“Se existem condutas que precisam ser corrigidas, não sou eu que vou corrigir”, afirmou pastor sobre a Assembleia de Deus

Pastor Jônatas Lins se desligou da igreja comandada pelo pastor Ailton José Alves

Em entrevista exclusiva ao Programa Ponto de Vista nesta quinta-feira (05/03), o Pastor Jônatas Lins esclareceu sobre a decisão da cúpula da Assembleia de Deus de tira-lo de Barreiros e a sua escolha por deixar a maior denominação evangélica de Pernambuco. O Programa Ponto de Vista é apresentado pelo blogueiro Wellington Ribeiro com a participação do comunicador Cláudio Lima e vai ao ar todas as quintas-feiras pela rádio Litoral FM.

Conhecido pelo estilo criativo e eficiente de mobilizar multidões, na última semana o Pastor Jônatas Lins deixou toda a cidade de Barreiros curiosa com um áudio amplamente divulgado nas redes sociais onde convidava à população para o culto de domingo prometendo revelar algo que iria impactar a vida das pessoas. No entanto no domingo o próprio pastor foi surpreendido com a ida de outros dois pastores da diretoria da Assembleia de Deus para acompanhar o culto. “Para mim particularmente era um indício de que alguma coisa estava acontecendo e na segunda-feira eu fui surpreendido com a notícia da minha saída de Barreiros”, disse Jônatas.

Já na terça-feira (03) o pastor presidente Ailton José Alves, ao lado de outros pastores, compareceu em Barreiros para realizar a substituição do pastor Jônatas. Em culto que lotou a igreja matriz, algo de surpreendente aconteceu quando o pastor Jônatas em discurso entregou a bíblia para o pastor Ailton e anunciou a sua saída da maior denominação evangélica do estado, porém os membros que lá estavam também testemunharam o pastor Ailton José Alves, também em discurso no púlpito da igreja, passando em rosto tudo aquilo que ele afirma ter feito ao longo dos anos pelo pastor Jônatas, o que deixou a todos perplexos com tamanha exposição a que o pastor presidente se submeteu.

Em entrevista ao Programa Ponto de Vista o pastor Jônatas explicou os motivos que o levaram a deixar a denominação, esclareceu os boatos, falou das divergências com a forma com que a Assembleia de Deus vem sendo conduzida, explicou o porquê de não ter aceitado a sua substituição, sobre a possibilidade de retorno à Assembleia de Deus e falou sobre o seu futuro no evangelho. O blog Ponto de Vista tomou o cuidado de transcrever alguns trechos da entrevista. Confira:

SAÍDA –  “Eles têm os seus critérios, as suas avaliações e decisões para aquilo que eles consideram o bem da igreja”.

“Eu fui convidado a sair da igreja de Barreiros e ficar no Recife à disposição do pastor presidente”. As justificativas dada a mim são justificativas de que o pastor precisaria de mim lá para ajudá-lo em atividades que ele iria designar.

BOATOS – “Houveram boatos ao meu respeito, pela relevância do trabalho que estava acontecendo em barreiros, houveram boatos que eu estaria me insurgido ou querendo me levantar ou até mesmo trazer a igreja de Barreiros para mim. E como um pastor prudente, o pastor presidente, na sua posição, ele quis dar ouvidos, sendo verdade ou não, ele quis dar ouvido e na prudência dele, eu entendo, é um cargo dele, ele decidiu então me tirar de Barreiros para evitar maiores comentários e me levar para Recife para dar um tempo. O que eu não respondi bem porque eu sei da minha índole, eu sei do meu caráter e o povo de Barreiros me conhece. Nunca falei mal do pastor presidente durante os onze meses. Nunca me pronunciei contra a instituição Assembleia de Deus. Ninguém nunca viu convocar ninguém com a intenção de sair da Assembleia de Deus, e, por esta razão, eu decidi dizer ao pastor que não concordava com a minha saída, embora que ele estava no direito dele de querer me tirar. Provar que existia um sentimento da minha parte eu acredito que ninguém podia provar, até porque se existia sentimento estava dentro. E em conversas as pessoas podem escutar conversas e atribuir a outras coisas que não são verdades. “

