“Sabor Arretado”: Descubra Pernambuco ensina a fazer as delícias da culinária pernambucana

Saiba mais informações clicando no link

NORTE BOLOS // QUEIJO MANTEIGA COM MEL DE ENGENHO E CAFE // FOTO: IGO BIONE

Quando se fala em gastronomia, a possibilidade de receitas e experimentação é vasta. Além de auxiliar no aprofundamento na cultura dos alimentos, para muita gente, a cozinha é até uma atividade terapêutica. Pensando nisso, ao longo do período de pandemia da covid-19, o perfil no Instagram do Descubra Pernambuco (@descubrapernambuco), página mantida pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), incrementou ao seu conteúdo digital receitas de chefs e cozinheiros de municípios pernambucanos.

Prato de Bacalhau, é uma das iguarias servidas nas pousadas e restaurantes de Fernando de Noronha. O Arquipélago conta com uma boa infra-estrutura para atender o turista: agência bancária, delegacia, correios, informações turísticas, hospital, acesso à Internet, polícia militar, porto, informações meteorológicas, hotéis e pousadas. Em algumas das estadias, pode-se conviver diretamente com os habitantes locais, que transformaram as suas casas simples em hospedarias familiares ou em convidativas pousadas. Fernando de Noronha (PE). Foto: Editora Peixes / Embratur

Além das postagens e curiosidades sobres os destinos, o internauta pode conferir, na série batizada de Sabor Arretado, receitas fáceis de executar que estão ligadas às tradições dos destinos. A ação integra o programa de interiorização mantido pelo Governo de Pernambuco, o Bora Pernambucar.

O quadro vai ao ar sempre às sextas-feiras e, desde o início da quarentena, deixou os internautas com água na boca com as 22 receitas publicadas em vídeo por chefs renomados e entusiastas locais da culinária. “No apogeu da pandemia, conseguimos apresentar ao internauta – que são potenciais visitantes das cidades -, o melhor da gastronomia dos nossos destinos. Além de ser um bem cultural do nosso povo, a gastronomia gastronomia pernambucana é um dos elementos importantes para o turismo. Essa série do Descubra Pernambuco busca dar uma palinha de tudo o que pode ser apreciado aqui, aguçar a vontade de viajar pelo Estado”, afirma o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Os vídeos publicados são leves, descontraídos e trazem os chefs conversando informalmente com o seguidor, ao mesmo tempo que preparam os pratos. A série já contou com a presença dos chefs Cesar Santos, da Oficina do Sabor; Alcindo Queiroz, do Restaurante Patuá; Joca Pontes, do Villa e Ponte Nova, além de vários outros do interior, famosos em sua região por terem criado iguarias como a Moqueca de surubim e o Bolo de manga com maracujá.

TIA GUIDA // BUCHADA // FOTO: IGO BIONE

Sabor Arretado já contemplou receitas de Recife e Olinda, passando pela Zona da Mata, Agreste e Sertão do Estado. São  Benedito do Sul, Macaparana, Bezerros, Arcoverde, Floresta e outras cidades foram representadas.

Para os próximos episódios, o quadro promete proporcionar aos internautas a imperdível experiência de preparar o tradicional Bolo de Caco, típico do município de Solidão, no Sertão. A receita dialoga com o ritual de fé e acolhimento que marca as romarias tradicionais da região. Outro prato deste menu online é o Carneiro ao vinho, carro-chefe da cidade de Lagoa Grande. Ficou com água na boca? Segue o @descubrapernambuco para aprender a fazer essas delícias que só Pernambuco tem.

COMENTÁRIOS