Samuel Salazar reforça que atendimento nas Upinhas será ampliado

Saiba mais informações clicando no link

Vereador Samuel Salazar Recife

Vereador Samuel Salazar – Recife

O vereador e líder do Governo na Câmara do Recife, Samuel Salazar (MDB), contestou informações de que a suspensão de atendimento da Upinha 24h Doutor Hélio Mendonça, localizada no Córrego do Jenipapo, Zona Norte do Recife, representa “uma perda de direitos da população”. Em discurso realizado na reunião plenária na manhã da segunda-feira (24), o parlamentar garantiu que a Prefeitura do Recife está buscando ampliar o atendimento dos equipamentos em toda a cidade, uma vez que foram criados para garantir boa qualidade na atenção primária de Saúde. De acordo com Salazar, a gestão municipal criou as Upinhas 24 horas como modelo pioneiro no Brasil e agora pretende estender o atendimento.

“As Upinhas têm um papel ordenador e não estão estruturadas para fazer as pequenas urgências. Elas não têm condições de garantir este nível de atenção, mas sim de fazer a prestação de serviço da atenção básica”, afirmou Samuel Salazar. Ainda segundo o vereador, a própria Conferência Municipal de Saúde orientou para que o papel das Upinhas fosse revisado, com a ampliação e efetivação cada vez mais desse serviço.

“Dizem que a Prefeitura do Recife está fechando a Upinha e restringindo um direito da população. Mas todos nós concordamos que esse serviço deve ser ampliado. E ele será ampliado. Essa discussão não é de hoje. Já passou por este plenário, pela Conferência Municipal, pelos fóruns municipais, pelos sindicatos. E todos deliberaram nesse sentido”, disse o líder do Governo. De acordo com o vereador, nas seis Upinhas do município já há uma demanda reprimida de 17 mil pessoas, o que exige a ampliação no atendimento.

O vereador Rinaldo Júnior (PSB) também disse que “a revisão que vem sendo feita no papel das Upinhas atende à necessidade de melhorar a assistência prestada à população”.

COMENTÁRIOS