Raquel visita cidades do Agreste e destaca força do empreendedorismo da região

Os ex-prefeitos Izaías Régis e Débora Almeida acompanharam a agenda.

Raquel Lyra – Foto: Tiago Calazans


A prefeita de Caruaru e presidente do PSDB Pernambuco, Raquel Lyra, visitou nesta sexta-feira, 19, três cidades do Agreste. Em Sanharó, conversou com comerciantes, consumidores  e lideranças no Polo do Queijo, às margens da BR-232. Em Poção, Raquel conheceu rendeiras que participam do Grupo de Mulheres de Renda, no Cáritas Paroquial Cruzeiro de Poção, e se reuniu com lideranças, vereadores, professores e representantes da sociedade civil  numa roda de conversa que encerrou a programação do dia. A agenda na região teve início em Lajedo, com entrevista na rádio Asas FM. A ex-prefeita de São Bento do Una, Débora Almeida, vereadores e lideranças políticas acompanharam a agenda.

O empreendedorismo do povo da  região e as dificuldades e falta de apoio para fomentar novos negócios foram destacados pela prefeita. A gestora foi entrevistada no Programa Juventude Debate, da Rádio Sanharó FM, apresentado pela segunda vereadora mais jovem do Brasil e integrante da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), Rannya Freitas (PSB). “Estamos no Agreste Meridional de Pernambuco, uma terra de gente empreendedora, que produz leite e queijo sem água, com dificuldade nas estradas, faltando segurança. Imagina como isso aqui pode ser fortalecido e potencializado? Porque força de vontade, de trabalho, capacidade de empreender e coragem diante de tanta adversidade, o povo tem muita”, destacou Raquel Lyra.

“Temos produtos de qualidade mas precisamos de segurança e infraestrutura para que os consumidores possam parar aqui e conhecer a nossa produção”, afirmou o comerciante Valdecir Batista, conhecido como Biu do Bar.

Em Poção, onde cerca de 7 mil pessoas vivem da renda renascença, Raquel conversou com rendeiras que destacaram a importância da atividade para o município e as dificuldades que enfrentam pela falta de apoio do governo. “Temos peças riquíssimas, mas os desafios são muitos porque para vender precisamos atrair o consumidor. É difícil atrair clientes sem um plano de desenvolvimento e sem estradas que garantam nossa mobilidade e tragam turistas”, disse Lekinha Cordeiro, rendeira há 50 anos. A secretária municipal de educação, Madalena Freitas Poção acrescentou que “Poção tem um potencial enorme a ser explorado, temos a renascença, o clima, o turismo e a nossa cultura. Falta um olhar para nossa cidade”, frisou.

Na roda de conversa, Raquel ouviu a população sobre o potencial da cidade e  reforçou o objetivo do Movimento Levanta Pernambuco, iniciativa interpartidária coordenada pelo PSDB em conjunto com o presidente do PL e prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira; o presidente do PSC e deputado federal, André Ferreira; e pelo presidente do Cidadania e deputado federal, Daniel Coelho. “Estamos percorrendo os municípios para colocar foco nos problemas do povo. Para construir junto da população, partidos políticos, lideranças econômicas, segmentos da economia entre outros, soluções para para o nosso estado que tem ficado para trás nos últimos anos e está perdendo a liderança para outros estados. Não tem uma cidade que vá conseguir resolver sozinha os seus problemas”.

O ex-prefeito e ex-deputado estadual Izaías Régis acompanhou a agenda em Lajedo. Neste domingo,21, a presidente do PSDB estará em Brasília para as prévias do partido que vão escolher o candidato tucano à Presidência da República.

COMENTÁRIOS