SEMA de São José da Coroa Grande bate recorde de coleta de óleo usado

SEMA de São José da Coroa Grande bate recorde de coleta de óleo usado

No final de janeiro a SEMA, em parceria com a empresa ASA, realizou mais uma coleta dos óleos de cozinha nos estabelecimentos cadastrados do município de São José da Coroa Grande. Sob a coordenação do Chefe de Gabinete, Nelson Sena, foram coletados o total de 1070 litros de óleo de cozinha. Um desempenho extraordinário que supera todos os anteriores desde que foi firmada a parceria SEMA/ASA. O descarte incorreto do óleo de cozinha usado é um meio de contaminação do meio ambiente, podendo poluir as águas, o solo e até mesmo a atmosfera. Quando acaba chegando aos mananciais aquáticos, já que o óleo é menos denso que a água, ele fica na superfície dos rios e lagos, impedindo a entrada de luz e oxigênio. Isso causa a morte de várias espécies aquáticas, como o fitoplâncton (algas microscópicas que vivem em rios e mares e que produzem oxigênio) que depende da luz para desenvolver-se e sobreviver. Isso pode trazer consequências sérias, pois o fitoplâncton está na base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos, servindo de alimento para organismos maiores que também poderão morrer. Além disso, acredita-se que eles produzam cerca de 98% do oxigênio da atmosfera terrestre. Para se ter uma ideia, 1 litro de óleo de cozinha usado pode poluir cerca de 1 milhão de litros de água, o que é aproximadamente consumido por uma pessoa em 14 anos! Os estabelecimentos, representantes de grupos, bairros e até comunidades que desejarem participar da coleta de óleo de cozinha usado, devem procurar a SEMA para firmar convênio com a SEMA e a ASA. A partir daí receberão recipientes próprios para a estocagem do material. Lembrando que a legislação estabelece a obrigatoriedade dos estabelecimentos e empresas quanto ao descarte correto dos resíduos gerados. Com informações da Secretaria de Meio Ambiente de São José da Coroa Grande

No final de janeiro a SEMA, em parceria com a empresa ASA, realizou mais uma coleta dos óleos de cozinha nos estabelecimentos cadastrados do município de São José da Coroa Grande. Sob a coordenação do Chefe de Gabinete, Nelson Sena, foram coletados o total de 1070 litros de óleo de cozinha. Um desempenho extraordinário que supera todos os anteriores desde que foi firmada a parceria SEMA/ASA.
O descarte incorreto do óleo de cozinha usado é um meio de contaminação do meio ambiente, podendo poluir as águas, o solo e até mesmo a atmosfera. Quando acaba chegando aos mananciais aquáticos, já que o óleo é menos denso que a água, ele fica na superfície dos rios e lagos, impedindo a entrada de luz e oxigênio. Isso causa a morte de várias espécies aquáticas, como o fitoplâncton (algas microscópicas que vivem em rios e mares e que produzem oxigênio) que depende da luz para desenvolver-se e sobreviver. Isso pode trazer consequências sérias, pois o fitoplâncton está na base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos, servindo de alimento para organismos maiores que também poderão morrer. Além disso, acredita-se que eles produzam cerca de 98% do oxigênio da atmosfera terrestre.
Para se ter uma ideia, 1 litro de óleo de cozinha usado pode poluir cerca de 1 milhão de litros de água, o que é aproximadamente consumido por uma pessoa em 14 anos!
Os estabelecimentos, representantes de grupos, bairros e até comunidades que desejarem participar da coleta de óleo de cozinha usado, devem procurar a SEMA para firmar convênio com a SEMA e a ASA. A partir daí receberão recipientes próprios para a estocagem do material.
Lembrando que a legislação estabelece a obrigatoriedade dos estabelecimentos e empresas quanto ao descarte correto dos resíduos gerados.
Com informações da Secretaria de Meio Ambiente de São José da Coroa Grande

COMENTÁRIOS