Romerinho Jatobá é reeleito para a presidência da Câmara de Vereadores do Recife

Eriberto Rafael foi reconduzido para a 1ª Secretaria. Ao todo, foram eleitos sete vereadores como membros titulares e dois suplentes da Comissão Executiva para o Biênio 2023/2024

Romerinho Jatobá Recife Eriberto Rafael Câmara de Vereadores do Recife

A Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene, na manhã desta quarta-feira (17), para eleição da Comissão Executiva para o biênio 2023-2024. O atual presidente, vereador Romerinho Jatobá (PSB) e o primeiro-secretário, vereador Eriberto Rafael (PP), foram reconduzidos aos cargos. O primeiro é o representante legal do Poder Legislativo Municipal, responsável pela parte política e legislativa da Casa de José Mariano; e o segundo, pelas questões administrativas e financeiras.

Ao todo, foram eleitos sete vereadores como membros titulares e dois suplentes da Comissão Executiva, em votação deliberada com a presença da maioria absoluta de seus membros, em votação nominal. Reeleito para mais dois anos, Romerinho Jatobá falou dos novos desafios. “Vamos continuar com esse compromisso de aproximar os trabalhos da Câmara da população do Recife. Vamos continuar servindo como a gente fez nesses dois anos do nosso mandato, fazendo ações importantes e pioneiras como o repasse do fundo de recursos para que a Prefeitura do Recife pudesse fazer ações importantes, que mudassem a vida dos cidadão recifenses. Vamos continuar com esse trabalho, com ajuda dos vereadores e das vereadoras, fazendo da Câmara Municipal a casa do povo do Recife”.

O primeiro-secretário, Eriberto Rafael, disse qual a sensação de ser reeleito pelos colegas. “É a sensação de credibilidade para podermos realizar nosso trabalho junto com toda a Comissão Executiva, para melhoria da Casa, para os avanços que vimos buscando.  De aproximar, cada vez mais a população, da Câmara; de trazer a acessibilidade à nossa Casa, que é uma pauta que a gente implementou. No primeiro biênio, demos início e vamos avançar nas conquistas que já tivemos. Isso é gratificante e sabemos que vamos nos dedicar ainda mais no próximo biênio”.

A eleição foi realizada através de urna eletrônica. Os líderes das bancadas de Oposição, vereador Renato Antunes (PL) e de Governo, vereador Samuel Salazar (MDB), foram os fiscais do pleito. Cada vereador, ao ser chamado, fez a escolha de candidatos para os cargos. Por isso, eles eram eleitores e candidatos ao mesmo tempo.

Para serem eleitos, precisavam ter pelo menos 20 votos, que é o número representativo da maioria absoluta. Após a votação, exatamente ás 12h45, o presidente da Comissão Executiva, Romerinho Jatobá, declarou os nomes dos eleitos. A posse será no primeiro dia útil de janeiro do próximo ano (dia 2), de acordo com o parágrafo 1º, do artigo 39, do regimento Interno.

 

Os eleitos foram:

Presidente – Romerinho Jatobá (PSB)

1º vice-presidente – Hélio Guabiraba (PSB)

2º vice-presidente – Ana Lúcia (Republicanos)

3º vice-presidente – Felipe Alecrim (PSC)

1º secretário – Eriberto Rafael (PP)

2º secretário – Felipe Francismar (PSB)

3º secretário – Zé Neto (Pros)

1º suplente – Almir Fernando (PCdoB)

2º suplente – Osmar Ricardo (PT)

COMENTÁRIOS