Radar Políticos (31/01) – Disputa por Comissões entra na pauta da ALEPE

Radar Políticos (31/01) – Disputa por Comissões entra na pauta da ALEPE

Blog Ponto de Vista - Wellington Ribeiro

Com acirramento na disputa por espaços na Mesa Diretora da ALEPE tomado proporções inimagináveis até pouco tempo atrás, os olhares daqueles que gostam de acompanhar a política pernambucana estão todos voltados para a eleição, no entanto, simultaneamente a esta disputa há um movimento silencioso promovido por parlamentares no sentido de garantir outros espaços importantes na estrutura do Legislativo Estadual, a exemplo das 14 Comissões temáticas da Casa.

Responsáveis por discutir e apreciar projetos de lei, emendas e outras proposições, antes de sua votação em Plenário, as Comissões também têm o papel de convidar ou convocar autoridades públicas para prestar esclarecimentos e realizar audiências públicas. São nesses espaços onde os parlamentares tem a oportunidade de maximizar a sua atuação de acordo com o tema que mais se identifica e a bandeira que defende.

Embora alguns deputados evitem revelar que trabalham para garantir o comando de um desses colegiados, a verdade é que os acordos para a disputa pelos cargos da Mesa Diretora são  intrinsecamente ligados à divisão das Comissões, sendo, inclusive, algumas delas até mais cobiçadas por alguns espaços da Mesa, como é o caso da de Constituição, Legislação e Justiça; e Finanças, Orçamento e Tributação, que só perdem em atratividade para a presidência e primeira-secretaria.

A oficialização dos nomes que comporão as Comissões como presidente, membros titular e suplentes se dará ao longo da próxima semana.

Meu pirão primeiro  Enquanto alguns deputados estão se desdobrando de olho no voto para a disputa por espaço na Mesa Diretora, outros estão focados em garantir por meio de acordos a presidência de uma das 14 Comissões temáticas da Casa. 

Impasse 1 – Na bancada de Oposição, composta por 12 deputados distribuídos no PSC, DEM, PRTB, PTB, PTB, PSDB, PRB, Avante e PSOL, a expectativa é de que sejam reservadas à presidência de 3 comissões. O grande problema é que na bancada ao menos cinco deles almejam ocupar este espaço estratégico. 

Impasse 2 – Nos partidos pertencentes a Oposição ao menos seis deputados já sinalizaram interesse na presidência de comissões. São eles: Wanderson (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável); Romero Sales Filho (Desenvolvimento Econômico e Turismo); Alessandra Vieira (Redação Final ou Negócios Municipais); Coodeputadas Juntas e Clarissa Tércio (Cidadania, Direitos Humanos e Participação Popular); e João Paulo Costa (Esporte e Lazer). Vai sobre alguém!

Governista – Vale registrar que, embora pertencente ao PSC, partido de oposição, Wanderson Florêncio participará da base do Governo. O seu espaço deve ser garantido pela cota da Oposição.

Partilha 1 – Por sua vez, a base governista terá à disposição a presidência de 11 comissões. No PSB, maior bancada, as certezas são Waldemar Borges com Constituição, Legislação e Justiça; Lucas Ramos na de Finanças, Orçamento e Tributação; e Gleide Ângelo com a de Defesa dos Direitos da Mulher. Saúde e Desenvolvimento Econômico também estão no radar da sigla.

Partilha 2 – Já o PP está de olho na de Administração Pública, colegiado que levantou o interesse de Antônio Moraes (imagem) e Delegado Lessa; já Fabíola Cabral pode assumir Ciência e Tecnologia, enquanto que Roberta Arraes busca emplacar Agricultura.

Partilha 3 – Ao abdicar de concorrer a uma vaga na Mesa, o deputado Joaquim Lira (PSD) teria garantido por acordo a presidência de uma comissão. Falava-se em Administração, no entanto dificilmente conseguirá porque o PP colocou o espaço entre as prioridades da sigla. Preparado e dedicado, qualquer que seja o espaço que ocupe, Joaquim não terá dificuldades de imprimir uma excelente marca.

Partilha 4 – Ligado ao movimento dos trabalhadores rurais, o estreante Doriel Barros (PT) deseja comandar Agricultura.

