RECIFE – Andreza Romero quer mais recursos para a Saúde. Liana Cirne pede para adiar votação de requerimento

Em meio à nova alta de casos, vereadora do PT pede vista ao requerimento que prevê mais recursos para combate à Covid-19

Vereadoras Andreza Romero (PP) e Liana Cirne (PT)

Um pedido de vista feito pela vereadora Liana Cirne (PT) pode atrasar o remanejamento de recursos que seriam destinados às comemorações do Carnaval 2021, cancelado em todo o estado desde dezembro do ano passado, para investimentos no sistema de saúde pública da capital pernambucana. Há menos de quinze dias da data em que os festejos deveriam acontecer e em meio à nova alta de casos da covid-19 no Recife, a proposta de destinar a verba para realizar melhorias em hospitais, postos de saúde e ações de enfrentamento ao novo coronavírus é de Andreza Romero (PP).

O requerimento 61/2021, uma indicação encaminhada ao prefeito do Recife, João Campos, ressalta que, em razão do cancelamento das festas, é importante garantir que a rede de saúde pública do Recife esteja preparada para prestar a devida assistência à população. “Esse é um tema urgente. A pandemia nos ensinou que saúde deve ser prioridade sempre!”, disse a vereadora Andreza.

Para Liana, a Prefeitura do Recife deve garantir que a verba chegue à classe artística que trabalha durante o carnaval e, por essa razão, a parlamentar pediu para examinar a proposta, adiando sua votação. No entanto, em seu discurso durante a primeira Sessão Ordinária de 2021 na Câmara Municipal do Recife, a vereadora destacou o alto número de infectados e de vítimas fatais do novo coronavírus na capital. Já são quase 60 mil recifenses contaminados e mais de 2 mil mortos.

“Minha proposta não é abandonar a classe artística, mas propor a discussão de alternativas de suporte a estes profissionais e priorizar, neste momento, os investimentos na estrutura da saúde. Não podemos estar distantes da realidade e essa deve ser a prioridade na nossa cidade. Podemos discutir como será feita a assistência aos artistas, produtores e outros profissionais envolvidos, mas é o momento de viabilizar todos os meios de cuidado e preservação da vida de todos os recifenses”, disse Andreza Romero.

A parlamentar ainda acrescentou que, no período de 24 a 30 de janeiro, em meio ao início da campanha de vacinação contra a covid-19, o Recife observou uma alta de quase 50% dos casos da doença, além de um aumento também nas taxas de ocupação de terapia intensiva dos leitos do município. “Diante desse cenário, é preciso vigilância e investimentos”, finalizou.

COMENTÁRIOS