Retomada das aulas priorizará saúde e aprendizado

Saiba mais informações clicando no link


A volta às aulas deverá considerar valores de preservação da saúde da comunidade escolar e de garantia do aprendizado dos estudantes. Essa foi a avaliação dos palestrantes do II Webinário A Educação Pós Pandemia, promovido pela Gerência de Educação Regional Recife Sul e realizado na manhã desta segunda-feira (15).

“A educação é o caminho para superarmos a crise. O Brasil precisa tomar a lição da História e seguir o exemplo dos países que, no pós-guerra, escolheram a educação como opção estruturante para seu desenvolvimento. São esses países que despontam no ranking dos mais desenvolvidos do mundo atualmente”, afirmou o deputado federal Danilo Cabral (PSB), um dos palestrantes. Segundo ele, no Congresso Nacional, as discussões sobre o tema são baseadas no tripé: Comissão Externa para acompanhamento da volta às aulas, Plano Emergencial para a Educação e o projeto de lei 2949/2020.

“A Comissão ajudará a promover o diálogo da União e dos estados e municípios com o próprio Congresso e a elaborar as diretrizes conjuntas, que são tratadas no PL 2949, para o retorno das aulas presenciais. Já o Plano Emergencial garante os recursos na ordem de R$ 31 bilhões, necessários para atravessarmos o ano, com a queda da arrecadação e seu impacto nos recursos da área”, explicou Danilo Cabral. Ele ressaltou que a renovação do Fundeb é o instrumento para falar para o futuro. “O Fundo se extingue neste ano e precisamos correr para torná-lo uma política permanente”, acrescentou.

O secretário estadual de Educação, Fred Amâncio, disse que ainda não há uma data prevista para o retorno das aulas, mas adiantou que será feita por etapas, com prioridade para os alunos do último ano do Ensino Médio por causa do Enem. “Estamos construindo o Plano de Convivência da Covid-19 na Educação, que devemos apresentar no fim do mês. A retomada não terá apenas o olhar para a volta das aulas presenciais, trataremos sobre o acolhimento de toda a comunidade escolar”, destacou. Ele acrescentou que o Plano será referente à educação básica pública e privada, ao ensino superior público e privado e aos cursos livres, como de idiomas.

“O planejamento para a volta às aulas deve ser um momento de diálogo, de nos desarmarmos para buscar o melhor para nossos estudantes, professores e demais profissionais do ambiente da educação”, opinou o deputado estadual Paulo Dutra (PSB). Ele ressaltou que cerca 80% dos alunos do ensino médio, que devem retornar às salas de aula em primeiro lugar, são da rede pública. “Em Pernambuco, temos um alinhamento muito produtivo dos Poderes Executivo e Legislativo no enfrentamento da pandemia e isso garantirá que as melhores soluções possam ser apresentadas à nossa sociedade”, completou.

De acordo com o secretário executivo estadual de Educação, João Charamba, mediador do webinário, 2,4 milhões de pessoas estão ligadas à educação em Pernambuco. “Ou seja, um terço da população pernambucana se relaciona com o campo da educação, trabalhando ou estudando, e é para todas essas pessoas que precisamos planejar a retomada”, finalizou.

COMENTÁRIOS