RADAR POLÍTICO (30/05) – Em meio aos problemas provocados pelas chuvas João Campos se destaca, mas tem grande desafio pela frente

Saiba mais informações sobre os bastidores da política clicando no link

João Campos Recife

Em meios as fortes chuvas que têm castigado a cidade do Recife desde o começo da semana, o prefeito João Campos vem se destacando positivamente no combate aos danos causados pelo temporal.

João tem visitado diversas áreas afetadas pela chuva, não parou um momento, tendo ficado até de madrugada monitorando as áreas atingidas junto de secretários e funcionários da defesa civil, além de ter liberado verba para ações de prevenção de desastres e proteção da população.

Segundo dados da Prefeitura do Recife, foram investidos neste ano de 2022, R$ 148 milhões na Ação Inverno, o valor é 50% maior do que o investido em 2021. A iniciativa inclui obras de contenção de encostas, limpeza de canais, micro e macrodrenagem, prevenção e monitoramento em áreas de risco, e eliminação de pontos críticos de alagamento.

O prefeito também agiu rápido para articular abrigos. Onde as pessoas que perderam suas casas durante as chuvas, pudessem ficar até conseguirem se reestabelecer. Também mobilizou mais de 400 funcionários da Defesa Civil e outros 2.600 de outras áreas, para enfrentar os impactos.

Toda a Região Metropolitana do Recife e outras regiões de Pernambuco estão passando por um fenômeno atípico, conhecido como Onda de Leste. Esse fenômeno é proveniente de ventos alísticos, e causa uma quantidade alta de chuvas em regiões costeiras do litoral nordestino. Com isso, não só áreas de risco, como áreas antes consideradas seguras sofreram com o temporal desde a segunda-feira (23).

Os problemas enfrentados pelo Recife diante deste fenômeno atípico servem de lição para o prefeito, que agora terá pela frente o desafio de concentrar esforços e recursos para minimizar os prejuízos e evitar novas tragédias.

RECURSOS – O governador Paulo Câmara libertou R$ 100 milhões para obras urgentes e de infraestrutura nos municípios atingidos. Até o momento o estado contabiliza 14 municípios que decretaram estado de emergência.

Clóvis PaivaDOAÇÃOAssim como fez no período da pandemia, quando doou 30% do seu salário para entidades de caridade, o deputado estadual Clóvis Paiva (PP) decidiu fazer o mesmo para ajudar as pessoas vítimas das fortes chuvas que atingiram o estado.

VÍTIMAS – Ate a manhã desta segunda (30) já foram contabilizadas 79 vidas perdidas em Pernambuco por conta das chuvas dos últimos dias. Ainda existem mais de 50 desaparecidos. Caso os desaparecidos se confirmem em óbitos, essa será a maior tragédia de todos os tempos no estado. Superando inclusive a grande cheia de 1975 que resultou em 104 mortes.

ARTICULAÇÃO – Diante dos prejuízos ocasionados pelas fortes chuvas que atingiram o estado, Tiago Pontes, ex-secretário nacional de Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Regional, disparou ligação para o ministro Daniel Ferreira (MDR) solicitando ajuda do Governo Federal para os municípios atingidos.

ALTERAÇÃO – O fenômeno que devastou municípios da Região Metropolitana e alguns da Zona da Mata Acabou por modificar as agendas dos pré-candidatos ao Governo. Miguel, por exemplo, cancelou a apresentação das diretrizes do seu plano de Governo que ocorreria nesta segunda. Danilo, Marília, Anderson e Raquel também suspenderam os compromissos.

DECISÃO ACERTADA – O prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia, decidiu por cancelar a programação do São João. Os recursos que seriam gastos com a festividade serão destinados para o ajudar os munícipes prejudicados pelas chuvas.

ALGUÉM RESPONDE? – A novela envolvendo o PP e PSB terá um fim nesta semana?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE – E-mail: [email protected] Whatshap (81) 99521-6544

COMENTÁRIOS