife, ocorrida de modo virtual ontem (28/06), trouxe o mesmo do que todo mundo já esperava: A aprovação de uma resolução que defende a manutenção da aliança com o PSB. No entanto, o grupo que é liderado pelo senador Humberto Costa, recuou do veto à candidatura de Marília Arraes à Prefeitura.

Na verdade, o próprio Humberto e os demais cardeais do PT torcedores pela manutenção da aliança com os socialistas sabem que a decisão final sobre a candidatura petista à prefeitura do Recife já está tomada. A nacional do partido quer Marília Arraes candidata. Então, por que insistir em se opor ao desejo do PT nacional? A resposta é simples, uma vez que para os aliancistas manter esse processo de desgaste e divisão interna no partido faz parte da estratégia para minar Marília.

Há quem acredite que o boicote encabeçado por Humberto possa não prejudicar o projeto de Marília na capital, no entanto vale registrar que, diferente de 2018, quando a sua pré-candidatura a governadora não contava com o apoio de grande parte dos cardeais estaduais do partido e mesmo assim caminhava a passos largos graças ao apoio da base da sigla, agora, ao que parece, ela não conta com tamanho apoio entre os militantes do partido. Isso se deve principalmente ao fato de grande parte deles agora estarem sob o guarda-chuva do espaço cedido pelo PSB no Governo do Estado e Prefeitura do Recife à ala do PT comandada por Humberto Costa.

Ir para uma guerra com o exército dividido não será uma tarefa fácil para Marília Arraes. O inimigo dela não é João Campos, Patrícia Domingos, Alberto Feitosa, Charbel Maroun, Daniel Coelho ou Mendonça Filho. O PT de Humberto e companhia ocupam este papel muito bem.

FUJÃO – Antes pré-candidato a prefeito de Araripina pelo PP com o apoio da deputada estadual Roberta Arraes, o vice-prefeito Bringel Filho voltou atrás e retornou para de baixo dos pés do prefeito Raimundo Pimentel, a quem, junto com o pai Emanuel Bringel, até pouco tempo só não chamava de arroz doce.

MUDANÇA DE RUMO – A desistência da candidatura Bringel Filho exigirá da deputada Roberta Arraes um posicionamento sobre as eleições municipais de Araripina. Embora o partido incentive uma candidatura própria, não é descartada a possibilidade da parlamentar apoiar a candidatura a prefeito de Tião do Gesso (Solidariedade).

DIVIDINDO AS ATENÇÕES – Com atuação concentrada no Sertão, Roberta Arraes possui amplas chances de ampliar significativamente a sua base nessa região. Por lá ela terá candidatos a prefeito em Trindade (Zé Capacete – PP), Cedro (Riva Bezerra – PSB), Santa Maria da Boa Vista (George Duarte – PP),  Parnamirim (Mucio Angelim -PTB), e deve anunciar ainda nesta semana a candidatura de aliados em mais dois municípios. Já no Agreste, em Tupanatinga, apoia Dr. Diego (MDB).

LIGANDO OS MOTORES – Principal fiador da candidatura da esposa e ex-prefeita Elianai Baleia (PSB) à prefeitura de São José da Coroa Grande, João Baleia promete cair em campo já nos próximos dias. O seu grupo conta com quase 40 pré-candidatos a vereador. Além de Elianai, concorrem pelo comando do Poder Executivo Municipal o prefeito Pel Lages (Cidadania), o ex-prefeito Barbosa (PSD), Dr. Camilo Lobo (Republicanos) e a advogada Karina (PL).

NO AR – O deputado estadual Pastor Cleiton Collins (PP) estreia no próximo dia 06 de junho o Programa Bom Dia Vida na Rádio 97.1 FM.  A apresentação vai ao ar de segunda a sexta das 12:00h às 14:00h, no sábado o horário será das 10:00h às 12:00h. Conhecido como grande comunicador no seguimento evangélico, Collins é garantia de sucesso de audiência.

CORRENDO SOLTO – A aceitação ao nome do cantor Rogério Som tem sido enorme no Cabo de Santo Agostinho, sobretudo no distrito de Ponte dos Carvalhos. A situação tem assustado a vereadores e outros pré-candidatos no município que veem em Rogério uma ameaça a seus projetos de reeleição e eleição. Por esta razão a torcida é grande para que ele seja o candidato a vice na chapa de Lula Cabral.

ITAÍBA – Tá difícil identificar no Agreste Meridional algum pré-candidato com tanta disposição como a encontrada em Rogéria Martins. Ela, que disputará a prefeitura de Itaíba, tem empreendido uma intensa agenda de visitas e reuniões. A receptividade por parte da população tem impressionado. Rogéria é uma especie de trator de esteira que está ganhando terreno e ameaçando à reeleição da prefeita Regina Cunha.

RECUPERAÇÃO – O prefeito de Brejo da Madre de Deus, Hilário Paulo (PSD), conseguiu vencer o Covid-19. Ele chegou a ficar em estado grave na UTI, mas agora se recupera e em breve deve está novamente na linha de frente no enfrentamento à doença no município.

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO

COMENTÁRIOS