“Porém eu compreendo que no universo evangélico, em qualquer universo, ciúmes e invejas sempre haverá e quando você se destaca você paga um preço por isso. Quando você faz um trabalho que chama a atenção você paga um preço por isto…. qualquer um que estivesse no lugar do pastor presidente com um destaque do pastor Jônatas e com algumas pessoas dizendo que o pastor Jônatas possa seguir carreira solo e arrancar pessoas consigo, ficaria preocupado. Porém gostaria de perdi as pessoas que respeitem o pastor presidente. O pastor presidente é um homem que tem família, é um homem que tem uma história, é um homem que está à frente da Assembleia de Deus já há 22 ano no estado de Pernambuco. E eu acho que ele não merece a falta de respeito, me permita, de alguns que as vezes querendo manifestar a sua revolta porque o pastor Jônatas foi tirado, querem acusar o pastor disso ou daquilo. O caminho não é este.

GRATIDÃO E DIVERGÊNCIA – “Eu mesmo posso dizer a vocês que eu sou grato pela vida do pastor Ailton. Ele foi um instrumento de Deus para me ajudar. Se você me perguntar se eu concordo com todas as posições, com todas as decisões, com a administração do pastor Ailton. Não concordo em todos os pontos. Em alguns, sim, em outros não. Mas isso também não me dar o direito de atingir a sua moral, de atingir a sua honra. Ele, assim como eu, precisa ser respeitado”, disse pastor Jônatas que completou: “ Eu quero pedi, em nome de Jesus, à população barreirense, a quem já fez vídeo, a quem já falou de protesto. Não faça isso, porque isso não faz bem. Nem pra ele, nem pra mim e nem pra cidade de Barreiros”.

“Sentimentos que você leva ao longo da vida de princípios, faz com que você não concorde, porque, ainda que alguém possa está fazendo ilações, calúnias ou incomodado com o seu destaque. Do outro lado tem uma igreja que não merecia ver o seu pastor ser arrancado do jeito que foi. Então isso provocou a reação, mas eu respeito a decisão. A gente tem que respeitar a decisão, porque é uma instituição. A assembleia de Deus é uma instituição seríssima e os pastores que lá estão também são sérios e homens cometem equívocos. Homens também erram. São pastores, não são Deus. Não são pessoas perfeitas, têm imperfeições. Eu não concordando disse a eles que para o Recife eu não iria porque tenho um chamado de Deus para desenvolver. E por essa razão eu tomei a decisão de comunicar à presidência da Igreja naquele momento e aos pastores que ali estavam que eu estava me desligando do ministério da Assembleia de Deus de Pernambuco”.

“A instituição Assembleia de Deus é maior que eu e as coisas que existem na Assembleia de Deus que eu não concordo, não sou eu que tenho que combater. Se existem condutas que precisam ser corrigidas, não sou eu que vou corrigir. Existe um Deus que também é maior que a Assembleia de Deus e ele sim pode cobrar. Ele sim pode chamar à prestação de contas”.

“Cabe aqui eu reforçar o pedido, em nome de Jesus, parem de divulgar vídeos dizendo que foi por motivos políticos, porque isso não procede. Nenhum político participou da reunião que motivou a minha saída de Barreiros. Nenhum político esteve envolvido. Foi uma questão interna da Igreja. Uma decisão que é corriqueira dentro da Assembleia de Deus.

POR QUE O PASTOR JÔNATAS NÃO ACEITOU A SAÍDA? – “Alguém pode dizer: “Foi falta de humildade, foi orgulho do pastor de ser tirado? ” Não! Eu estava fazendo um trabalho aqui. Eu estava desenvolvendo um trabalho. Deus estava confirmando o trabalho. As pessoas estavam vendo o trabalho, sem contar que eu estava me adaptando a cidade. Eu estava me adaptando a vida barreirense. Eu tenho um filho de 9 anos de idade que eu tinha matriculado na escola, comprado os livros e ele está estudando. E você ser tirado abruptamente assim e de repente você tem que mudar a sua vida completamente só por conta de um sistema religioso. Eu não sou obrigado a concordar. ”

HÁ POSSIBILIDADE DE RETORNO À ASSEMBLEIA DE DEUS? – “No começo das conversas anteriores a minha saída houve um pedido e eu reconheço a diretoria da nossa igreja é uma diretoria que também tem sentimentos, são pessoas que dialogam, ainda que tenham as suas posições já formadas. Eles me pediram quando eu cogitei: “ Olha, se mexer comigo eu também não tempo porque ficar aqui, porque eu não entendo a motivação da minha saída”. E eles me pediram para ficar “Não, a gente gosta de você, gosta do seu trabalho, mas fique aqui”. Só que as condições para eu ficar não eram condições que um homem, um homem pode se submeter. E me resumo a dizer isto. Quem conhece a instituição sabe do que eu estou falando. Existe um sistema religioso e eu não sou contra o sistema religioso, mas o sistema religioso estabelece parâmetros dos quais você está preso, bitolado e não pode progredir.

