Secretaria de Saúde realiza ação de testagem rápida para covid-19 nesta sexta-feira (03)

Saiba mais informações clicando no link


Com o objetivo de rastrear a transmissão da covid-19 no município, a Prefeitura do Paudalho, através de sua Secretaria de Saúde, realizará uma ação de testagem rápida de antígeno para covid-19 nesta sexta-feira (03). Confira mais informações no texto abaixo:
Secretaria de Saúde realiza ação de testagem rápida para covid-19 nesta sexta-feira (03)
 
Mesmo com o avanço da campanha de vacinação, a covid-19 ainda apresenta risco para todos. Como forma de reforçar a proteção dos paudalhenses em meio a pandemia, a Prefeitura do Paudalho, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove nesta sexta-feira (03) um ponto de testagem rápida em massa no município. O atendimento será realizado no prédio da Sociedade de Cultura Artística 22 de Novembro, no Centro, das 8h às 11h.

A ação integra o Programa TestaPE, iniciativa do Governo de Pernambuco em parceria com as secretarias municipais de Saúde do estado. A mobilização tem a finalidade de monitorar a transmissão do coronavírus no território local e colaborar com a redução dos casos da doença. O teste é gratuito e estará disponível para todas as pessoas, incluindo crianças e adolescentes.

Para ter acesso ao serviço, basta comparecer no local e informar os dados pessoais solicitados. Os testes utilizados são o de Pesquisa de Antígenos, exames feitos com o uso de um swab de nasofaringe, popularmente conhecido como “cotonete”. Esse tipo de teste apresenta resposta rápida, com resultado em cerca de 20 minutos após sua realização.

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica Janaína Andrade reforça o objetivo da ação. “A gente está tentando fazer um rastreio junto com a vacinação para poder interromper o ciclo de transmissão da covid-19 dentro do município.”, declara. Para frear o contágio do vírus é necessário continuar com as medidas de prevenção à covid-19, como o uso de máscara, a constante higienização das mãos e o respeito ao distanciamento social.

A secretária municipal de Saúde, Lúcia Matias, explica que a ação é imprescindível para o controle da pandemia. “Estamos em um momento em que houve uma redução nos casos, mas, temos no país a circulação da variante Delta. Nós precisamos fazer o monitoramento para identificá-la rapidamente”, declara. A Delta é classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma variante de preocupação (VOC). Esse tipo de cepa tem um alto índice de transmissão e apresenta um maior risco para a saúde pública.

Durante a testagem, pacientes que apresentarem resposta positiva para contaminação pelo coronavírus, assim como pessoas que tenham sintomas gripais, serão encaminhados para o procedimento de coleta por meio do teste padrão ouro RT-PCR. Esse tipo de exame é atualmente o mais eficaz para detectar pacientes infectados, pois pesquisa o material genético do vírus (RNA).

Pontapé inicial

A primeira parada da ação ocorreu na última quarta-feira (01) no Pátio da Feira Prefeito Ulisses Roque, também no centro da cidade. Durante a ocasião, os profissionais da equipe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde convidou os feirantes presentes para realizar o exame.

Segundo o planejamento da Secretaria, o ponto também será montado em escolas, no Mercado Municipal e em outros locais de frequente movimentação na cidade. O esperado é que a média de atendimentos por dia seja acima de 200 pessoas. Nesse momento inicial, a expectativa é que a ação prossiga até fevereiro de 2022.

COMENTÁRIOS