Secretaria de Turismo e Lazer e Empetur promovem Encontro de Monitores do Projeto Praia Sem Barreiras

Secretaria de Turismo e Lazer e Empetur promovem Encontro de Monitores do Projeto Praia Sem Barreiras

Capacitações acontecem nesta quinta-feira (5), na Sala Pernambuco Coração do Nordeste, no Centro de Convenções


Com a alta estação a todo vapor, o litoral pernambucano ganha ainda mais destaque e, com isso, o Praia Sem Barreiras, projeto de acessibilidade voltado a turistas e moradores do Estado, também amplia a sua visibilidade. Pegando carona na época de maior procura das praias, a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco, por intermédio da Empetur, promove um encontro de capacitação e integração dos monitores e coordenadores das seis unidades do Projeto Praia Sem Barreiras. O evento ocupa a sala Pernambuco Coração do Nordeste, no Centro de Convenções, a partir das 10h desta quinta-feira (5/12).

A primeira etapa do encontro, que deve reunir cerca de 50 pessoas das seis representações mantidas pelo programa, tem como objetivo oferecer aos colaboradores do projeto palestras com temas relativos ao ambiente da praia e às atividades desenvolvidas em cada unidade.

“O Governo de Pernambuco reforça o compromisso de proporcionar integração social a todos as pessoas com dificuldade de locomoção em nossos equipamentos e nos atrativos do Estado. O projeto Praia Sem Barreiras é essencial para a inclusão dos deficientes e dos que têm dificuldade de locomoção, como os idosos, e é um orgulho para Pernambuco. Reunir todos os que atuam nas unidades do projeto será uma ocasião muito importante para que eles troquem experiências e aprendam juntos”, destaca o Secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Ao longo de todo o dia de qualificação, serão explorados temas referentes aos relatos de experiências do Praia Sem Barreiras com a participação da idealizadora da iniciativa, Mosana Cavalcanti, que é cadeirante. Os monitores serão atualizados quanto ao manual de precauções no ambiente marítimo com relação à presença de tubarões e receberão esclarecimentos sobre a atuação do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit), com o Major Helder Bezerra. 

O encontro contará também com a presença do Grupamento de Bombeiros Marítimos – GBMar, que vai abordar a prevenção e o salvamento aquático. Já o analista ambiental Sidney Vieira, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, fala sobre a intervenção realizada no litoral pernambucano por ocasião do desastre ambiental relacionado às manchas de óleo, além de detalhar situação atual das praias para o período de alta estação.

Programação do Projeto Praia Sem Barreiras:

Praia do Sueste – Fernando de Noronha – PE:

Local: em frente ao Posto de Informações e Controle da Praia do Sueste (PIC do Sueste)

Funcionamento: todos os dias, das 09h às 16h 

Praia Boa Viagem – Recife – PE:
Local: em frente à Rua Bruno Veloso, próximo ao posto 07 da orla de Boa Viagem
Funcionamento: de sexta a domingo e feriados – das 08h às 13h, na maré baixa;

Praia de Porto de Galinhas – Ipojuca – PE:

Local: em frente à Praça das Piscinas Naturais

Funcionamento: dias e horários de acordo com a maré baixa. Ver tabela de funcionamento nas redes sociais da Associação Rodas da Liberdade;

Praia de Candeias – Jaboatão dos Guararapes – PE:

Local: em frente à Rua Alfredo Régis da Mota Lima

Funcionamento: de sexta a domingo – das 08h às 12h;

Praia de Tamandaré – Tamandaré – PE:

Local: Avenida Dr. Leopoldino Lins (em frente à Rua Sergipe) – Avenida Beira Mar

Funcionamento: sábados e domingos – das 09h às 12h;

Unidade Aparauá Ecoaventura – Goiana – PE:

Local: Rodovia PE 49, km 20 – Goiana – PE

Funcionamento: por agendamento através do telefone (81) 3224.4324; 

 

COMENTÁRIOS