Serra Talhada promove I Festival Gastronômico do Sertão do Pajeú

Saiba mais informações clicando no link

Serra Talhada promove I Festival Gastronômico do Sertão do Pajeú

A cidade de Serra Talhada promove de 14 a 22 de novembro o I Festival Gastronômico do Sertão do Pajeú, na Estação do Forró. O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Serra Talhada, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, do SEBRAE e do Instituto Cesar Santos.

Durante o festival serão realizadas ações que propõem a integração e o intercâmbio entre profissionais da gastronomia e os produtos regionais ligados à tradição culinária local, sempre privilegiando ingredientes da terra, além de promover uma maior aproximação dos chefes com produtores locais e o público em geral, estimulando o conceito de sustentabilidade que se encontra em alta no mercado gastronômico atual.

A programação do festival conta com consultorias gratuitas individuais in loco com os chefes do Instituto Cesar Santos em 40 estabelecimentos, de 14 a 18 de novembro; cursos de doces e salgados, na quinta-feira (17), na Cozinha Comunitária do bairro São Cristóvão; Arena Gastronômica, nos dias 18 e 19 (sexta e sábado), das 17h às 23h, na Estação do Forró; e curso de garçom, na terça-feira (22), no Restaurante Catulé, no Ipsep.

Durante a Arena Gastronômica haverá aulas-show com os chefes de cozinha Rafha Diniz, Monique Bezerra, Junior Nascimento, Cesar Santos, Adriano Oliveira, Bárbara Vieira (para crianças), Ana Karinina e Katia Barbosa; além de apresentações culturais com o Grupo Pajeuzeiros, Cabras de Lampião e Banda Vizzu.

“O festival foi idealizado com o intuito de promover a integração entre os segmentos da gastronomia e do turismo, considerando que a cidade de Serra Talhada está situada em uma das mais estratégicas regiões do estado de Pernambuco, incentivando o uso da tradição da gastronomia pernambucana de maneira integrada ao artesanato, música e produção agrícola local”, comentou a prefeita Márcia Conrado.

“O foco é realizar um evento para toda família, contribuindo com o fortalecimento da cultura local, ajudando a consolidar ainda mais a vocação de Serra Talhada como importante e estratégico destino turístico e gastronômico, reforçando o conceito do estado como importante polo gastronômico do país e o primeiro do Norte/Nordeste, divulgando dessa forma a cultura e os ingredientes típicos da nossa região para o público local, além de estimular o empreendedorismo como importante vetor para a geração de emprego e renda”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Elyzandro Nogueira.

O evento conta com o apoio da Secretaria de Planejamento e Gestão, Secretaria-Executiva de Comunicação, Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos, Secretaria de Obras e Infraestrutura, Secretaria de Assistência Social, Mulher e Cidadania, Secretaria de Esporte e Lazer, Secretaria de Serviços Públicos, Fundação de Cultura, STTRANS e Guarda Municipal.

PROGRAMAÇÃO

14 a 18 de Novembro (segunda a sexta-feira)
Consultorias gratuitas individuais in loco com os chefes do Instituto Cesar Santos em 40 estabelecimentos. (Pré-agendadas)

17 de Novembro (quinta-feira)
Cursos de doces e salgados
Curso de Confeitaria (30 vagas) – 13h às 17h
Inscrições: https://forms.gle/2mTAJaGzWL3j42jC6
Curso de Salgados (30 vagas) – 18h às 21h
Inscrições: https://forms.gle/vf11CaTyCmRzfkKo8
Endereço: Cozinha Comunitária – Av. João Gomes de Lucena, 4421 – São Cristóvão, Serra Talhada – PE, 56909-000.

18 e 19 de Novembro (sexta e sábado)
Feira e Arena Gastronômica – 17h às 23h
Endereço: Estação do Forró

Programação Aulas-show (Estação do Forró)

18 de novembro
16h às 17h – Chef Rafha Diniz
17h30 às 18h30 – Chef Monique Bezerra
19h às 20h – Chef Junior Nascimento
20h30 à 21h30 – Chef Cesar Santos

19 de novembro
16h às 17h – Chef Adriano Oliveira
17h às 18h30 – Chef Bárbara Vieira (para crianças)
19h às 20h – Chef Ana Karinina
20h30 à 21h30 – Chef Katia Barbosa

22 de Novembro (terça-feira)
Curso de garçom (30 vagas)
Das 8h às 12h e das 14h às 18h
Endereço: Restaurante Catulé – Av. João Kehrle – Ipsep, Serra Talhada – PE, 56912-070
Inscrições: https://forms.gle/8tMoFtiNrePdchSp8

COMMENTS