Romero Albuquerque quer que delegacias recebam denúncias de maus-tratos por WhatsApp

Saiba mais informações clicando no link


Denúncias de violações dos direitos e de violência contra a mulher, crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e animais poderão ser feitas via WhatsApp. É o que o deputado Romero Albuquerque pede em uma indicação feita ao Governo do Estado. O parlamentar vê na criação de canais de atendimento através do aplicativo a possibilidade de oferecer ao cidadão nova ferramenta para denunciar de forma sigilosa e rápida a prática de tais crimes.

O texto aprovado pela Alepe pede que as delegacias especializadas disponham do serviço, para ajudar as vítimas a “realizarem as denúncias com mais segurança, agilidade, praticidade e celeridade, de maneira que suas vidas e integridade sejam preservadas”.

Defensor dos animais, Albuquerque diz que muitas pessoas encontram dificuldade na hora de realizar denúncias de casos de maus-tratos e abandono de animais e desistem. “A subnotificação dificulta a ação da polícia. Os maus-tratos a animais crescem cada vez mais e, com isso, o número triste pode ser ainda pior. A denúncia por whatsapp será mais prática e tornará os processos investigativos mais céleres. A sociedade terá respostas mais rápidas no combate às formas de violência”, pontua.

O deputado defende o uso da tecnologia nas delegacias especializadas também como forma de agilizar a comunicação da população com a Polícia e conscientizar o cidadão sobre a importância de denunciar crimes dessa natureza. “É uma forma de aproximar e humanizar os canais de atendimento”, concluiu.

 

COMENTÁRIOS