Secretário da Fazenda diz que é inviável aumento de 14,95% para todos os professores

Saiba mais informações clicando no link

secretário estadual da Fazenda, Wilson José de Paula

Secretário estadual da Fazenda, Wilson José de Paula – Foto: Giovanni Costa

FONTE:ALEPE

A proposta de reajuste do piso salarial dos professores do Estado foi debatida em Audiência Pública nesta segunda (22). O encontro foi realizado em conjunto pelas Comissões de Justiça, Finanças, Administração Pública e Educação.

O Projeto de Lei Complementar 712/2023, encaminhado pelo Poder Executivo, reajusta em 14,95% o piso dos professores da rede estadual. O Sindicato dos Profissionais da Educação de Pernambuco (Sintepe) argumenta que o envio da proposta interrompeu o ciclo de negociações e que a medida contempla apenas 32% da categoria, que conta com mais de 78 mil trabalhadores.

O secretário estadual da Fazenda, Wilson José de Paula, disse que é inviável o reajuste de 14,95% para toda a categoria, como reivindicam os profissionais da educação. Segundo ele, o aumento poderia fazer com que Pernambuco atingisse o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Essa correção inviabilizaria o Estado. Temos a provisão orçamentária para pagar o que está na proposta, e o ciclo de negociações vai seguir para definirmos o reajuste possível das carreiras. A responsabilidade fiscal é o que vai orientar o debate”, avaliou o secretário. 

Esse projeto corrige a remuneração dos servidores que estão abaixo do piso. O Governo garante a continuidade do processo de negociação”, assegurou a secretária estadual de Educação, Ivaneide Dantas.

COMENTÁRIOS