Recife alcança nota máxima e lidera ranking de transparência da CGU

A análise contemplou a transparência passiva e ativa e o Recife conquistou Nota 10


A Controladoria-Geral da União divulgou nesta segunda-feira (15) o seu ranking de transparência denominado “Escala Brasil Transparente”. O Recife recebeu nota máxima e está em primeiro lugar no ranking nacional de melhor grau de transparência.   Na primeira edição da avaliação EBT, o Recife também liderou o ranking, com nota 9,9.  “O Recife dá exemplo, mais uma vez não apenas mantendo a liderança no ranking, mas alcançando a nota máxima em todos os itens avaliados”, destaca o prefeito João Campos.

A  EBT – Avaliação 360º é composta de dois blocos, sendo um para análise de quesitos de transparência ativa e outro para os quesitos de transparência passiva. Foram avaliados todos os Estados, as capitais e os municípios com mais de 50 mil habitantes (com base nas estimativas de 2017, do IBGE). Ao todo, foram avaliados 691 entes.

Ao avaliar os municípios com mais de 50 mil habitantes, a avaliação contempla os entes nos quais está concentrada a maioria da população brasileira. Os quesitos de transparência ativa foram avaliados entre abril e agosto de 2020 e considerou o período de agosto de 2019 a janeiro de 2020 como referência para a verificação das informações publicadas nos sites oficiais e portais de transparência. A avaliação da transparência passiva foi realizada entre junho a setembro de 2020 e os dados foram inseridos no sistema entre novembro e dezembro de 2020.

A Controladoria-Geral do Município, responsável pelo Portal da Transparência do Recife, tem o papel de fomentar o controle social a partir da disponibilização de informações que permitam aos cidadãos acompanhar as ações e programas do Poder Executivo municipal.

OUTRAS PREMIAÇÕES – Desde que foi lançado, em abril de 2013, o Portal da Transparência do Recife vem se destacando nas diversas avaliações a que é submetido. A cidade já conseguiu pontuações importantes na ONG Contas Abertas, no Ministério Público Federal, atingindo notas máximas e primeiro lugar em todo o Brasil. Nesta avaliação, Recife está ao lado de estados como Ceará, Espírito Santo e Minas Gerais e de capitais como  João Pessoa(PB) e Campo Grande (MS).

COMENTÁRIOS