RECIFE – Vereador Dr. Tadeu Calheiros defende investimentos no SAMU

Parlamentar destacou em requerimentos os pontos necessários para investimentos que ajudarão na ampliação dos serviços do SAMU na capital

Vereador Tadeu Calheiros (Podemos)

Três requerimentos de autoria do vereador Tadeu Calheiros (Podemos), discutidos e aprovados nesta semana na câmara municipal, podem beneficiar, ainda este ano, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU Recife. Os documentos protocolados pedem a ampliação das bases descentralizadas, além da renovação da frota de ambulâncias e construção de uma nova sede.

De acordo com o parlamentar, a formulação dos requerimentos teve origem durante a última reunião da Comissão Especial Interpartidária de Acompanhamento ao Coronavírus da Câmara. Na ocasião, um dos convidados foi o coordenador do SAMU, Leonardo Gomes. Segundo Tadeu Calheiros, que também é vice-presidente da Comissão de Saúde da Casa, é inegável que a prefeitura precisa investir no Samu. “Há 17 anos, o serviço é de extrema importância para os moradores e é necessário ampliá-lo e modernizá-lo para que esse atendimento seja ainda mais rápido e qualificado. Esse é um pleito antigo da categoria”, justifica o vereador.

O requerimento de nº 2248/2021 pede que a Prefeitura do Recife amplie o número de bases descentralizadas do Samu, passando de 12 para 15 pontos. A instalação das novas bases seria nos bairros do Pina, Boa Viagem e Ibura. “A intenção é reduzir o tempo de chegada das ambulâncias no socorro aos pacientes da zona sul do Recife. Muitas vezes um simples minuto significa o salvamento de uma vida”, explica Tadeu, que também é médico do SUS.

O requerimento número  2247/2021 dirige apelo ao Ministério da Saúde a fim de renovar a frota que presta o serviço móvel de urgência. “Nesta época de pandemia, com o crescimento do número de chamados, houve bastante desgaste dos veículos. Somente no ano passado, mais de 6500 visitas foram realizadas nos casos respiratórios graves e, com isso, há o desgaste natural da frota que está rodando desde 2013. Ela precisa ser renovada”, defende o vereador.

Finalmente, o terceiro requerimento (n ° 2249/2021), solicita a prefeitura a construção de uma nova sede para modernização e melhor acomodação dos funcionários do SAMU.

COMENTÁRIOS