São José – Parceria com a UFPE constrói Política de Formação de Professores e Profissionais da Educação

São José – Parceria com a UFPE constrói Política de Formação de Professores e Profissionais da Educação

  Ontem, 26/04, a Secretaria de Educação de São José da Coroa Grande realizou, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Educação Popular - NUPEP, do Centro de Educação da UFPE, um encontro de Formação de professores e profissionais da educação do município. O evento foi o primeiro de uma série de encontros e cursos de extensão oferecidos pela UFPE que tem como objetivo formatar e sistematizar a política Municipal de Formação de Professores e Profissionais da Educação. O prefeito Pel Lages e o secretário de educação Wagner Geminiano acreditam que este é um dos principais caminhos para construir uma educação pública com qualidade social. Tal empreitada visa suprir uma lacuna da política nacional e estadual de educação, no que diz respeito a definição de uma política de formação continuada de professores e profissionais da educação. Uma reivindicação antiga da categoria e que o município de São José da Coroa Grande, de forma pioneira, a partir da gestão do prefeito Pel Lages, vem buscando construir e garantir como um direito da categoria. Neste sentido, a parceria firmada com o NUPEP - UFPE tem sido fundamental para o estabelecimento desta discussão e a construção desta política. Além disto, o município já conta com uma assessoria técnica e pedagógica permanente que visa dar subsídios a construção desta política, bem como fazer seu acompanhamento e monitoramento buscando estabelecer metas e colher resultados a partir do que está sendo planejado em termos de currículos, formação e estratégias pedagógicas. A formação de ontem, ocorrida ao longo de todo dia no auditório da escola Carlos Dias, foi ministrada pelas professoras doutoras Karla Fornari de Souza, Janaina Cavalcante e Luciana Cavalcanti do Centro de Educação da UFPE. Participaram da formação: técnicos pedagógicos da SEDUC, coordenadores da educação do campo, do EJA, do ensino Infantil, do Fundamental I e II, e todos os supervisores das escolas do município. A secretária de Governo, a professora Eliete Veras, também compareceu ao evento, representando o prefeito Pel, para saudar a todos e dizer da satisfação do município com a parceria firmada com a UFPE. O Secretário de Educação, Wagner Geminiano, que fez questão de participar da formação, afirmou que: "a construção de uma política Municipal de Formação de Professores e Profissionais da Educação vem se somar a um outro dispositivo legal de grande importância para a categoria de professores do município, o Plano de Cargos e Carreira do Magistério, no sentido de valorizar ainda mais estes profissionais e garantir-lhes condições dignas de trabalho e de formação. Acreditamos que com isso podemos seguir rumo a construção de uma escola significativa e acolhedora e de uma educação pública com qualidade social." Com informações da Secretaria Municipal de Educação

 

Prefeitura de São José da Coroa Grande - EDUCAÇÃO

Professores da UFPE trocam experiências com docentes e demais profissionais da Educação.

Ontem, 26/04, a Secretaria de Educação de São José da Coroa Grande realizou, em parceria com o Núcleo de Pesquisa em Educação Popular – NUPEP, do Centro de Educação da UFPE, um encontro de Formação de professores e profissionais da educação do município. O evento foi o primeiro de uma série de encontros e cursos de extensão oferecidos pela UFPE que tem como objetivo formatar e sistematizar a política Municipal de Formação de Professores e Profissionais da Educação.

O prefeito Pel Lages e o secretário de educação Wagner Geminiano acreditam que este é um dos principais caminhos para construir uma educação pública com qualidade social. Tal empreitada visa suprir uma lacuna da política nacional e estadual de educação, no que diz respeito a definição de uma política de formação continuada de professores e profissionais da educação. Uma reivindicação antiga da categoria e que o município de São José da Coroa Grande, de forma pioneira, a partir da gestão do prefeito Pel Lages, vem buscando construir e garantir como um direito da categoria.

Neste sentido, a parceria firmada com o NUPEP – UFPE tem sido fundamental para o estabelecimento desta discussão e a construção desta política. Além disto, o município já conta com uma assessoria técnica e pedagógica permanente que visa dar subsídios a construção desta política, bem como fazer seu acompanhamento e monitoramento buscando estabelecer metas e colher resultados a partir do que está sendo planejado em termos de currículos, formação e estratégias pedagógicas.

Prefeitura de São José da Coroa Grande - EDUCAÇÃO

Sob o comando do secretário Wagner Geminiano a área de Educação tem avançado no município

A formação de ontem, ocorrida ao longo de todo dia no auditório da escola Carlos Dias, foi ministrada pelas professoras doutoras Karla Fornari de Souza, Janaina Cavalcante e Luciana Cavalcanti do Centro de Educação da UFPE. Participaram da formação: técnicos pedagógicos da SEDUC, coordenadores da educação do campo, do EJA, do ensino Infantil, do Fundamental I e II, e todos os supervisores das escolas do município. A secretária de Governo, a professora Eliete Veras, também compareceu ao evento, representando o prefeito Pel, para saudar a todos e dizer da satisfação do município com a parceria firmada com a UFPE.

Prefeitura de São José da Coroa Grande - EDUCAÇÃO

Professores da rede pública de ensino do município participaram ativamente das discussões

O Secretário de Educação, Wagner Geminiano, que fez questão de participar da formação, afirmou que: “a construção de uma política Municipal de Formação de Professores e Profissionais da Educação vem se somar a um outro dispositivo legal de grande importância para a categoria de professores do município, o Plano de Cargos e Carreira do Magistério, no sentido de valorizar ainda mais estes profissionais e garantir-lhes condições dignas de trabalho e de formação. Acreditamos que com isso podemos seguir rumo a construção de uma escola significativa e acolhedora e de uma educação pública com qualidade social.”

Com informações da Secretaria Municipal de Educação

COMENTÁRIOS