Romero Sales Filho (PTB) alerta sobre urgência da adoção de Plano Estadual de Segurança das Barragens

Saiba mais informações clicando no link


Durante sessão remota do Plenário da Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (18), o deputado estadual Romero Sales Filho (PTB) chamou, mais uma vez, a atenção sobre a situação das barragens.

Com o rompimento da barragem de Sairé, município localizado no Agreste de Pernambuco, na última segunda-feira (15), que deixou aproximadamente 2,3 mil pessoas desabrigadas e desalojadas, o parlamentar retornou o assunto das barragens estaduais.

“Até quando o governo irá deixar a população nessa situação? Quantas pessoas terão que perder as suas vidas para o governo tomar providência quanto a essas barragens?”, indagou.

Em abril o deputado ocupou a tribuna para tratar de problemas ocorridos em outros equipamentos de Pernambuco, alertou sobre a possibilidade de novos casos. “Sou solidário às famílias que tiveram de sair de suas casas e quero cobrar a responsabilidade do Governo do Estado, por não estar fazendo nenhuma ação preventiva para evitar esse tipo de incidente”, acrescentou.

O parlamentar, que foi integrante e relator da Comissão Especial de Barragens, destaca a urgência da adoção de um Plano Estadual de Segurança das Barragens, que determine as competências dos órgãos fiscalizadores; estipule prazo para que a documentação das barragens seja regularizada; defina rotinas de inspeção e manutenção e fim do impasse da responsabilidade pelos reservatórios e determine punições em casos de descumprimento.

O deputado Antônio Moraes (PP) também tratou sobre o assunto e acrescentou que

a Comissão das Barragens apurou que existem quase 500 represas sob responsabilidade do Estado e cerca de 120 abandonadas pelos donos e sem registro. Isso tornaria o trabalho de acompanhamento e manutenção ainda mais difícil.  “Foi o caso da barragem de Sairé, que não tinha cadastro nem na Apac (Agência Pernambucana de Águas e Clima) nem na ANA (Agência Nacional de Águas)”, destacou Moraes.

COMENTÁRIOS