RADAR POLÍTICO (31/03) – Os desafios de Miguel Coelho para 2022

Saiba esta e outras informações sobre os bastidores da política pernambucana clicando no link

Uma das alternativas do grupo oposicionista para disputar o Governo do Estado em 2022, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), tem pela frente um longo caminho a percorrer para consolidar o seu projeto. A primeira tarefa ele já está cumprindo ao fazer um bom trabalho a frente do Executivo Municipal do maior colégio eleitoral do sertão, porém falta a Miguel cumprir a segunda tarefa que é fazer este trabalho repercutir em todo o estado, sobretudo na região Metropolitana, local que reúne mais de 40% do eleitorado do estado.

A terceira etapa a ser realizada pelo prefeito petrolinense é a de ganhar a quebra de braço contra Anderson Ferreira e Raquel Lyra, duas outras figuras que disputam com ele o protagonismo dentro do campo de oposição. O primeiro é prefeito de Jaboatão dos Guararapes, município da Região Metropolitana que é o segundo maior colégio eleitoral de Pernambuco com mais de 450 mil eleitores, mais que o dobro de Petrolina; a segunda comanda Caruaru, maior colégio eleitoral do Agreste com 225 mil eleitores, 15 mil a mais que o município comandado por Miguel.

Seguindo o processo de etapas a serem cumpridas, Miguel Coelho terá que convencer uma parcela significativa do eleitorado que é majoritariamente de esquerda no estado a aderir ao seu projeto, algo que não dependerá apenas dele, mas, sobretudo, do desempenho do governo do presidente Bolsonaro nos próximos meses. Miguel sabe que não é uma tarefa fácil um palanque de centro-esquerda vencer uma eleição em Pernambuco, principalmente se esta eleição tiver o ex-presidente Lula disputando uma eleição presidencial. Unido a isto, disputar contra a estrutura do PSB exigirá um esforço hercúleo já que o candidato já escolhido no ninho socialista é Geraldo Júlio, político que realizou um bom trabalho durante os 8 anos que comandou a prefeitura do Recife.

EM ALTA – A iniciativa do prefeito do Recife, João Campos (PSB), de disponibilizar um Crédito Popular para pequenos empreendedores chega em uma boa hora. A prefeitura disponibiliza até R$ 3 mil. O favorecido tem carência de 4 meses para começar a pagar com uma taxa de juros simbólica. Quem pagar em dia todas as 11 parcelas, a 12ª fica por conta da prefeitura. Nas primeiras horas de lançamento mais de mil pessoas se cadastraram. Um exemplo que deveria ser seguido por outros municípios.

VÃO TOPAR? – A lista de ex-prefeitos de municípios da Região Metropolitana que avaliam disputar uma vaga na Assembleia Legislativa no próximo ano só cresce. Jorge Alexandre (Camaragibe) e Joamy (Araçoiaba) estão sendo incentivados por aliados a encarar a disputa.

GANHANDO ESPAÇO– Eleito em 2018 sem a ajuda de nenhum prefeito, ocasião em que obteve mais de 37 mil votos, o deputado estadual Clóvis Paiva (PP) vai disputar a reeleição com o apoio de ao menos três prefeitos, são eles: Keko do Armazém (Cabo de Santo Agostinho), Josafá Almeida (São Caetano) e Sérgio da Farinha (Maraial), além de já está em conversa com outros três. Paiva caminha forte para a renovação do mandato.

EMBAIXADOR DO SERTÃO – Em se tratando de perfuração de poços, nenhum deputado federal bate a marcar de Sebastião Oliveira (AVANTE). O parlamentar já contabilizou mais de 100 poços perfurados, sendo boa parte deles em Serra Talhada. O diferencial dos poços de Sebastião Oliveira é que eles possuem estrutura de energia solar, o que gera economia no bolso das famílias beneficiadas. A sua dedicação ao sertão fez dele o deputado federal mais votado da região em 2018.

RECIFE – Vereador de primeiro mandato, Joselito Ferreira (PSB) tem apresentado um intenso ritmo de trabalho. Está partindo dele uma série de cobranças para melhorias nos bairros de Jardim São Paulo, Estância, Tejipió e Areias. A quantidade dos pedidos atendidos pela Prefeitura impressiona.

NO LUGAR CERTO – Conhecido por trabalhar nos bastidores atendendo as demandas dos deputados, o secretário Executivo de Articulação e Acompanhamento, Eduardo Figueiredo, tem dado conta do recado. A celeridade com que os pedidos são atendidos é alvo de elogios de vários parlamentares.

ALGUÉM SABE RESPONDER? – Qual o papel do ex-senador Armando Monteiro em 2022?

Wellington Ribeiro é pós-graduado em Gestão Pública e Legislativa pela UPE

E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS