Secretaria de Desenvolvimento Rural de Caruaru encerra 2021 com avanços e conquistas

Saiba mais informações clicando no link


A Secretaria de Desenvolvimento Rural de Caruaru encerra o ano de 2021 com um saldo positivo em todas as ações desempenhadas na zona rural, proporcionando mais qualidade de vida para os moradores. Um dos pontos em que a cidade avançou foi no serviço de apoio a 49 mulheres produtoras rurais, com o fortalecimento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). 

Ao longo do ano, o PPA impulsionou a produtividade agrícola e econômica no meio rural, possibilitando a inclusão social das mulheres agricultoras, que vendem a sua produção ao programa por um preço justo, eliminando a figura do atravessador. 

Agricultura Familiar – Mesmo com as medidas de restrições mais rígidas, durante boa parte do ano devido à Covid-19, serviços essenciais, como a Feira da Agricultura Familiar, foram assegurados pela Secretaria de novas máquinas e equipamentos agrícolas para o fortalecimento da produção, como três tratores agrícolas, três grades aradoras, uma pá carregadeira, um caminhão caçamba, para garantir a aração de 1,744 hectares de terra para o plantio, bem como construção, limpeza e ampliação de mais de 202 barragens, açudes, barreiros e cacimbas, beneficiando mais de 3.200 famílias 

Também foi feita a recuperação e manutenção de pelo menos 541 quilômetros de estradas, assegurando a acessibilidade de, aproximadamente, 41 mil famílias da zona rural.

Água – A distribuição de água potável, por meio do serviço de abastecimento de cisternas por caminhão-pipa, seguiu acontecendo nos quatro distritos rurais do município. Nos últimos 12 meses, foram distribuídos mais de 6,650 caminhões às famílias necessitadas, beneficiando cerca de 26 mil pessoas que não têm outra forma de abastecimento. O serviço é efetuado diariamente, sem custos para os moradores, através de dez caminhões-pipa que faziam a distribuição para as casas que ainda não são assistidas regularmente ou que não possuem hidrômetro.

Agroflorestal – Outros serviços foram intensificados e fortalecidos, como a implantação, em 19 propriedades, do Sistema Agroflorestal (SAF), que é destinado à recuperação de áreas degradadas, e no aprimoramento de propriedades rurais para a produção agroecológica. Com isso foi facilitado o cultivo de frutas, verduras e hortaliças, em localidades com baixa precipitação de chuva, oferecendo uma abordagem mais integrada e sustentável, potencializando a Agricultura Familiar, movimentando a economia rural e diminuindo em 70% o uso de água nos cultivos e os impactos ambientais, bem como dando ao produtor mais segurança nas colheitas e, principalmente, na diversificação de produtos.

Inseminação Artificial – Os pequenos produtores de gado do município contaram com apoio, durante todo o ano, com o serviço de inseminação artificial em bovinos, possibilitando ao criador, que não tem como competir de igual com grandes pecuaristas, a permanecer na atividade, objetivando incrementar a renda dos criadores com o aumento da venda de leite, bezerros e de animais para o corte. 

Vacinação – Ao longo de 2021, a secretaria realizou campanhas das vacinações contra a febre aftosa e a brucelose no município, reforçando a importância do pequeno criador em realizar a imunização do rebanho. Durante as duas etapas, foram feitas, gratuitamente, aplicações de doses em mais de 3,655 animais, mantendo o rebanho saudável e, também, colaborando para que os produtores continuassem comercializando seus produtos, mantendo o município longe da doença. 

PNHR – Por fim, o Programa Nacional de Habitação Rural em Caruaru (PNHR) seguiu avançando no compromisso de diminuir o déficit habitacional do município, com a entrega de mais 70 novas residências do Programa Morar Bem Caruaru, só em 2021. 

Até o momento, 305 famílias de baixa renda já foram contempladas com as moradias, beneficiando mais de 1.220 pessoas. O PNHR prevê ainda a construção de 416 moradias por toda a zona rural do município, sendo contemplados os moradores dos sítios Cipó, Pé de Serra de Lages, Caldeirão, Baixio de Itaúna, Sítio Xicuru, Pingueira, Serra dos Pintos, Serra Velha, Serra Verde, Palmatória, Juá, Lagoa Roçada, Caldeirão de Baixo, Sítio Reinado, Sítio Borba, Gruta Funda, Olho D’água da Cana, Murici, Serra dos Cavalos, Sítio Riachão, Serra Velha, Sítio Azevém, Riacho do Veado, Sítio Coimbra e Sítio Ipueiras. Todos os imóveis foram construídos com padrão de qualidade, cuidados no acabamento, pintura e cerâmica no piso.

“O ano de 2021 não foi fácil, assim como em 2020, mas não paramos um dia sequer com as ações da Secretaria de Desenvolvimento Rural e, com isso, os serviços oferecidos impactaram na vida dos agricultores positivamente, refletindo na economia local do nosso município. Desta forma, resolvemos assumir esta missão, sendo a cidade protagonista da região, protegendo a nossa população com grandes esforços e inovações em vários serviços”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Rural de Caruaru, Bruno França.

COMENTÁRIOS