VAI SAIR DE BARREIROS – “Eu não saí de Barreiros, nem Barreiros saiu do meu coração. Eu acredito que eu amei de mais essa cidade e essa cidade me amou.”

“Como eu vou abandonar a cidade de Barreiros se não terminou o que eu tenho pra fazer em Barreiros? Não posso! ”

FUTURO –  “Quero dizer que eu tenho uma missão pra cumprir em Barreiros. E quero aproveitar aqui em primeira mão e dizer a você que eu não tô pedido para ninguém sair da sua igreja.  Se você é Assembleia de Deus em Pernambuco, se você sentir isso no seu coração fique lá, sirva lá, esteja lá com o seu pastor, permaneça lá, mas eu vou começar em Barreiros um movimento e esse movimento se chama Rede Esperança, aonde vamos semear amor e a palavra de Deus. Esse movimento não pode ser parado, porque há um Deus que é maior que qualquer instituição. Há um Deus que morreu por pessoas e tem uma frase que eu carrego comigo: “A grande tragédia da vida não é morrer. É viver sem propósito”. Eu tenho um propósito na minha vida. É cuidar de vidas. É recuperar pessoas. É pregar o evangelho. É lutar para que se salvem. É abraçar o que está caído. É apertar a mão daquele que precisa de força”.

NOVA IGREJA? – “Rede Esperança que está sendo criada você pode chamar de Ministério, de nova igreja, que se for uma igreja vai ter um nome, mas que a Rede Esperança é um movimento que não tem barreiras de denominações, que não tem rixas de público, mas que ama e investe nas pessoas. Barreiros merece ser amada”.

NOVIDADE – “Pastor não tira férias, pastor trabalho, pastor cultua, pastor pega a palavra de Deus. Quero anunciar a que a Rede Esperança vai ter o primeiro culto domingo a noite aqui em Barreiros. Local vai ser informado. Horário também vai ser informado. Rede Esperança começa domingo aqui em Barreiros com o primeiro culto.”

“A Rede Esperança, como o nome sugere, é uma rede que vai se espalhar por Pernambuco inteiro”, disse prometendo expandir o movimento nos municípios do Estado.

“Não estou chamando ninguém de religião nenhuma, pra depois ninguém tá dizendo que o pastor tá querendo tirar a gente da igreja A, da igreja B. Não senhor! Quem quiser vir, venha, mas eu não estou chamando ninguém. Eu vou alcançar vidas que querem ser alcançadas”.

HISTÓRIA – Aos 15 anos liderava campanhas evangelizadoras, aos 17 liderava jovens em vigílias e oração e aos 19 anos foi morar no Recife, época que começou a cooperar com o Pastor Ailton José Alves, atual líder da Assembleia de Deus em Pernambuco, dirigindo campanhas, escolas dominicais e iniciou a sua vida ministerial. Em 2008, na função de presbítero, realizou um trabalho no município de Olinda como cooperador ao lado do Pastor José Luiz e em seguida assumiu os trabalhos ministeriais em um campo no município.

De Olinda, Pastor Jonatas Lins foi designado para comandar o campo do Sirinhaém por seis anos e quatro meses, onde foi responsável pela construção do atual templo matriz e realizou um trabalho bastante exitoso no que se refere a expansão da igreja no município. De lá foi transferido há 11 meses para Barreiros, onde vinha realizando um surpreendente trabalho de avivamento da igreja e crescimento da denominação evangélica no município conseguindo mais de 2 mil novos adeptos entre desviados e novos convertidos.

Conhecido pelo estilo criativo e eficiente de mobilizar multidões, na última semana o Pastor Jônatas Lins deixou toda a cidade de Barreiros com um áudio amplamente divulgado nas redes sociais onde convidava à população para o culto de domingo prometendo revelar algo que iria impactar a vida das pessoas.

Escrito por Wellington Ribeiro

Confira a entrevista na íntegra clicando no link

COMENTÁRIOS