Romero critica PL que proíbe alimentar pombos

Saiba mais informações clicando no link

Deputado estadual afirma ser justa a preocupação com a saúde pública, mas aponta que projeto de Lei do vereador André Regis pode levar à morte dos animais

O deputado estadual Romero Albuquerque manifestou-se contra a ideia do vereador André Regis, da Câmara Municipal do Recife. O vereador propôs um projeto de Lei (PLO 241/19) que visa proibir a alimentação aos pombos urbanos. Para Romero, a preocupação com a saúde pública é “justa, mas o tiro pode acabar saindo pela culatra e a cidade do Recife acabará criando, na verdade, uma campanha de extermínio a estes animais”, afirma o parlamentar.

De acordo com a proposta, os proprietários de imóveis infestados de pombos urbanos, incluindo as propriedades privadas, ficarão proibidos de dar alimentos ou abrigos a pombos, ficando responsáveis pela desocupação, controle, limpeza, e coibição de pouso em fachadas, janelas, parapeitos, caixas de ar-condicionado e outros.

Romero admite que os pombos podem transmitir doenças como o fungo da Criptococose aos humanos, mas alerta que eles não são os únicos responsáveis pela transmissão. “Também podemos encontrar esse fungo em frutas podres ou em chão de serrarias, por exemplo, então acredito que o olhar sobre este problema tem que ser outro”, diz. O parlamentar ainda apontou que manter os locais onde os pombos pousam inclinados e usar telas para fechar espaços usados como abrigo são soluções menos lesivas que a proposta de coibição de pouso dos pombos.

“Definitivamente, há outras formas de controle populacional. A exemplo de cidades da Europa, a Prefeitura do Recife poderia criar pombais nas praças públicas, higienizá-los todos os dias e recolher ovos excedentes. O poder público tem os meios corretos de fazer isto, e não é através de uma proibição que pode levar os animais à morte e multar as pessoas. Se a lei enquadrar o crescimento da população de animais nas ruas como pragas urbanas, os cães e gatos serão as próximas vítimas”, enfatizou o deputado estadual.

COMENTÁRIOS