Sileno dialoga com representantes da juventude

Candidato a deputado estadual se colocou à disposição para defender as pautas dos jovens na Assembleia Legislativa

Sileno Guedes

Candidato a deputado estadual se colocou à disposição para defender as pautas dos jovens na Assembleia Legislativa – Imagens: Wesley D’Almeida

O candidato a deputado estadual Sileno Guedes (PSB) se reuniu com representantes da juventude para falar e ouvir propostas para o segmento. Na ocasião, temas como educação, emprego e renda, igualdade racial, igualdade de gênero, clima e sustentabilidade apareceram como áreas em que os jovens têm desempenhado ações transformadoras em suas comunidades e que precisam sair da invisibilidade, ganhando vez e voz na Assembleia Legislativa (Alepe) e em outros setores da política e da sociedade. A importância dessa discussão vem à tona no Dia Internacional da Juventude, celebrado nesta sexta-feira (12).

Durante a conversa, Sileno começou lembrando que a política esteve presente desde cedo em sua trajetória, como representante dos colegas do curso de Economia e como presidente do segmento de juventude do PSB, ainda nos anos 90. Quando Eduardo Campos foi deputado estadual, Sileno foi convidado a acolher as pautas da juventude no mandato do amigo, período em que surgiram projetos como o da gratuidade do ensino na Universidade de Pernambuco (UPE), vetado pelo Poder Executivo na época, mas concretizado anos mais tarde, já com Eduardo como governador de Pernambuco.

“As pessoas precisam perceber que muito melhor do que resolver o problema de uma pessoa é buscar soluções para os problemas coletivos através de políticas públicas. Foi isso que sempre buscamos fazer em todos esses locais por onde passamos. Muitos de vocês já têm essa postura propositiva nos trabalhos que desenvolvem em suas comunidades e podem contar comigo como uma dessas pessoas que buscarão articular essas soluções nos espaços de poder. Essa dinâmica do ouvir não está terminando hoje. Pelo contrário: ela começa e se intensifica agora e após as eleições”, declarou Sileno.

O candidato, que também foi secretário de Miguel Arraes e Eduardo Campos, lembrou ainda os três anos em que atuou como secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, já na gestão de Paulo Câmara, período em que pôde dar ainda mais contribuições com o segmento. Sileno também realçou os avanços dos governos do PSB voltados para a juventude, como os da educação pública, que saiu das últimas posições no ranking nacional para ocupar o topo.

“Muitas pessoas e talvez até vocês, que são muito jovens, não têm necessariamente a referência de como era antes, porque não viveram essa época anterior. As escolas de referência, as escolas técnicas, o Ganhe o Mundo, nada disso existia antes dos governos do PSB. Isso precisa ser dito para que todos possamos ver o quanto este estado mudou pra melhor”, completou.

A conversa contou com nomes como o secretário executivo de Juventude do Recife, Marcone Ribeiro; a ex-secretária executiva de Juventude do Recife, Camila Barros; Daniel Paixão, ativista climático e realizador do projeto Fruto de Favela; Raielly Naiara, conselheira de Juventude do Recife e integrante do projeto Coque Conecta; Vinícius Pequeno, secretário de Comunicação da Juventude do PSB e diretor da União dos Estudantes de Pernambuco – Cândido Pinto (UEP); Rafael Urbano, presidente da Associação Comunitária de Dois Unidos; e Victor Hugo, da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Olinda e Recife.

COMENTÁRIOS