RADAR POLÍTICO (30/03) – Eriberto Rafael a caminho de Brasília

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

ESCRITO POR WELLINGTON RIBEIRO
Exercendo o seu terceiro mandato de vereador no Recife, Eriberto Rafael, atual 1º Secretário do Legislativo da Capital, não deve durar muito tempo na Casa de José Mariano. O seu destino, como foi revelado em primeira mão pelo Blog Ponto de Vista, é Brasília.

Embora evite falar sobre o assunto, preferindo no momento concentrar esforços no seu mandato de vereador, onde tem dado a sua parcela de contribuição no enfrentamento ao COVID 19 no Recife, Eriberto Rafael, filho do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Eriberto Medeiros, está com uma eleição bem encaminhada. Ele vai fazer comer poeira algumas figuras tradicionais da política.

Sem desmerecer a influência que o seu pai deve exercer sobre esse esperado desempenho, já que é o principal avalista do projeto, Rafael tem também o seu mérito no processo que está construindo dada a sua excelente desenvoltura e habilidade política.

A união do grande número de vereadores e outras lideranças políticas que estão aderindo ao projeto na capital, aliado às bases que surgem a cada dia em municípios da região metropolitana e interior, nos resta afirmar que a carga vai ser grande!

MUDANÇA DE RUMO – Lula da Fonte, filho do deputado federal Eduardo da Fonte, não vai mais concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. O seu alvo agora é a Câmara Federal. Não custa nada dizer que o projeto de Lula da Fonte deve ter uma atenção especial do presidente nacional do PP o senador Ciro Nogueira, com quem possui estreita relação de amizade.

PARA A HISTÓRIA – A 1ª e única vez que pai e filho foram eleitos deputado federal em Pernambuco para uma mesma legislatura foi em 1994, com José Mendonça e Mendonça Filho. A história pode se repetir 28 anos depois com Eduardo da Fonte e Lula da Fonte.

QUALIFICADA – O prefeito do Recife, João Campos, acertou em cheio ao nomear Fabíola Maciel para a chefia de divisão na Gerência da Pessoa com Deficiência, posto vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política sobre Drogas e Direitos Humanos, pasta comandada por Ana Rita Suassuna. Fabíola conhece bem a área. É sem dúvida um quadro de grande competência que deve somar bastante à gestão.

PREGO BATIDO…– Não abre nem para um trem carregado de pólvora! Foi isso que o Blog Ponto de Vista soube sobre a candidatura a deputado estadual de Rodrigo Farias, atual secretário Executivo de Articulação Institucional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico. Pessoas próximas a ele já teriam feito as contas e concluído que a sua candidatura é demasiadamente competitiva.

… PONTA VIRADA – Rodrigo Farias tem potencial de sair do Recife com uma expressiva votação graças ao trabalho que realizou quando esteve a frente da chefia de gabinete do então prefeito Geraldo Júlio. O município de Surubim também se apresenta como outro importante reduto. Não custa nada lembrar que Rodrigo é sobrinho do ex-deputado Nilton Mota, indiscutivelmente um excelente articulador que deve ajudá-lo neste projeto.

BEM NA FITA – Apesar de ter ficado na segunda suplência da coligação encabeçada pelo PSB em 2018 com uma votação de quase 18 mil votos, o atual deputado Professor Paulo Dutra (PSB) não pode ser subestimado para a eleição do próximo ano. Ele tem tudo para ampliar a votação. A firme defesa da área da educação deve render muitos votos de reconhecimento ao seu trabalho.

ALGUÉM SABE RESPONDER? – O PSB abrirá mão do comando do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (CEASA) para algum partido da base?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE

E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS