Reciclagem é tema de audiência pública na Câmara do Recife

Reciclagem é tema de audiência pública na Câmara do Recife

A Câmara Municipal do Recife receberá nesta quinta-feira (16), a partir das 9h, uma Audiência Pública sobre reciclagem. A iniciativa é da vereadora Goretti Queiroz (PSC). Representantes da Emlurb, da Companhia Independente de Policiamento de Meio Ambiente (Cipoma), da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, e CPRH, estarão presentes no encontro. Temas como o reaproveitamento do lixo, e o que está sendo feito pela prefeitura para estimular a reciclagem, serão debatidos no dia. Para Goretti Queiroz, a crescente produção de aparelhos eletrônicos e tecnológicos, bem como material plástico exige uma discussão séria sobre o assunto. “O tema está cada vez mais atual. O lixo que produzimos, se reciclado da forma correta, gera muito dinheiro. O objetivo da audiência pública é estimular a reciclagem e gerar emprego e renda para a população. Além de contribuir com o meio ambiente que está cada vez mais desgastado”, disse. Um levantamento feito pela Ellen MacArthur Foundation aponta que cerca de oito bilhões de toneladas do material são despejados nos mares todos os anos, o que equivale a um caminhão de lixo por minuto. Os números acendem um alerta para a população e deixa claro que, se nada for feito para impedir isso, em 2050, teremos mais plásticos do que peixe nos oceanos. A vereadora acredita que a audiência pública servirá para estimular a Prefeitura do Recife a olhar com mais atenção a questão da reciclagem no município, além de estimular a criação de projetos de lei que visem contribuir para o meio ambiente. No final do ano passado, Goretti Queiroz fez o lançamento do programa “Seu lixo salva animais”. A proposta tem a intenção de cumprir um compromisso, assinado em 2016, com o Movimento Lixo Zero. O objetivo é promover o sentido de preservação do meio ambiente e ser uma fonte de renda para a população, em particular, para os protetores de animais. CÂMARA VERDE Goretti Queiroz irá apresentar, durante a audiência pública, o Projeto de Lei “Câmara Verde”, que tem o objetivo de implantar a coleta seletiva, o reuso e a reciclagem dos resíduos coletados, bem como implementar política de redução do consumo de matérias descartáveis seguindo os preceitos do consumo sustentável. De acordo com o PL, todos os setores da Câmara Municipal do Recife deverão realizar a coleta seletiva do seu lixo. Os resíduos coletados poderão ser destinados a cooperativas e empresas especializadas e outras instituições. 

Vereadora Goretti Queiroz (PR) – Foto: Carlos Lima

A Câmara Municipal do Recife receberá nesta quinta-feira (16), a partir das 9h, uma Audiência Pública sobre reciclagem. A iniciativa é da vereadora Goretti Queiroz (PSC). Representantes da Emlurb, da Companhia Independente de Policiamento de Meio Ambiente (Cipoma), da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, e CPRH, estarão presentes no encontro.

Temas como o reaproveitamento do lixo, e o que está sendo feito pela prefeitura para estimular a reciclagem, serão debatidos no dia. Para Goretti Queiroz, a crescente produção de aparelhos eletrônicos e tecnológicos, bem como material plástico exige uma discussão séria sobre o assunto.

“O tema está cada vez mais atual. O lixo que produzimos, se reciclado da forma correta, gera muito dinheiro. O objetivo da audiência pública é estimular a reciclagem e gerar emprego e renda para a população. Além de contribuir com o meio ambiente que está cada vez mais desgastado”, disse.

Um levantamento feito pela Ellen MacArthur Foundation aponta que cerca de oito bilhões de toneladas do material são despejados nos mares todos os anos, o que equivale a um caminhão de lixo por minuto. Os números acendem um alerta para a população e deixa claro que, se nada for feito para impedir isso, em 2050, teremos mais plásticos do que peixe nos oceanos.

A vereadora acredita que a audiência pública servirá para estimular a Prefeitura do Recife a olhar com mais atenção a questão da reciclagem no município, além de estimular a criação de projetos de lei que visem contribuir para o meio ambiente.

No final do ano passado, Goretti Queiroz fez o lançamento do programa “Seu lixo salva animais”. A proposta tem a intenção de cumprir um compromisso, assinado em 2016, com o Movimento Lixo Zero. O objetivo é promover o sentido de preservação do meio ambiente e ser uma fonte de renda para a população, em particular, para os protetores de animais.

CÂMARA VERDE

Goretti Queiroz irá apresentar, durante a audiência pública, o Projeto de Lei “Câmara Verde”, que tem o objetivo de implantar a coleta seletiva, o reuso e a reciclagem dos resíduos coletados, bem como implementar política de redução do consumo de matérias descartáveis seguindo os preceitos do consumo sustentável.

De acordo com o PL, todos os setores da Câmara Municipal do Recife deverão realizar a coleta seletiva do seu lixo. Os resíduos coletados poderão ser destinados a cooperativas e empresas especializadas e outras instituições. 

COMENTÁRIOS