Impedimento – Não fosse a condição de suplente, professor Paulo Dutra seria um nome natural para assumir a comissão de Educação e Cultura. No entanto, o regimento interno da ALEPE não permite que suplentes sejam presidentes de comissões.

Suplências  Se nada mudar até amanhã a divisão das suplências da Mesa diretora ficará com a seguinte configuração: Gustavo Gouveia (DEM), Henrique Filho (PR, imagem); Manoel Ferreira (PSC). O PP indica Joel da Harpa (PP) e a outra vaga pode ser de Claudiano Filho ou Cleiton Collins, a depender de como ficará o entendimento para a ida de um dos dois para a terceira-secretaria; e as outras duas vagas estão destinadas ao PSB contemplando aqueles que saírem derrotados na disputa pela primeira-secretaria e primeira-vice-presidência ou algum dos outros membros que não ficarem na liderança do partido ou no comando de Comissão.

Consenso – No próximo dia 5 de fevereiro a Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE) realiza a eleição da nova diretoria para o biênio 2019/2020. Em um clima de reconhecimento e confiança na gestão do atual presidente José Patriota, os prefeitos decidiram montar uma chapa única para reconduzi-lo ao comando do órgão. Da Mata Sul quem compõe a chapa é a prefeita de Rio Formoso, Isabel Hacker (PSB), como titular do Conselho Deliberativo regional.

No lugar certo – O deputado estadual Romero Albuquerque (PP) será o vice-líder do Partido Progressista e tem posição garantida como membro titular da Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade, espaço que não deverá ter dificuldade alguma para se adaptar já que a sua principal bandeira é defesa e proteção dos animais.

Fazendo o dever de casa – Focado na estruturação do partido com vistas à 2020, o deputado federal André de Paula, presidente estadual do PSD,  filiou Júlio Lóssio, ex-prefeito de Petrolina, ao partido. O ingresso de Lóssio nas fileiras do PSD é um reforço importante para a sigla na  região do sertão do São Francisco.

Estrutura partidária – De olho na prefeitura de Petrolina, Lóssio garante ao ingressar no PSD um bom tempo de televisão e rádio para encarar a disputa pela capital do sertão no próximo ano. Vale lembrar que, agora com mais de 200 mil eleitores, Petrolina figura no seleto grupo de municípios pernambucanos onde pode haver segundo turno.

Volta por cima – Ignorado pelo governador Paulo Câmara (PSB) no processo de distribuição de espaços no primeiro e segundo escalão do Governo do Estado, o deputado federal Pr. Eurico (Patriota) tem tudo para indicar um aliado em um importante órgão do Governo Federal no estado dada a sua estreita relação com o presidente Jair Bolsonaro (PSL). Fala-se que ele pode emplacar o comando do Metrorec e espaços na Chesf.

Mudanças 1 – Depois de trocar recentemente os secretários de Educação e Finanças, a prefeita de Ipojuca, Célia Sales (PTB), irá também mexer nas secretarias de Saúde, Administração e Assistência Social. 

Mudanças 2 – Na Saúde, quem assume é Wendel França em substituição a Diego Pessoa, quadro que vinha realizando um excelente trabalho na área e agora vai para o Governo do Estado onde assumirá a secretaria-executiva de Desenvolvimento Agrário auxiliando Dilson Peixoto. Já Administração, o novo secretário será Alexandre Cardoso, ex-procurador adjunto do município. Quanto a pasta de Assistência Social, Anne Banja assume interinamente. O titular  deverá ser anunciado nas próximas semanas.

Desastre – Esposa de Carlinhos do Moinho, considerado o pior prefeito que já passou por Carpina, a prefeita de Lagoa de Itaenga, Graça do Moinho, até agora não conseguiu dizer a que veio. Na Mata Norte a sua gestão já leva o título de uma das mais inoperantes da região. Da forma como conduz o município dificilmente terá condições de chegar competitiva para disputar a reeleição.

Determinado – O empresário Eudo Magalhães segue confiante para a disputa pela prefeitura de Primavera. Ele enfrentará a atual prefeita Dayse Juliana, além de Jandeildo Filho, herdeiro do ex-prefeito Galego do Gás

Participe! – Quer que notícias da política da sua cidade sejam abordadas no Blog Ponto de Vista? Entra em contato conosco pelo Whatshap (81) 99908-5249.

Escrito por Wellington Ribeiro – E-mail: [email protected]

COMENTÁRIOS