Secretário de Meio Ambiente responde ao Blog Ponto de Vista

Em resposta ao Blog Ponto de Vista sobre a destinação do lixo  (Click aqui para ver a matéria anterior) , o secretário de Meio Ambiente de São José da Coroa Grande, André Dahoui, esclarece que o município tem encarado de maneira responsável o problema do lixo e está realizando ações que visam tornar a cidade em uma referência regional quanto a sustentabilidade. “Desde que assumiu o cargo de prefeita, Elienai Buarque tem realizado ações conjuntas entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Obras destinadas a promover a sustentabilidade. No lixão havia cerca de 14 pessoas que trabalhavam em condições insalubres. Preocupado com o risco em que essas pessoas eram submetidas, o município implantou a coleta seletiva e transferiu esses trabalhadores para um local com as condições adequadas para que elas pudessem trabalhar. Em parceria com o ITEP e com o Projeto Relix, pudemos adquirir equipamentos de proteção individual e outros que auxiliam no trabalho como as ciclolix, que são bicicletas coletoras com capacidade para até 500kg de materiais e que contém amassador para latinhas e garrafas pet, além de divisórias” disse o secretário de Meio Ambiente, André Dahoui . Ainda segundo o secretário, a associação de catadores passa nas portas informando sobre a coleta seletiva e aqueles moradores que quiserem participar ganham um adesivo na porta para identificar e que entre as ações que a SEMA tem realizado está também a coleta de óleo vegetal, onde são entregues tonéis para que bares e restaurantes recolham o óleo que seria descartado sem nenhum tratamento para a natureza. Esse programa tem o apoio da indústria ASA que é responsável pela coleta do material. O secretário ainda informou que em conjunto com a associação, a secretaria irá intensificar a campanha para aumentar a coleta, pois ainda há muito material que poderia ser reaproveitado indo para o lixo. “Há no município dois focos de lixão. Um deles estamos fechando conforme imagens enviadas e o outro fecharemos em breve. O lixo produzido no município será transportado para um aterro sanitário localizado na cidade de Rio Formoso. Além de implantar a coleta seletiva e o recolhimento de óleo vegetal, o município irá implantar um sistema de compostagem, onde poderemos por meio dos resíduos orgânicos fabricar adubos que serão trabalhados na agricultura familiar, praças e jardins. O objetivo de todas essas ações é a de garantir emprego e renda para várias famílias, além de cuidar responsavelmente do meio ambiente”, finalizou André. Imagens do lixão que está sendo desativado        

Sem título

André Dahoui – Secretário de Meio Ambiente de São José da Coroa Grande

Em resposta ao Blog Ponto de Vista sobre a destinação do lixo  (Click aqui para ver a matéria anterior) , o secretário de Meio Ambiente de São José da Coroa Grande, André Dahoui, esclarece que o município tem encarado de maneira responsável o problema do lixo e está realizando ações que visam tornar a cidade em uma referência regional quanto a sustentabilidade.

“Desde que assumiu o cargo de prefeita, Elienai Buarque tem realizado ações conjuntas entre a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Obras destinadas a promover a sustentabilidade. No lixão havia cerca de 14 pessoas que trabalhavam em condições insalubres. Preocupado com o risco em que essas pessoas eram submetidas, o município implantou a coleta seletiva e transferiu esses trabalhadores para um local com as condições adequadas para que elas pudessem trabalhar. Em parceria com o ITEP e com o Projeto Relix, pudemos adquirir equipamentos de proteção individual e outros que auxiliam no trabalho como as ciclolix, que são bicicletas coletoras com capacidade para até 500kg de materiais e que contém amassador para latinhas e garrafas pet, além de divisórias” disse o secretário de Meio Ambiente, André Dahoui .

Ainda segundo o secretário, a associação de catadores passa nas portas informando sobre a coleta seletiva e aqueles moradores que quiserem participar ganham um adesivo na porta para identificar e que entre as ações que a SEMA tem realizado está também a coleta de óleo vegetal, onde são entregues tonéis para que bares e restaurantes recolham o óleo que seria descartado sem nenhum tratamento para a natureza. Esse programa tem o apoio da indústria ASA que é responsável pela coleta do material. O secretário ainda informou que em conjunto com a associação, a secretaria irá intensificar a campanha para aumentar a coleta, pois ainda há muito material que poderia ser reaproveitado indo para o lixo.

“Há no município dois focos de lixão. Um deles estamos fechando conforme imagens enviadas e o outro fecharemos em breve. O lixo produzido no município será transportado para um aterro sanitário localizado na cidade de Rio Formoso. Além de implantar a coleta seletiva e o recolhimento de óleo vegetal, o município irá implantar um sistema de compostagem, onde poderemos por meio dos resíduos orgânicos fabricar adubos que serão trabalhados na agricultura familiar, praças e jardins. O objetivo de todas essas ações é a de garantir emprego e renda para várias famílias, além de cuidar responsavelmente do meio ambiente”, finalizou André.

image

Imagens do lixão que está sendo desativado

image

Imagens do lixão que está sendo desativado

image

Imagens do lixão que está sendo desativado

image

Imagens do lixão que está sendo desativado

 

 

 

 

COMENTÁRIOS