Sebastião Oliveira alerta serra-talhadenses sobre erro em pesquisa eleitoral do Instituto Múltipla

Saiba mais informações clicando no link


MAQUIAGEM
MÚLTIPLA

Quanto mais se aproxima o dia da eleição, mais aguardadas são as pesquisas eleitorais. Em todo o Brasil, perde-se de vista a quantidade de empresas que realizam este tipo de serviço. Algumas conquistaram a credibilidade do eleitor por conta do histórico positivo de acertos. Por outro lado, muitas são lembradas apenas pelos erros grotescos dos seus resultados.

Em 2016, em Serra Talhada, o Instituto Múltiplapassou longe da realidade revelada pelas urnas. Ao final da apuração dos votos, a diferença do primeiro colocado em relação ao segundo foi de apenas 4 mil votos. O resultado oficial ficou bem distante dos 19 mil apontados pela pesquisa.  Um erro de 21% é inadmissível, inexplicável e intolerável.

Pesquisa – Eleições 2016 – Serra Talhada

Resultado das eleições em Serra Talhada 2016

Embora não tenha o costume de comentar resultado de pesquisa, acho importante alertar o eleitor(a) serra-talhadense para que fique atento aos fatos deste passado recente. Quero acreditar que os equívocos de quatro anos atrás aconteceram meramente por questões de deficiência técnica do Instituto Múltipla.

Neste final de semana, será divulgado o resultado de mais uma pesquisa em Serra Talhada. Ao analisar 300 questionários no universo de 60 mil eleitores, o Instituo Múltipla, novamente escolhido para esta missão, apesar das falhas gritantes de 2016, corre grande risco de cometer viés estatístico, com desvio padrão de quase 6% – agravante. Tal situação pode claramente beneficiar o contratante e prejudicar os demais concorrentes.

Vamos aguardar o resultado, para sabermos se quatro anos foram suficientes para o Instituto Múltipla corrigir as suas deficiências técnicas ou se as práticas continuam as mesmas.

Sebastião Oliveira

Deputado Federal

COMENTÁRIOS