Na tarde desta segunda-feira (14/04), o Simepe realizou reunião virtual com os médicos da atenção primária e da UPA do município de Gravatá – via Zoom. Representando o sindicato, estavam presentes os diretores Robson Miranda, Rodrigo Rosas, Sylvio Vasconcelos, Carlos Eduardo Cunha, José Tenório, Fernando Junior e Adilson Morato, além do advogado da Defensoria Médica (DFM), João Moreira.
Durante a reunião, os médicos relataram que constantemente as unidades de saúde municipais vêm sendo “fiscalizadas” por dois vereadores da bancada de oposição que, usam telefones celulares para filmagens sem autorização, invadem ambientes restritos de trabalho médico, constrangem profissionais de saúde e pacientes. A ação deliberada por motivações políticas expõe as questões na área de saúde da gestão municipal, no entanto, desrespeita a privacidade e gera conflitos desnecessários, interferindo na qualidade do atendimento. Além disso, os médicos reclamaram de um programa de rádio, em Gravatá, que abusa de críticas infundadas e descabidas perante à opinião pública.
Durante a reunião, o Simepe citou a postura de “auto promoção” e desrespeitosa de um vereador recifense que, em 16 de março passado, visitou a Policlínica e Maternidade Professor Barros Lima, em Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, e denunciou situações de irregularidades, mas, expôs os profissionais de saúde e interferiu na dinâmica assistencial. O fato gerou notas de repúdios do Simepe, Cremepe, audiência pública na Câmara de Vereadores do Recife e, por último, a recomendação emitida pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio das Promotorias de Saúde e de Defesa do Patrimônio Público, no último dia 08 de abril, à Câmara Municipal do Recife, com o objetivo de garantir que a atuação fiscalizatória dos parlamentares ocorra dentro dos limites legais e institucionais.
No final da reunião, os médicos aprovaram por unanimidade o envio de ofícios ao Ministério da Saúde, por conta do Programa Mais Médicos ativo Gravatá; à Prefeitura e a secretária de saúde municipal e ao MPPE, narrando as ações intempestivas dos parlamentares e do radialista; fiscalização do Cremepe na unidade de saúde; articular junto aos poderes legislativos municipal e estadual projeto de lei que normatize as fiscalizações nas unidades de saúde e, reivindicar, quando houver necessidade, do direito de resposta, em relação a matéria ofensiva divulgada em um veículo de comunicação social ou comunicação em massa.
O Simepe reafirma também seu compromisso com os médicos que trabalham na atenção primária e da UPA do município de Gravatá e permanece em luta por condições dignas de trabalho, valorizações, respeito e pelo cumprimento dos direitos da categoria.
