Secretária de Políticas para Mulheres de Caruaru participou de Fórum Nacional do Ministério da Mulher

Saiba mais informações clicando no link

Secretária de Políticas para Mulheres de Caruaru participou de Fórum Nacional do Ministério da Mulher
A secretária de Políticas para Mulheres de Caruaru, Luana Marabuco, participou, nos dias 12 e 13 de abril, do  Fórum Nacional de Organismos de Políticas para as Mulheres, organizado pelo Ministério da Mulher. O evento reuniu 252 secretárias estaduais e municipais de Políticas para Mulheres, no auditório do Instituto Serzedello Correano, do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília/DF.

Luana Marabuco foi escolhida para ser a representante do Nordeste e apresentar o primeiro painel  do evento. “No fórum foram apresentados muitos painéis de discussões, trocas de informações e aberturas de falas sobre os municípios. Fui escolhida como representante da Região Nordeste para levar ao Ministério os anseios das gestoras municipais  com relação às políticas para as mulheres”, explicou a secretária.

Além da participação ativa no fórum, Luana levou um pouco da cultura e do empreendedorismo feminino de Caruaru para a ministra da Mulher, Cida Gonçalves, presenteando-a com uma biojoia, tendo como matéria prima o barro (cerâmica vitrificada). A peça foi feita por uma mulher empreendedora, Mirelle Guedes, da  @avoaceramica e que faz parte do programa Mulheres Empreendedoras, da Prefeitura de Caruaru.

Luana ainda estreitou ligação com a  gerente de Projetos da Secretaria de Enfrentamento a Violência, do Ministério da Mulher, Ana Paula Cerca, sobre a viabilidade da Casa da Mulher Brasileira em Caruaru.

Casa da Mulher Brasileira

A Casa da Mulher Brasileira é uma inovação no atendimento humanizado às mulheres.  Integra no mesmo espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.

A Casa, um dos eixos do programa “Mulher, Viver sem Violência”, coordenado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República,  facilita o acesso aos serviços especializados para garantir condições de enfrentamento da violência, o empoderamento da mulher e sua autonomia econômica. É um passo definitivo do Estado para o reconhecimento do direito de as mulheres viverem sem violência.

COMENTÁRIOS